A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... "Sabe porque eu bebo e fumo? Teoricamente a bebida e o cigarro mata aos poucos, e, como não tenho pressa de morrer, está mais de bom". (Sérgio, O Cancioneiro).

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos...

11º Artigo Extra (XI)

A LIBERDADE de fumar...

54ª parte

Não sei como começou a história da televisão em suas cidades e Estados. Aqui em Aracaju a Rede Globo de Televisão chegou em 1970, fundada por um pequeno grupo de bem sucedidos empresários. E assim foi fundada a TV Sergipe (canal 4), até hoje ainda afiliada à poderosa Rede Globo. Ainda em 1970, ou no início de 1971, a TV Sergipe foi repassada para o grupo econômico e político mais poderoso do Estado de Sergipe, que é a família Franco. E, passados 45 ou 44 anos, é a família Franco quem ainda administra a principal emissora de televisão. A outra principal emissora concorrente, a TV Atalaia (canal 8), atualmente afiliada à Rede Record, também pertence a uma pessoa da família Franco, no caso o Sr. Walter Franco, que vem a ser irmão de Albano Franco, proprietário da TV Sergipe (canal 4).

Pois bem. Com o advento das duas principais emissoras de televisão, começa a decadência dos cinemas em Aracaju, progressivamente. Um por um começam a encerrar suas portas para a sétima arte. No lugar dos cinemas surgem lojas comerciais, estacionamentos para os idiotas dos carros e até templos “religiosos” da Igreja Universal do Reino de Deus, repletos de fiéis, de dízimos, de obreiros bem pagos e de falsos profetas.

À exceção da telenovela “O Bem Amado”, conforme já mencionei, praticamente só comecei a assistir televisão a partir de 1978. Afinal, durante o nosso curso de medicina (de 1972 a 1977), o nosso tempo era dedicado quase que integralmente aos estudos. As telenovelas passam a substituir os filmes. E os filmes passaram a serem transmitidos pelas emissoras de televisão.

Todavia os cinemas ressurgem “misteriosamente”, através de um novo tipo de empreendimento: Os Shoppings. É o que veremos logo a seguir.

RioMar Shopping (Aracaju).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

- RioMar Shopping (Aracaju).

- Localização – Avenida Luiz Lua Gonzaga, 400 – Bairro Coroa do Meio, Aracaju, Sergipe, Brasil.

- Inauguração – 08 de maio de 1989 (26 anos).

- Slogan – O Shopping da Família Sergipana.

- Proprietário – Grupo JCPM.

- Administração – Grupo JCPM.

- Número de Lojas – 157.

- Área – 94.020,00 metros quadrados.

- Área construída – 51.343,31 metros quadrados.

- Área locável – 39.822,00 metros quadrados.

- Estacionamento – 1.355 vagas.

- Andares – 02 (dois).

- Salas de Cinema – 05 (cinco). – Cinemark (Digital e 3 D.

- Página Oficial – http://www.riomararacaju.com.br

O RioMar Shopping é o mais antigo shopping center de Aracaju, capital do estado brasileiro de Sergipe. Administrado pelo Grupo João Carlos Paes Mendonça/JCPM, o RioMar foi inaugurado em 1989 e atualmente possui 157 lojas, sendo 8 âncoras e 7 mega lojas, 5 salas de cinema da rede Cinemark e 1.386 vagas de estacionamento.

As lojas âncoras são: GBarbosa, Jurandir Pires, Le Biscuit, Leader, Marisa, Insinuante, C&A e Renner. As mega lojas são: Casas Bahia, Centauro, Saraiva, Luigi Bertolli, Polishop, PB Kids e Planeta Bebê.

Marcas como Brooksfield, VR Menswear, Iódice, Les Lis Blanc, Animale, Farm, Osklen, BobStore, Richards, Calvin Klein Jeans e Lacoste estão entre as principais lojas do shopping.

Atualmente, o RioMar Shopping dispõe de uma praça central no primeiro piso, com mais de 450 m² de área e possui um Game Station para lazer e diversão de todos.

