A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... "DICIONÁRIO de Medicina confirma: Realmente existe a IMUNOTERAPIA". (Os Beija-Flores).

IMUNOTERAPIA.

Se um DICIONÁRIO “comum” fala da IMUNOTERAPIA é de se imaginar que a maioria dos DICIONÁRIOS dedicados à classe médica fale sobre a “famosa” IMUNOTERAPIA. Consultei o meu DICIONÁRIO Médico que estava mais próximo e constatei o seguinte:

01 – IMUNE – 1. Protegido contra agressões; protegido contra uma doença por IMUNIDADE inata ou adquirida. 2. Pertencente ou propiciador de IMUNIDADE.

02 – IMUNIDADE – A condição de um organismo vivo pela qual ele resiste e supera infecções ou doenças; capacidade de combater e vencer agressões infecciosas.

03 – IMUNIDADE adquirida – Aumento da resistência de um indivíduo à doença, resultante de experiência adquirida naturalmente ou induzida artificialmente. Pode ser ativa ou passiva.

04 – IMUNIDADE ativa – IMUNIDADE possuída por um organismo como consequência de doença ou infecção passada despercebida ou aquela provocada por IMUNIZAÇÃO com bactérias ou seus produtos ou com outros antígenos.

05 – IMUNIDADE atréptica – IMUNIDADE resultante da incapacidade de um organismo infectante encontrar as condições necessárias para produzir a infecção.

06 – IMUNIDADE inespecífica – Resistência não atribuível a anticorpos específicos e incluindo fatores genéticos (IMUNIDADE inata), etários, sexuais ou hormônicos.

07 – IMUNIDADE local – IMUNIDADE restrita a uma dada área ou tecido do corpo.

08 – IMUNIDADE natural – Resistência inerente aos atributos genéticos, anatômicos e fisiológicos atribuídos ao hospedeiro, que contrasta com aquela mediada pela ação de anticorpos específicos ou da IMUNIDADE CELULAR específica.

09 – IMUNIDADE passiva – 1. IMUNIDADE conferida pela injeção parenteral de anticorpos preparados em animais inferiores ou em outros seres humanos. 2. IMUNIDADE adquirida pela criança no interior do útero por meio de transferência placentária de anticorpos maternos.

10 – IMUNIZAÇÃO – O ato ou processo de tornar IMUNE.

11 – IMUNO – Radical designativo de IMUNE, IMUNIDADE.

12 – IMUNOBLASTO – CÉLULA imatura da série plasmocitária, que sintetiza ativamente anticorpos.

13 – IMUNO-CORPO – Anticorpo.

14 – IMUNOGÊNICO – Produtor de IMUNIDADE.

15 – IMUNO-HEMATOLOGIA – Ramo da IMUNOLOGIA e da HEMATOLOGIA que estuda os aspectos IMUNOLÓGICOS do sangue, em condições de normalidade ou de doença; inclui estudos de sistemas antígeno-anticorpo dos elementos figurados do sangue, das anemias hemolíticas e de outros fenômenos AUTO-IMUNES.

16 – IMUNOLOGIA – A ciência que investiga os mecanismos específicos, incluindo reações antígeno-anticorpo, pelos quais os tecidos vivos reagem a material biológico estranho, podendo produzir aumento de resistência ou IMUNIDADE, ou, como na alergia, acarretar uma reatividade aumentada e exagerada que pode ser lesiva ao hospedeiro.

17 – IMUNOLÒGICO – De ou pertencente à IMUNOLOGIA.

18 – IMUNOLOGISTA – Especialista em IMUNOLOGIA.

19 – IMUNOPATOLOGIA – Doenças e outras alterações causadas por reações IMUNOLÒGICAS no hospedeiro.

19 – IMUNOQUÍMICA – O ramo da ciência que trata das alterações e fenômenos químicos da IMUNIDADE, especificamente, a química de antígenos e anticorpos e suas reações.

20 – IMUNOSSUPRESSÃO – A supressão da resposta IMUNITÀRIA mediante qualquer agente IMUNOSSUPRESSOR.

21 – IMUNOSSUPRESSOR – Um agente, tal como substâncias químicas, drogas, ou raios-X, empregado para eliminar ou reduzir reações IMUNOLÓGICAS, como no tratamento de doenças AUTO-IMUNES ou com a finalidade de propiciar a aceitação de transplantes de tecidos estranhos ao hospedeiro.

20 – IMUNOTERAPIA – 1. Soroterapia. 2. Terapia pelo emprego de IMUNOSSUPRESSORES.

21 – IMUNOTRANSFUSÃO – Transfusão com sangue ou plasma de um doador previamente tornado IMUNE a uma infecção específica.

Observações do escriba: 1ª - Realmente o vocábulo IMUNOTERAPIA também consta no DICIONÁRIO médico, o que já era esperado. 2ª – Neste DICIONÁRIO surgem novos vocábulos que não constam no DICONÁRIO “comum”, afinal é um dicionário especializado em expressões médicas. 3ª – A “novela” da IMUNOTERAPIA ainda não terminou. É o que veremos nos próximos artigos.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, sexta-feira, 11 de dezembro de 2015.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fonte: (1) - DICIONÀRIO Médico BLAKISTON – Segunda Edição – Organização Andrei Editora Ltda. 1987 – Páginas 557 e 558 (1.170 páginas). A 1ª Edição Brasileira é de 1970. Este livro apresenta a versão em português da edição original em inglês da obra “Blakiston’s Pocket Medical Dictionary” – Terceira Edição – Editada pela McGraw-Hill Book Company – New York.