TEM PRODUTOR COMERCIALIZANDO LEITE SEM CUIDADOS DE HIGIENE!
A comercialização do leite in Natura é proibida por lei devido aos riscos que o produto oferece a pessoa que consome (sem pasteurização) corre sérios riscos de contrair graves doenças como Brucelose, Tuberculose, Listeriose, Gastroenterites, Toxoplasmose e Verminoses. O processo de pasteurização serve para eliminar as fontes patogênicas presente no leite. Então o ideal e o que é exigido por lei é que seja pasteurizado, já que a pasteurização mantém as características do leite.
Leite e seus derivados fornecem uma gama de benefícios nutricionais. Porém o leite cru pode aninhar microrganismos perigosos, representando sérios riscos à saúde para o consumidor.
O leite cru é o leite tirado das vacas, não pasteurizado, pode carregar (segundo pesquisas), bactérias perigosas como a Salmonella, E. Coli, e a Listeria, responsáveis por causar numerosas doenças veiculadas por alimentos. Tem gente comercializando leite sem cuidados de higiene. Tais como: leite que pega respingo de urina quando a vaca o pega de surpresa e solta um jato e o produtor fica com dó de descartar o produto, então manda a bomba para o consumidor. Leite com água, vaca sem controle e acompanhamento veterinário, enfim.
Sou consumidor e gosto de leite in Natura, mas estou aborrecido por ter que por algumas vezes ficar sem o leite no café da manhã por estar suspeito, mal cheiroso e escuro como se tivesse caído coliformes fecais no balde ( além de perder o dinheiro).
Sem leite não vou ficar, entretanto se continuar esse festival de abuso e desrespeito, vou investigar e denunciar aos órgãos do município: Vigilância Sanitária, Ministério Público (MP), PROCON/MT, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Centro Virtual de Controle da Qualidade do Leite (Cequali) e A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Para definir se será proibido ou regularizado a venda do leite impróprio, ou seja fiscalizar rigorosamente a comercialização do Leite cru.
*Elias Alves Aranha – DRT/MT 001016