Ao lado do RioMar, está localizado o Quality Hotel, um dos principais hotéis de Aracaju. Localizado próximo à Avenida Beira Mar.

Datas Importantes.

Em 29 de outubro de 2010, o shopping passa a contar com uma sala 3D, sendo esta a sala 5, sendo a primeira sala de cinema 3D do estado de Sergipe. O Cinemark RioMar Aracaju, possui todas as suas 5 salas com projeção Digital.

Em 29 de novembro de 2010, a loja Casas Bahia inaugura sua primeira filial em Sergipe, sendo localizada no primeiro piso do shopping.

Revitalização do Shopping.

Em 2007, o centro de compras deu início a um processo de revitalização que inclui novo sistema de ar-condicionado, ampliação do estacionamento, reforma do hall, recuperação dos acessos e mudança na fachada.

1ª Expansão – 2008.

Em 27 de Janeiro de 2008, o RioMar iniciou suas obras de expansão, concluídas em setembro deste mesmo ano, contando agora com 33 mil m2 de ABL (área bruta locável), 05 âncoras, 4 megalojas e 111 lojas satélites operando.

2ª Expansão – 2011.

Em 31 de Maio de 2011, o Shopping Riomar inaugurou mais uma etapa de sua expansão no 2° andar. A expansão possui 6.500,00 m2, abrigando mais 2 lojas âncoras, 1 mega loja e 14 lojas satélites. Entre as novas lojas estão: Renner, Saraiva MegaStore, Carmem Steffens, My Place, Skyller, Calvin Klein Jeans, Animale, Farm, Luigi Bertolli, Água de Coco e Cantão.

3ª Expansão.

Foi anunciado, pela primeira vez, no dia 16 de novembro de 2011, mais um investimento no shopping. “Vamos elaborar o projeto, submeter às autoridades e, se Deus quiser, daqui a algum tempo estaremos comemorando essa ampliação que é praticamente um novo shopping”, declarou João Carlos Paes Mendonça.

Em setembro de 2013, foi anunciado por alguns portais de notícias que o projeto de expansão do RioMar foi entregue a prefeitura de Aracaju. Com esta ampliação, o shopping contará com mais 88 lojas, sendo 6 âncoras e 2 mega lojas. Segundo o que foi divulgado, o RioMar terá, também, uma nova praça de alimentação.

Grupo JCPM.

-Televisão – TV Jornal Recife.

- TV Jornal Caruaru.

- Canal 29 Maceió.

- Jornal – Jornal do Commercio (Recife).

- Primeira Edição (Maceió).

- Rádio – Rádio Jornal.

- Internet – NE10.

- Pernambuco – RioMar Shopping Recife (Recife).

- Shopping Recife (Recife).

- Shopping Center Tacaruna (Recife).

- Plaza Shopping Casa Forte (Recife).

- Shopping Guararapes (Jaboatão dos Guararapes).

- Bahia – Salvador Shopping (Salvador).

- Salvador Norte (Salvador).

- Sergipe – RioMar Shopping Aracaju (Aracaju).

- Shopping Jardins (Aracaju).

- Ceará – RioMar Shopping Fortaleza (Fortaleza).

- RioMar Shopping Presidente Kennedy (Fortaleza) – em construção.

- São Paulo – Shopping Villa-Lobos (São Paulo).

- Shopping Granja Vianna (Cotia).

- Bompreço - (vendido ao Walmart Brasil).

- HiperCard (vendido ao Itaú Unibanco).

- Rádio JC CBN FM.

- Rádio JC News FM.

Categorias:

• Aracaju

• Shopping centers de Sergipe

• Grupo JCPM.

Observações aleatórias do escriba: 1ª – No RioMar Shopping de Aracaju, já estive dezenas de vezes. A maioria das vezes ia lá para almoçar juntamente com os meus familiares. 2ª – Mas, o meu xodó mesmo era a Livraria Escariz. Era ponto de passagem obrigatório. 3ª – Em termos de cinema, assisti apenas a um filme chamado “Epidemia”. O filme “Epidemia” conta a história de uma epidemia pelo vírus ebola em uma pequena aldeia de um país africano. O tratamento da epidemia é surrealista.

