A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... "MICROCEFALIA: Rubéola, Zika vírus ou outras causas?". (2ª parte).
AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...
Artigo Extra.
MICROCEFALIA: Rubéola, Zika vírus ou outras causas?
2ª parte.
Algumas notícias mais recentes da IMPRENSA ESCRITA.
1ª – 06 de dezembro de 2015 - O PODER DOS MOSQUITOS E A GUERRA DECLARADA – O governador Jackson Barreto declarou guerra aos mosquitos, ou, mais especificamente, ao Aedes aegypti que se traveste sob a forma de vetores da Dengue, da Chicungunha, ou da apavorante Zica, que produz microcefalia e colapso neurológico, com um rastro de muitas mortes...
... Jackson começou a por em prática a série de providências alinhadas pelo secretário Zezinho Sobral, para combater o poderoso e insidioso mosquito, que, apesar de ínfimo, ruge e amedronta, como se fosse um monstro devastador, mais ameaçador hoje, do que quando foi detectado no Brasil, no início do século passado... (1).
2ª – 08 de dezembro de 2015 - Microcefalia – Dilma se reúne com governadores. – Brasília – A presidente Dilma Rousseff se reúne hoje (8), às 17hs, em Brasília, com os governadores de todas as unidades da federação. O assunto do encontro ainda não foi oficialmente divulgado, mas a expectativa é que ela discuta com os representantes dos estados e do Distrito Federal as ações do governo federal contra a microcefalia.
Após anunciar um plano nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika, o governo federal pretende promover uma campanha de esclarecimento às gestantes sobre os riscos e cuidados para os bebês. Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus e casos de microcefalia em crianças, que aumentaram significativamente nos últimos meses. (2).
3ª – 08 de dezembro de 2015 - MICROCEFALIA: Exército entra na guerra contra o Aedes aegypti – Cerca de 100 homens das Forças Armadas vão erradicar focos nas residências. Secretário José Sobral diz que já são 100 casos notificados e uma morte. O Exército entra na guerra contra o Aedes aegypti em Sergipe.
Ontem o Secretário de Estado da Saúde, José Macedo Sobral, reuniu-se com o Comando Militar de Sergipe para reforçar a força-tarefa ao combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus. Serão cerca de cem homens das forças armadas designados para visitar as residências com os agentes de saúde para erradicação dos focos na Grande Aracaju e no interior e, a partir de janeiro, o Estado passará a realizar o exame para detectar o Zika vírus.
Amanhã, os cem oficiais receberão treinamento para trabalhar em conjunto com os agentes de endemias. “Nessa quarta-feira, os militares designados farão uma capacitação e na quinta-feira já estarão à disposição na luta contra o inimigo comum, o Aedes aegypti”, reiterou o coronel Silva Neto, comandante do 28ª BC, ao enfatizar que o Exército em Sergipe está preparado para a batalha...
... Guillain-Barré x Zika – Os médicos também investigam a possível ligação do Zika vírus com outra doença rara, a Síndrome de Guillain-Barré, que atinge o sistema nervoso, provoca febre, dores de cabeça e nas articulações, dormência e fraqueza nos pés e nas pernas e, em casos mais graves, leva à paralisia dos membros...
... Segundo o médico geneticista Emerson Santana Santos, único geneticista do Estado de Sergipe e médico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, a maior parte dos casos de microcefalia é causada por infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, que é quando o cérebro do bebê está sendo formado.
Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus são algumas doenças que causam a microcefalia. Outros possíveis causadores são abuso de álcool e drogas ilícitas na gestação e síndromes genéticas como a Síndrome de Down.
... Começamos a investigar e descobrimos através de relatos das mães que no início da gestação a maioria delas pegou uma virose com quadro de dores no corpo e manchas vermelhas que coçavam. Não sabia inicialmente se isso era considerado caso de Zika vírus... (3).
4ª – 15 de dezembro de 2015 - Vacina Contra a Dengue – Soa como um alento a notícia de que o Instituo Butantã, de São Paulo, sem dúvida, um dos mais famosos laboratórios do país, está iniciando a terceira etapa de testes de uma vacina contra a dengue. Nesta etapa, a vacina será testada em 17 mil voluntários de treze cidades, em doze Estados das cinco regiões brasileiras.
... O Butantã e o governo de São Paulo estimam que a vacina possa ser disponibilizada até o ano de 2017. A vacina mostrou capacidade nas duas primeiras fases de testes, de combater os quatro tipos de vírus da dengue, mas não tem eficácia contra o vírus causador da febre chicungunha e o vírus Zika, também transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti.
... Esta é a última etapa necessária para que o Instituto protocole o pedido de registro da vacina à ANVISA, que avaliará a qualidade, segurança e eficácia. Diferentemente da vacina contra a dengue aprovada no México a semana passada, desenvolvida pelo laboratório Sanofi Pasteur, a que está sendo feita pelo Instituto Butantã é aplicada em dose única – a mexicana precisa ser aplicada em 3 doses com intervalos de seis meses. (4).
