A QUERCETINA DA MAÇÃ E AS VITAMINAS DO COMPLEXO B

Antoni BigCuore*

Data: 01 de setembro de 2.015, às 17,11 horas, 3ª feira.

Local: Brazil, São Paulo, SP.

-------------------------------------------------------------------------------

A quercetina é uma substância altamente antioxidante constante na casca da maçã, sobretudo nas vermelhas.

A substância antioxidante protege a integridade das células, pois não deixa OXIDAR (uma espécie de ferrugem) que acometem, sobretudo, as membranas celulares.

Diz a Dra.Maureen Lemos Gregson, em seu livro, cujo titulo é: MAÇÃ, EQUILÍBRIO E SAÚDE. “A poupa cozida é calmante e seu suco fresco retarda o aparecimento de rugas, queda de cabelos e a flacidez da epiderme. Ingerida com a casca, oferece uma grande quantidade de fibras e sacia a fome.

A maçã se constitui a qualquer hora e em qualquer lugar, em uma saborosa sobremesa, lanche ou ceia. As maçãs são ricas em vitaminas do complexo B e sais minerais, que são muito importantes para a atividade mental, fortalecendo os ossos, dentes e ajudando na formação dos elementos que compõem o sangue.”

“As vitaminas do COMPLEXO B (grifo meu) tem ações gerais no organismo, regulando o aparelho digestivo e o sistema nervoso, evitando alterações da pele e dos cabelos. A presença na maça de grande quantidade de QUERCETINA faz com que ela iniba a formação de coágulos, evitando as obstruções vasculares, como nos derrames.

A quercetina é um poderoso flavonóide, conhecido por seu importante PODER ANTIOXIDANTE, ou seja, age contra os RADICAIS LIVRES produzidos pelo organismo e ainda neutraliza a ação dos metais que também participam da produção dos radicais livres, impedindo seus efeitos nocivos ao organismo.

“Estudos indicam ainda possíveis ações da maça na proteção do câncer, principalmente a casca, graças à sua composição em fitoquímicos (como compostos fenólicos) e o ácido elágico, que ajuda a prevenir e tem papel protetor na proliferação de células tumorais humanas e também por causa do ALTO TEOR de flavonóides (antioxidantes). Outra substância fitoquímica importante é o ÁCIDO OCTACOSANOL que ajuda a prevenir a doença de Parkinson. A maça é também recomendada para os hipertensos, pois tem grande concentração de POTÁSSIO (na polpa principalmente), que facilita na eliminação do sódio pelos rins, dando discreto efeito diurético.” ( 1 )

--------------------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE: eu como duas maçãs por dia. Uma antes do almoço e outra uma hora antes de dormir. Pois, para quem não sabe, a maçã é CALMANTE também, além de ser rica em Vitaminas do complexo B e sais minerais, sobretudo, o potássio que ajuda a equilibrar o sódio no organismo.

Eu sou hipertenso e, percebi, quando comecei a comer, há um ano atrás, mais ou menos, duas maçãs todos os dias, houve uma melhora em minha pressão arterial. Além da maçã, também combino com banana, aveia, germe de trigo e linhaça dourada. Senti sensivelmente melhora e um BEM ESTAR extraordinários, em minha saúde.

MINHA RECEITA PARA O CAFÉ DA MANHÃ: Pegue 1 banana nanica de preferência, amasse-a com garfo, e depois coloque: 1 colher de sopa de aveia, 1 colher de sopa de germe de trigo tostado, 1 colher pequena de linhaça dourada moída, 7 unidades de uvas passa.

Tudo bem mexido e depois coloque um pouco de iogurte desnatado liquido ou leite de soja. Eu, particularmente, prefiro leite de soja, pois este é um alimento riquíssimo; contém 7 aminoácidos essenciais, os quais o nosso organismo não fabrica e têm que ser ingeridos externamente por alimentos, sobretudo os funcionais.

COMBINE COM EXERCÍCIOS FÍSICOS. Pelo menos três vezes, por semana, faça uma bela caminhada de uma hora mais ou menos; faça alongamentos em todo o corpo. Você sentirá uma enorme SENSAÇÃO DE RELAXAMENTO, pois o cérebro libera as ENDORFINAS e serotonina, os hormônios do BEM ESTAR.

Vale a pena fazer exercícios regulares!. Eu os faço desde meus 14 anos quando morava, em Ourinhos, Estado de São Paulo, minha terra natal, quando levantava todos os dias, às 4,00 horas da manhã, para buscar leite na Fazenda para distribuir em quase toda a cidade.

CULTIVE A ESPIRITUALIDADE PARA CONSEGUIR A HOMEOSTASE DE TODO O ORGANISMO. A palavra homeostase, vem do grego, significa EQUILÍBRIO.

Eu até desenvolvi a minha tese do que chama de HOMEOSTASE DA PERSONALIDADE, quando a pessoa consegue desenvolver-se em si mesma, a combinação de três fatores: o espiritual, o físico e o emocional. Parto da premissa antiga de que o ser humano é UM SER INTEGRAL: espírito, mente e corpo.

Nenhum desses fatores deve ficar esquecido, mas deve interagir um com o outro.(sinergia). Assim, a pessoa consegue a SAÚDE INTEGRAL, um estado de equilíbrio nunca visto, no mundo frenético e moderno em que vivemos. Faça a experiência e verá milagres acontecerem em sua vida!

Espiritualidade implica em autoconhecimento. Conhecer-se bem para conhecer as outras pessoas. Acreditar em DEUS, ou mesmo num SER SUPERIOR, que comanda todo o planeta. Eu não concebo que uma pessoa possa viver bem, sem ter FÉ!. A fé me acompanha desde meus doze anos!!! Estudo a Bíblia todos os dias e não posso viver sem ela. A Palavra de Deus é ESSENCIAL para ser feliz no mundo em que vivemos!.

Pratique atos construtivos.! Sorria mais!. Brinque mais!. Relaxe!. Cante!. Dance!. Faça novas amizades (hoje em dia, pelas redes sociais, temos a oportunidade de conhecer muitas pessoas ao redor do mundo.

Eu mesmo tenho meu Facebook, onde mantenho contato com pessoas de vários continentes). Eu aprendo até inglês pelas redes sociais. Estudei 5 anos de inglês nos anos 60, e agora estou me reciclando. Faz bem para o cérebro e evita o surgimento do Alzeimer!.

Pense nisso! Recomece a viver melhor! E recomece por uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR!, eis o caminho para ser mais feliz!!! Saúde e paz em seu coração!. Você merece ser feliz!!!

------------------------------------------------------------------------------

Fonte: ( 1 ) – Maçã, Equilíbrio e Saúde. Editora Alaúde, São Paulo, páginas 64/65.

E experiências pessois e estudos de Antoni Bigcuore. Veja meus artigos tanto no Recanto das Letras como no Blog Bem Viver, cujos títulos são: O EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE, PERSONALIDADE HOMEOSTÁTICA E SAÚDE INTEGRAL.

-------------------------------------------------------------------------------

Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(*)autor é Escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Pesquisador autônomo de alimentos.

-------------------------------------------------------------------------------