Um avião aparece sobrevoando a aldeia e solta um paraquedas com uma determinada embalagem. A maioria dos habitantes fica imaginando tratar-se de medicamentos salvadores, ou de alimentos saudáveis. “Aquela velha história de ajuda humanitária”.

Em determinada altitude o que ocorre é uma violenta explosão de uma bomba incendiária, que destrói completamente a aldeia e seus habitantes. Como todos os aldeões morreram só quem pode contar a verdadeira história são os tripulantes do avião, quem fez o filme ou quem escreveu o livro. “Algo parecido com Hiroxima meu amor”.

Aguentei quase duas horas sem poder fumar um perfumado e saboroso cigarro. Contentei-me com o fogo da explosão e com a fumaça da aldeia em chamas... Nunca mais apareci nos cinemas de lá.

Shopping Jardins (Aracaju).

Jardins (Aracaju).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bairro Jardins em Aracaju – Limites – Bairro Grageru, Bairro Coroa do Meio, Bairro 13 de Julho e Bairro Inácio Barbosa.

Jardins é um bairro nobre localizado na Zona Sul de Aracaju. O bairro Jardins teve forte evolução após a inauguração do Shopping Jardins em 1997.

Em torno do Shopping, então localizado no centro de uma grande área sem utilização, foram efetuados inúmeros lançamentos imobiliários. Diversas avenidas foram construídas formando um dos mais novos bairros de Aracaju.

História.

“Pegamos dois apartamentos que tinham sobrado do Edifício Beira Mar e trocamos em um terreno naquela área”. “Depois trocamos os dois últimos apartamentos pela área que fica hoje o fundo do Garcia. E assim nasceu a ideia do Bairro Jardins”.

— Luiz Teixeira, presidente da construtora Norcon, em entrevista ao jornal Cinform.

O bairro Jardins foi projetado pela construtora Norcon, que adquiriu o terreno através de troca por apartamentos de um edifício construído pela empresa. A construtora fez os serviços de drenagem, aterragem e abriu as ruas e avenidas. Planejou e executou a construções de diversos prédios residenciais e também do Shopping Jardins, para servir como atrativo comercial para o novo bairro.

O shopping impulsionou ainda mais a valorização imobiliária na região. Em 2011, 30 edifícios da Norcon já haviam sido entregues na área do Jardins.

Categoria:

• Bairros de Aracaju

Observação longa do escriba: Nunca assisti a um filme no Shopping Jardins.

Novo Cinema “Vitória” no Centro de Aracaju.

A Rua 24 horas está desativada desde 2003, e seria substituída por um Shopping. A “Nova Rua” oferecerá acesso a serviços para a população e turistas.

Fechada desde 2003, a Rua 24 Horas, em Aracaju, deve voltar a funcionar em agosto deste ano. As obras para resgatar o “mini shopping” de dois pavimentos já estão em andamento. A Rua 24 horas, que interliga a Praça Olímpio Campos e a Rua Laranjeiras, em uma área nobre do centro comercial de Aracaju, foi inaugurada em 1994.

De acordo com Jorge Santana, secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, o espaço foi desativado para se tornar um shopping. “O elevado custo para as desapropriações de prédios adjacentes e a falta de um investidor privado interessado terminou por inviabilizar a pretensão de transformar o local em um shopping, redundando em seu fechamento por todos esses anos”, diz ao G1.

Santana explica que o funcionamento por 24 horas tornou o trabalho inviável para a maior parte dos empreendimentos instalados na rua. Por conta disso, com a reforma, os serviços oferecidos na rua também mudam de cara. “A Rua 24 Horas passará a funcionar como um mini shopping de comércio e serviços, provavelmente das 8h às 20h, sob administração privada”.

“Um detalhe importante é que todo o primeiro pavimento irá sediar um Centro de Atendimento ao Cidadão, onde estarão disponibilizados serviços dos mais diversos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal”, afirma.

