Série: Saúde é natureza (2)
Glutamato monossódico (GMS) (realcador de sabor) é o tema de hoje.
Muitas pessoas comem um hamburger e uma batata frita de uma marca que nem precisa citar, todos sabem... um dia estava conversando com uma pessoa sobre esse "produto alimentício" e ela me disse:
"Nossa eu sou viciada, nem acho tão gostoso, mas quando eu vejo a propaganda eu tenho que ir lá comer, não sei explicar, mas sinto necessecidade de comer sempre".
E essa fala me intrigou, pois eu pensei: Que diacho eles colocam nesse lanche que vicia e vicia mesmo...a pessoa fica "alegre" quando come, e super com montade de comer sempre.
Então, eu fui pesquisar e encontrei: GLUTAMATO MONOSSÓDICO (ACHEI OCÊ). Ele é um realcador de sabor (toxina) presentes nos "produtos" industrializados (nesse produto de fastfood) e que causa essa vontade louca de comer "porcariadas".
O glutamato monossódico tem o poder de deixar uma pessoa VICIADA agindo no cérebro como uma droga e fiquem sabendo: ele é um veneno e está presente em diversos "produtos alimentícios", uma tóxina viciante.
Glutamato monossódico está contido em:
-Molhos e condimentos prontos, enlatados ou instantâneos;
-Alimentos em conserva;
-Salgadinhos industrializados;
-Comida congelada;
-Ketchup;
-Realçadores de sabor;
-Comidas pontas diet;
-Sopas em pó ou enlatadas;
-Caldos para carnes, aves e peixes;
-Carnes e linguiças curadas e defumadas;
-Temperos e especiarias prontos e industrializados;
-Proteína vegetal hidrolisada.
- E no famoso "Lanchinho"
Os médicos relatam que crianças que ingerem demasiadamente esse lanche e demais produtos que contém a toxina, apresentam um quadro de dificuldades de aprendizagem e concentração, ou seja, tem a cognição comprometida e ainda, quem é ansioso fica mais ansioso, dá enxaquecas, além de deixar seu organimo intoxicado. Muitas pessoas convivem com esses sintomas e NÃO os associam com a presença do glutamato monossódico na alimentação.
O glutamato monossódico vicia as papilas gustativas, presentes na lingua fazendo com que os alimentos saudáveis tenham seu sabor apetitoso diminuido ou até abolido e dessa forma, as pessoas perdem o prazer em comer verduras, frutas, legumes e ficam viciada nesses "produtos alimentícios" que contém essa tóxina.
Seus efeitos no organismo humano incluem: enxaquecas, batimentos cardíacos acelerados,formigamento no rosto e pescoço, asma, palpitações, sudorese, contribui para o desecadeamento ou agravamento da doença de Alzheimer, TDHA – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, doença de Parkinson e claro, com o passar dos anos, seu consumo pode ter também relação com a obesidade e problemas oculares.
Fica o alerta!
Ter saúde é ter atutide para mudar!
Fonte:
http://www.salusnutricao.com.br/atencao-ao-glutamato-monossodico-dica-8/
http://vidasim.com.br/saude/glutamato-monossodico-o-sabor-que-mata/
https://www.youtube.com/watch?v=jekzKXSGPgg