A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... "A IMUNOTERAPIA é premiada como o maior "Avanço Científico do Ano" em 2013, pela revista SCIENCE". (final).

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...

Artigo Extra.

A centenária e prestigiada revista americana SCIENCE homenageia a IMUNOTERAPIA.

4ª parte

IMUNOTERAPIA.

CIÊNCIA – A Vitória da Persistência.

Depois de décadas de descrédito, a IMUNOTERAPIA contra o CÂNCER se impõe e é o Avanço do Ano da revista SCIENCE.

A revista americana SCIENCE, a mais prestigiada publicação CIENTÍFICA do mundo, surpreendeu a comunidade de pesquisadores ao dar o prêmio de Avanço do Ano à IMUNOTERAPIA contra o CÂNCER.

Há mais de cinquenta anos surgiu como uma solução mágica a ideia de curar o CÂNCER pela estimulação do SISTEMA IMUNOLÓGICO dos doentes. Gradativamente, porém, essa frente de luta ficou em segundo plano, por falta de resultados satisfatórios. Cada descoberta teórica, cada novo estimulante do SISTEMA IMUNOLÓGICO sintetizado, produzia enorme esperança, que logo era frustrada pela realidade da prática médica.

Foi assim com a VACINA ANTICÂNCER produzida nos anos 80, a VACINA da tuberculose, adaptada por uma série de médicos para se tornar também ANTICÂNCER. A TERAPIA é um fracasso na grande maioria dos casos. Mais tarde o mesmo padrão de euforia seguido de decepção se deu com o INTERFERON sintético, que se mostrou capaz de melhorar a resposta IMUNOLÓGICA dos pacientes, mas só fez o tumor regredir em poucos casos. Nunca totalmente abandonada, a IMUNOTERAPIA teimava em não ser alternativa à altura para a radioterapia e a quimioterapia.

Os editores da revista justificaram a escolha da IMUNOTERAPIA exatamente pelos extraordinários resultados práticos de tratamento de TUMORES MALIGNOS pela estimulação do SISTEMA IMUNOLÓGICO.

“O que era apenas um conjunto de relatos esparsos foi se encorpando e tomando a forma de evidência científica”, escreveu a SCIENCE sobre a cena CIENTÍFICA em 2013, ano em que ficou célebre o caso da americana Emily “Emma” Whitehead, que em maio comemorou doze meses de remissão de uma LEUCEMIA tratada por IMUNOTERAPIA.

Desde a aprovação do primeiro tratamento IMUNOTERÁPICO, em 1997, nada de animador acontecera. Tudo mudou com o aumento do conhecimento. Descobriu-se que certos componentes do SISTEMA IMUNOLÓGICO, paradoxalmente, precisam ser inibidos.

É o caso da CTLA-4, substância que impede o SISTEMA IMUNOLÓGICO de trabalhar sempre com carga máxima. Os melhores resultados vieram de TERAPIAS em que essa substância foi inibida, permitindo assim que o corpo se mantivesse em guerra total e permanente contra os tumores.

Avalia o ONCOLOGISTA Bernardo Garicochea, do Hospital Sírio-Libanês: “Espero que a IMUNOTERAPIA ganhe mais espaço e substitua progressivamente outras formas de tratamento mais tóxicas e invasivas”.

Não menos importantes. Os nove avanços CIENTÍFICOS que competiram com o das IMUNOTERAPIAS contra o CÂNCER pelo posto de “inovação do ano”, em seleção feita pela prestigiosa revista americana SCIENCE.

1º - O AVANÇO... MICROCIRURGIA GENÉTICA – O estudo de como uma proteína, a Cas9, é capaz de alterar pedaços do DNA de qualquer ser vivo.

... E O QUE MUDA COM ELE – Testes realizados em ratos e células humanas mostram que a Cas9 pode modificar o DNA para combater doenças genéticas.

2º - O AVANÇO... O CÉREBRO TRANSLÚCIDO – Bioengenheiros substituíram gorduras de 4 milímetros de diâmetro do cérebro de um rato morto por um gel sintético, o que deixou transparente o tecido cerebral.

... E O QUE MUDA COM ELE – Médicos visualizam melhor as estruturas do cérebro e, assim, podem entender o que causa doenças mentais.

3º - O AVANÇO... CRISTAIS ENERGÉTICOS – A descoberta de que perovskitas, cristais raríssimos na natureza, convertem 15% da energia solar absorvida em eletricidade.