Para abranger também os turistas que visitam a cidade, a Rua 24 Horas deverá oferecer acesso a serviços relacionados com o turismo, como fast food, caixas eletrônicos e agências de viagem.

Outra novidade é um cinema, que voltará a funcionar com a veiculação de filmes nacionais e estrangeiros a preços populares.

Entretenimento / Cultura

01/07/2014 18h45min. Atualizado em 01/07/2014 17h36min.

Cine Vitória: espaço de diversidade cultural para população de Aracaju.

Por Tíffany Tavares.

O Cine Vitória completou neste mês de maio um ano de reabertura. Para a administradora do cinema, Deise Rocha, a reabertura do Cine Vitória se reveste de importância significativa, já que se trata do único cinema digital e de Rua de Sergipe. “Nesse ano de funcionamento tivemos um público de 13.494 pessoas, sendo quatro mil acessos gratuitos ao Cine Vitória. Estamos comemorando um sonho que virou realidade”, destacou.

Deise explicou que o Cine Vitória tem o diferencial de exibir filmes que não estão na grade dos cinemas comerciais, além da exibição de curtas produzidos em Sergipe. "O Cine Vitória é um avanço para a realidade do cenário da cultura sergipana”, avalia, lembrando que o cinema ficou onze anos desativados.

Todas as sextas são exibidas sessões gratuitas no Cine Vitória, mais um apoio à diversificação cultural para o público de Sergipe.

Para mais informações acesse o site: http://www.casacurtase.org.br/ ou faça contato pelos telefones: 3023-7092/3041-8563.

O Cine Vitória fica localizado na Rua do Turista, no Centro de Aracaju (SE).

Breve histórico.

O Cine Vitória foi inaugurado em outubro de 1934 como ‘Cinema Vitória’, pertencente à Ação Solidária dos Trabalhadores. Funcionou por décadas na Rua Itabaianinha, centro de Aracaju, até ser fechado na década de 80. Com a criação da ‘Rua 24 Horas’, no final da década de 90, foi novamente instalado no local, mas teve suas atividades encerradas.

Em julho de 2012, o novo Cine Vitória foi oficialmente reaberto. Com capacidade para 130 espectadores e uma estrutura moderna apta a receber confortavelmente o público, o cinema é administrado pela Casa Curta-SE.

O Cine Vitória funciona na Rua do Turista (antiga Rua 24 Horas), localizada à Rua Laranjeiras, 307, centro da capital sergipana. A instalação do espaço foi viabilizada através de um convênio firmado entre o Governo de Sergipe e o Ministério da Cultura (MinC).

Para que a volta do Cine Vitória se tornasse realidade, foram investidos, aproximadamente, R$ 272 mil numa moderna estrutura.

Além da exibição de filmes nacionais e estrangeiros, funcionará no espaço o projeto ‘Sergipe Memória em Rede’, com produções sobre a história do Brasil com acesso gratuito à população.

Fotos: Marco Vieira e Deise Rocha.

Rua do Turista é inaugurada em Aracaju.

30/11/2010 - 09h13min.

Antiga Rua 24 Horas, inaugurada na noite desta segunda, 29, foi recuperada através de um investimento do Governo de mais de um milhão de reais.

A geração de empregos, o incremento do turismo e a revitalização do Centro de Aracaju serão alguns dos benefícios proporcionados pela Rua do Turista. Depois de seis anos desativado, o espaço que abrigava a antiga Rua 24 Horas foi reaberto ao público na noite desta segunda-feira, 29, pelo governador do Estado, Marcelo Déda.

Recuperado através de um investimento de R$ 1.406.800,18, o ambiente seguirá com o mesmo conceito da estrutura anterior, mas terá como maior diferencial a instalação de um novo Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac).

"O Estado tem que cumprir o papel de viabilizar, através de suas ações, o crescimento da nossa economia, com a geração de empregos para o nosso povo. O turismo e o comércio são dois elementos fundamentais para o crescimento de Sergipe. E esse espaço é importante tanto do ponto de vista econômico, na geração de emprego, na abertura de novas oportunidades de negócios, quanto do ponto de vista turístico, porque cria um novo espaço para os nossos visitantes", colocou Marcelo Déda.

