CAMPANHA NOVEMBRO AZUL, DO CANCER DA                               PRÓSTATA (VALE A PENA LER)
      O mês de outubro foi marcado pela campanha contra o câncer da mama, nas mulheres e homens também. Pois o câncer da mama não dá somente em mulheres.
     Agora é o novembro azul, na qual é a campanha para os homens, contra o câncer de próstata
     Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. E destes, 1 em cada 34 irá falecer da doença. A estimativa é de que, em 2015, cerca de 68 mil novos casos sejam diagnosticados, isto é, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. Em 2011, para ter uma ideia, houve óbito a cada 40 minutos, por câncer de próstata.
     A próstata segundo Dr Fenando Tardelli, dando uma aula sobre o assunto, é que a mesma, é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e de tamanho de uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função juntamente com as vesículas seminais é proteger o esperma.
     A próstata normalmente começa a crescer de tamanho a partir dos 40 anos. E o câncer de próstata acontece quando as células deste órgão, começam a se multiplicar de forma desordenada, isto é, uma mutação de células da próstata, sendo este, o câncer mais comum em homens.
     A Sociedade de Urologia recomenda o homem a partir dos 50 anos, procurar um urologista, para iniciar a prevenção da doença. Não deve ficar esperando sintomas, pois estes só aparecem quando o câncer estiver avançado.
     O exame de sangue PSA somente não dá para mostrar o câncer na próstata e, é necessário o toque retal, considerado tabu por muitos homens, mas ele não fere a masculinidade do homem, é indolor...
     Os sintomas do câncer de próstata, é quando o paciente pode sentir dificuldade de urinar e levantar várias vezes a noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal. Isto pode ocorrer mesmo em tumor benigno que pode ocorrer após os 40 anos.
     Nos estágios iniciais da doença, (tumores localizados e localmente avançados) a cirurgia, Radioterapia, quimioterapia, ou até observação monitorada podem ser realizadas. A cirurgia pode ser feita de três modos: aberta, via laparoscópica ou por robótica, sendo as duas últimas abordagens, com incisões menores na pele.
     Mas não é só em novembro como o ano inteiro, o homem deve fazer uma consulta pelo menos uma vez por ano.


 
 
 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 02/11/2015
Reeditado em 21/11/2015
Código do texto: T5435174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.