Mais Saúde em Sua Vida

Antoni BigCuore*

Data: SP. 12.11.2015, 5ª feira, às 11,06 horas.

------------------------------------------------------------------------------

“A maior doença é a ignorância de nós mesmos. O autoconhecimento é a cura definitiva”. (1 )

-------------------------------------------------------------------------------

Muitos e muitos anos antes de Cristo, a medicina chinesa, bem como a Oriental, de modo geral, sempre se preocupou e preocupa com a relação, Corpo, Mente e Espírito.

O Dr. Sang Lee escreveu um livro, cujo título é “Libertando-se das Doenças” publicado pelo departamento de saúde da IASD, Centro de Treinamento em Cotia, na grande São Paulo.

Diz ele a certa altura: “O sistema nervoso, bem como o corpo como um todo, está continuamente produzindo e liberando, para a circulação sanguínea, inúmeros tipos de substâncias protéicas, hormônios e enzimas. Dia e noite esse processo tem seu curso enquanto dure a vida. Não podemos controlar a formação dessas substâncias, mas sim aumentar ou diminuir, acelerar ou frear esses processos, dependendo da atitude mental.

“Cada dia surgem maneiras, as mais diversas, para tentar influir sobre o corpo através da mente. Este objetivo, por exemplo da meditação, hipnose, e outras práticas que procuram atingir o corpo através da mente humana.

“O que acontece no organismo humano para que essa relação entre corpo e mente funcione?

“Cada CÉLULA é formada por uma estrutura completa, com suas várias atividades funcionando sob o controle do seu “cérebro” – o NÚCLEO. A célula realiza as funções para as quais foi programada, desde que receba os produtos corretos de que necessita: proteínas, carboidratos, oxigênio, água. Também devem ser afastados dela os elementos tóxicos. Sempre que isso não funciona perfeitamente, o núcleo das células, formado em última instância pelos GENS, reconhece a anormalidade e procura fazer esse fato chegar ao conhecimento do SISTEMA NERVOSO.

Quando o sistema nervoso reconhece o problema, vem à consciência que algo anda mal.

“Voce participa de uma festa de casamento até tarde da noite. À medida que o tempo passa, vai comendo mais e mais o que lhe é oferecido.

Quando chega em casa sente que nem tudo está bem. Uma vaga sensação de desconforto e incômodo localizado no abdômen vai crescendo...O que é isso? Essa festa não atendeu às reais necessidades das células. Nem a qualidade, nem a qualidade e tampouco o horário da alimentação correspondem aos interesses de cada célula. OS GENS PROTESTAM. O sistema nervoso recebe a mensagem e gera-se em você uma tensão”.

“A mensagem dos GENS é clara: “o que você fez? Se o erro for reconhecido, vem a segunda pergunta: “por quê agiu dessa forma?”. Assim, de maneira permanente, o corpo dialoga com a mente exigindo explicação e propondo solução. Agora é a vez da mente agir sobre o corpo. Você tornou-se consciente do problema de suas células digestivas.

Não se sente bem. Quer dormir e descansar, mas não pode. O enjôo aumenta, a dor multiplica-se. “Que será isso? Algo grave?”. O coração bate irregular e você recorda o seu tio que começou assim também... Você se sente ameaçado e o sistema nervoso passa a liberar mais adrenalina. O coração acelera mais. Você sua frio, pés e mãos estão gelados.”(2).

-------------------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIO DE A. BIGUORE: na verdade, as células têm memória. Por exemplo, neste momento em que seu coração bate, as células do pulmão sabem exatamente o que está acontecendo com as células do coração e vice versa.

A influência do mental sobre o físico é uma REALIDADE INDISCUTÍVEL. O que são as chamadas doenças psicosomáticas?. Nada mais são do que as influências deletérias dos pensamentos, emoções e sentimentos negativos, influindo no corpo físico!. É o fator emocional desequilibrando o físico.

O que se nota no exemplo acima, que o Dr.Lee relata, é o que eu chamo na minha tese da HOMEOSTASE DA PERSONALIDADE, que nesse caso houve uma “quebra” da homeostase do organismo, ou seja, foi quebrado o equilíbrio neurocelular e metabólico. (vide meus artigos publicados no Recanto das Letras e Blog Bem Viver, cujos títulos são: EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE, PERSONALIDADE HOMEOSTÁTICA E SAÚDE INTEGRAL.)

Os elementos tóxicos que o Dr.Lee menciona acima, nada mais são do que os chamados “Radicais Livres”, o chamado “lixo orgânico” que provocam o estresse oxidativo das células. Excesso de gordura saturada, poluição, cigarro, álcool, são os principais elementos que provocam o estresse oxidativo.

Portanto, para se ter saúde integral, é imperativo que a pessoa tenha um ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL e fazer regularmente exercícios físicos em parques com ar puro (aqui em São Paulo, Parque do Ibirapuera, Horto Florestal etc.) e, no meu ponto de vista, o fator mais importante de tudo é a ESPIRITUALIDADE!!!. É a tese que defendo do Equilíbrio Homeostático da Personalidade, que não é um simples equilíbrio, mas o EQUILÍBRIO TOTAL DA PERSONALIDADE!.

-------------------------------------------------------------------------------

Fonte: texto citado no Livro Clipping, denominado, “O Poder da Auto Cura”, páginas 51 a 53. Editora Martin Claret, São Paulo,Capital.

-------------------------------------------------------------------------------

(*)Antoni BigCuore é Escritor, nutrólogo e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo. Conheça seus textos no Recanto das Letras: (link) – WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

-------------------------------------------------------------------------------