O governador ressaltou que o ambiente não funcionará 24 horas em virtude de não haver uma tradição entre os aracajuanos e turistas que visitam a cidade de uma permanência naquele espaço por toda a madrugada. "Talvez nem mesmo os comerciantes tivessem suporte de capital para bancar os custos de uma folha de pagamento estendida ao longo de 24 horas", explicou Déda, lembrando que o funcionamento de segunda a sexta-feira irá das 8h às 20h - já no sábado será das 8h às 14h.

Segundo o governador, o objetivo do poder público estadual será manter a estrutura como uma "passarela de comunicação" do comércio aracajuano com o centro de artesanato e turismo presente na antiga Rua 24 Horas. "E dotá-la de uma estrutura mínima de comercialização, estimulando novos negócios, estimulando a geração de empregos e viabilizando um ‘oásis' no Centro da cidade aonde o turista e o aracajuano que vem fazer compras podem visitar essas lojas, ajudando a revitalizar o Centro comercial da nossa capital", acrescentou.

Mas para assegurar a presença de um bom público de forma constante no local, o Governo decidiu instalar na Rua do Turista o primeiro Ceac do Centro aracajuano. "É uma loja que nós temos, para praticar uma atividade que é nossa finalidade: servir ao povo. E para atender uma demanda do povo sergipano, que é ampliar a rede de Ceac's. Então concebemos o Ceac do Centro de Aracaju; todo o primeiro andar vai ser a sede", concluiu Déda, revelando que a novidade será inaugurada já no próximo mês de março.

Revitalização.

Outra consequência positiva, destacada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, está na contribuição significativa que a melhoria proporcionará ao processo de revitalização do Centro histórico da capital. "É um esforço que nós temos empregado nesse sentido e essa obra vem para se somar", disse o prefeito, que coloca ainda no mesmo contexto a ampla reforma realizada pelo Governo do Estado no Palácio-Museu Olímpio Campos.

"Com a abertura de espaços como esse nós damos uma destinação e uma utilidade ao Centro de Aracaju, trazendo para cá sergipanos e turistas. Com isso aqui funcionando teremos mais uma atração, beneficiando inclusive aqueles que têm lojas nas cercanias", opinou Marcelo Déda.

Centro de Turismo.

Ainda na Rua do Turista, está previsto para o início de 2011 o investimento de R$ 330 mil na reforma do Centro de Turismo localizado logo na entrada que fica em frente à Praça Olímpio Campos. "Vai passar por um processo de reforma, com recursos já captados e licitação em curso", informou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec), Jorge Santana.

Shopping.

A antiga Rua 24 horas foi inaugurada em 1994, mas foi fechada em 2004 com o objetivo de ser transformada num shopping. "Era um investimento muito alto e não houve investidor privado interessado", comenta o secretário Jorge Santana. Como o projeto não obteve êxito foi abandonado durante os anos seguintes.

"Quando iniciamos no Governo encontramos o prédio abandonado. Então iniciamos as tratativas e conseguimos finalmente fazer a reforma, modernizando e incorporando equipamentos novos como o Ceac", exalta Santana. "É um espaço que oferta maior conforto; uma obra marcante, pelo que foi no passado e o que passa a ser", diz.

Detalhes.

Desde já estão abertas as 14 lojas comerciais situadas no térreo da Rua do Turista. O local também possui três lanchonetes, quatro banheiros adaptados para deficientes físicos e palco para shows - toda a manutenção ficará sob a responsabilidade da empresa que venceu o processo licitatório realizado para tal fim. Além do Ceac, uma novidade será a Sala Avenida Brasil (antigo Cinema Vitória), que terá suas atividades administradas pela Casa Curta-Se.

Trata-se de um projeto de Emenda Parlamentar do deputado federal Iran Barbosa que está cadastrado e tramitando no Ministério da Cultura desde 2009, esperando empenho e execução financeira para que seja possível comprar os equipamentos e poltronas previstos no projeto e definitivamente implantar a sala, que tem capacidade para 130 lugares.