Notícia completamente aleatória – 15 de dezembro de 2015 - Esvaziada – A reunião convocada pelo presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, para o último sábado, em Aracaju, foi esvaziada. O auditório do Sindicato dos Bancários ficou grande para a quantidade pequena de presentes. Na pauta da reunião, a situação política e econômica atual do País e os protestos contra o impeachment, que ocorrerão amanhã, dia 16. Observação completamente aleatória do escriba – Este elemento citado aí em cima, é o famigerado Dr. Carvalho Santos, um petista, um abutre, um pisoteador de cadáveres, um foragido da Justiça. É preciso repetir: “Falta alguém na PAPUDA”. (5).
5ª – 15 de dezembro de 2015 - Nordeste registra mais de 400 casos de microcefalia – Ministério da Saúde pede que mulheres façam consultas antes de engravidar. Rio de Janeiro – De acordo com o Ministério da Saúde foram registrados mais de 400 casos de microcefalia em recém-nascidos de sete estados do Nordeste...
... Foi confirmada a presença do vírus Zika no líquido amniótico de duas gestantes na Paraíba cujos bebês são microcefálicos, o que aponta uma potencial correlação entre as duas doenças naquela região do Brasil.
Segundo Alberto Chebabo, infectologista e integrante do corpo clínico do Laboratório Bronstein Medicina Diagnóstica, existe a possibilidade de que as mães com infecção aguda de vírus Zika tenham passado a doença para o feto.
... Não existe qualquer publicação médica que aponte esta correlação, apesar de terem ocorrido surtos em outras regiões do mundo. Há a necessidade de mais estudos para avaliar a correlação, diz o especialista.
O governo agora está sugerindo que as mulheres do Nordeste que planejam engravidar conversem com a família e com os médicos sobre os riscos.
Além das infecções virais, o problema pode ser causado por rubéola e toxoplasmose, alterações genéticas, consumo de álcool e de drogas pela mãe...
... O infectologista explica que o vírus Zika é transmitido pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. “é uma doença parecida com a dengue, inclusive nos sinais e nos sintomas”, revela. Inicialmente, os casos assemelham-se a uma gripe.
... O vírus Zika foi identificado pela primeira vez em 1947 em macacos Rhesus, em Uganda. É um arbovírus (vírus essencialmente transmitidos por artrópodes, como os mosquitos) que tem o nome relacionado a uma floresta local. (6).
6ª – 15 de dezembro de 2015. Microcefalia: Governo recomenda leite materno – Brasília (AE) – O ministério da Saúde recomenda que bebês com microcefalia sejam alimentados com leite materno até os dois anos ou mais. “Embora boatos tenham surgido, não há nada que indique que o aleitamento materno seja prejudicial. Não há nenhum motivo para mudar a conduta de recomendação do aleitamento materno”, disse o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.
... Beltrame afirmou que o plano pretende reforçar as visitas domiciliares feitas pelos agentes comunitários e agentes de endemias. O objetivo é facilitar a oferta de contraceptivos e orientação de mulheres em idade fértil que queiram engravidar. (7).
Observações do escriba:
1ª – A imprensa de um modo em geral tem falado muito sobre a tal da microcefalia e sobre o tal do Zica vírus.
2ª – Até o momento, as informações divulgadas parecem muito contraditórias no que diz respeito sobre a causa de microcefalia. Pessoalmente, custa-me a acreditar que o vírus Zica seja teratogênico. A não ser que surjam provas evidentes em contrário.
3ª – No entanto, sobre o vírus causador da rubéola, desde longas datas nós temos conhecimento de que provocam deformações nos fetos, tanto que a vacina contra a rubéola existe desde o final da década de 60 ou início da década de 70 do século passado.
4ª – Muitos outros fatores podem causar a famigerada microcefalia.
5ª – Muitos medicamentos aparentemente “milagrosos” também podem causar deformidades nos fetos, a exemplo da terrível TALIDOMIDA, que já foi objeto de comentários em alguns de nossos artigos.
6ª – Iremos nos aprofundar no assunto nos meus livros de medicina, para tentar passar para os leitores informações mais consistentes.
A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.
Aracaju, quarta-feira, 16 de dezembro de 2015.
Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.
Fontes: (1) – JORNAL DO DIA (de Aracaju), 06 de dezembro de 2015, página 08, por Luiz Eduardo Costa. (2) – Jornal da Cidade (de Aracaju), 08 de dezembro de 2015, página 05, caderno A. (3) – Jornal da Cidade (de Aracaju), 08 de dezembro de 2015, página 01, caderno B, por Andréa Vaz, DA EQUIPE JC. (4) – Jornal da Cidade (de Aracaju), 15 de dezembro de 2015, página 02, caderno A, Editorial (transcrição parcial). (5) – Jornal da Cidade (de Aracaju), 15 de dezembro de 2015, página 02, caderno A, Coluna Periscópio. (6) – Jornal da Cidade (de Aracaju), 15 de dezembro de 2015, página 07, caderno A. (7) – Jornal da Cidade (de Aracaju), 15 de dezembro de 2015, página 07, caderno A.