... E O QUE MUDA COM ELE – Apesar de serem raros, esses cristais são facilmente obtidos em laboratório e podem ser associados a painéis solares para aumentar a eficiência energética em 50%.

4º - O AVANÇO... CLONES HUMANOS – Cientistas clonaram embriões humanos e criaram células-tronco a partir deles.

... E O QUE MUDA COM ELE – É a primeira vez que células-tronco são geradas dessa forma – elas serão usadas no estudo de diversas doenças.

5º - O AVANÇO... VACINAS APRIMORADAS – Identificou-se que a configuração da estrutura molecular dos anticorpos pode ser utilizada para a criação de VACINAS mais potentes contra vírus causadores de infecções respiratórias.

... E O QUE MUDA COM ELE – A VACINA deve ser testada em 2015 e, se aprovada, o pioneiro uso da estrutura molecular de anticorpos para esse fim poderá ser replicado na fabricação de outras VACINAS.

6º - O AVANÇO... RESQUÍCIOS DO PASSADO DO COSMO – Uma equipe de astrofísicos provou que parte dos raios cósmicos que atingem a terra tem origem em supernovas estrelas que explodiram há dezenas de milhares de anos.

... E O QUE MUDA COM ELE – A análise desses raios ajuda a entender o que aconteceu no universo em seus primórdios.

7º - O AVANÇO... O MINICÉREBRO – Austríacos recriaram o tecido cerebral, mas o resultado ainda é um pedaço do tamanho de uma semente de maçã.

... E O QUE MUDA COM ELE – O minicérebro serve de objeto de estudo para biólogos e médicos.

8º - O AVANÇO... SONO PURIFICANTE – Provou-se que a eficiência de vias por onde correm fluidos cerebrais, responsáveis por eliminar proteínas maléficas ao órgão, aumenta em 60% durante o sono.

... E O QUE MUDA COM ELE – O resultado sugere que a falta de sono pode estar relacionada ao desenvolvimento de doenças neurológicas, como Alzheimer.

9º - O AVANÇO... MICRÓBIOS RUINS, SAÚDE RUIM – Uma série de estudos sobre o papel dos micróbios em nossa saúde – em um deles, descobriu-se uma combinação de micróbios associada a uma grave síndrome que causa desnutrição.

... E O QUE MUDA COM ELE – A comunidade científica passou a considerar a ação desses micro-organismos em pesquisas médicas.

10º - O AVANÇO... IMUNOTERAPIA – CÉLULAS do SISTEMA IMUNOLÓGICO do PRÓPRIO PACIENTE portador de CÂNCER, são modificadas e reutilizadas para a cura da doença.

... E O QUE MUDA COM ELE – Irá substituir progressivamente outras formas de tratamento mais tóxicas e invasivas, como, por exemplo, a quimioterapia tradicional.

Observações do escriba:

1ª - Baseado nas informações da revista SCIENCE, entre os 10 Avanços Científicos do Ano de 2013, oito estão relacionados a assuntos sobre Medicina e Saúde, a saber:

1º - Combater doenças genéticas.

2º - Descobrir as causas das doenças mentais.

4º - Estudo de diversas doenças.

5º - Fabricação de outras VACINAS.

7º - Estudo do cérebro.

8º - Estudo de doenças neurológicas.

9º - Uso de micróbios em pesquisas médicas.

10º - Tratamento do CÂNCER – IMUNOTERAPIA.

2ª observação – Segundo a revista “VEJA”, (1º de janeiro de 2014), “Há mais de cinquenta anos a IMUNOTERAPIA surgiu como uma solução mágica, com o objetivo de curar o CÂNCER, através da ESTIMULAÇÃO do SISTEMA IMUNOLÓGICO dos doentes.

3ª – Pelos nossos cálculos algébricos e matemáticos, 2013 – 50 = 1963. Por conseguinte, certos cientistas já estudavam a IMUNOTERAPIA na década de 60 do século passado (século XX). Mas, será que tal informação é procedente? Será? Pois saibam os leitores, que a informação está absolutamente correta. Isto nós veremos mais adiante em outros artigos.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Ou a qualquer momento. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, domingo, 13 de dezembro de 2015.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fonte: Revista “VEJA”, 1º de janeiro de 2014, páginas 62 e 63. A reportagem é de autoria de RAQUEL BEER. A temática é CIÊNCIA.