Presenças.

Presentes na solenidade de inauguração da Rua do Turismo estavam a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino; os deputados federais Jackson Barreto e Valadares Filho; a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães; os deputados Adelson Barreto e Ana Lúcia; o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento; os vereadores Moritos Matos e Simone Góes; além de secretários de Estado e do município, comerciantes e pessoas da comunidade como um todo.

Notícia.

Cine Vitória será inaugurado oficialmente na próxima quarta-feira, 10.

O Cine Vitória funcionará na Rua do Turista (antiga Rua 24 Horas), localizada à Rua Laranjeiras, 307, centro da capital sergipana.

05 de Julho de 2013 - 09h40min.

A próxima quarta-feira, 10 de julho, promete ser uma data histórica para a cena cultural de Sergipe. Isso porque o Governo Federal e o Governo de Sergipe inaugurarão oficialmente o Cine Vitória, espaço de exibição de filmes que marca a volta do cinema de Rua em Aracaju. O espaço será gerenciado pela Casa Curta-SE, instituição sem fins lucrativos ligados à área do audiovisual.

O Cine Vitória funcionará na Rua do Turista (antiga Rua 24 Horas), localizada à Rua Laranjeiras, 307, centro da capital sergipana. A instalação do espaço foi viabilizada através de um convênio firmado entre o Governo de Sergipe e o Ministério da Cultura (MinC). Para que a volta do Cine Vitória se tornasse realidade, foram investidos, aproximadamente, R$ 272 mil numa moderna estrutura.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, acredita que a inauguração do cinema representa diversos aspectos positivos para a cultura sergipana. “O Cine Vitória terá uma programação diferenciada do circuito comercial, está localizado no centro da nossa capital, os ingressos serão vendidos a preços populares e os curtos e longas metragens produzidos em Sergipe integrarão a programação”.

“Esses pontos contribuirão para o acesso da população à cultura e fomentar a produção audiovisual sergipana”, diz.

Estréia de “Aos Ventos que Virão”.

A noite de reabertura oficial do Cine Vitória será marcada pela estreia de ‘Aos Ventos que Virão’, filme do diretor Hermano Penna, gravado em Sergipe e patrocinado pelo Governo do Estado, que condicionou o apoio financeiro à participação de agentes culturais sergipanos na produção.

“Ficamos felizes em reabrir o Cinema Vitória com este filme. Foi a Casa Curta-SE quem coordenou e produziu as diversas oficinas do longa – como a oficina de produção e preparação de elencos. Saber que um filme rodado em Sergipe com a nossa contribuição vai estrear no Cine Vitória nos dá uma sensação de dever cumprindo”, reforçou Deyse Rocha.

O filme narra a história de Zé Olímpio (Rui Ricardo Diaz), um jovem cangaceiro que, após o bando de Lampião ser dizimado, precisa fugir para São Paulo. Tempos depois, ele resolve retornar ao Nordeste e logo se torna político. É quando descobre a corrupção e a injustiça, ao ver um juiz impedir que seus eleitores possam votar. Revoltado, ele passa a ter atitudes agressivas como protesto.

Além do diretor Hermano Penna, estarão presentes na noite de estreia os atores Rui Ricardo Diaz, Luís Miranda e Emanuelle Araújo.

Observações do escriba: 1ª – A confusão já foi oportunísticamente estabelecida pelos petistas. Ninguém sabe corretamente se o nome da Rua é Rua 24 Horas, Rua do Turismo ou Rua do Turista. 2ª – Ninguém sabe corretamente se o nome do cinema é Cinema Vitória ou se é Cinema Sala Avenida Brasil. 3ª – Por lá nunca apareci. 4ª – Por lá não pretendo aparecer. 5ª – Dizem que por lá andam muitos maconheiros. Pelo dia, e, principalmente pela noite. Coisas do Partido dos Trambiqueiros.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, terça-feira, 27 de outubro de 2015.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Dra. Wikipédia. (2) – Arquivo pessoal. (3) – Memórias do escriba.