A LIBERDADE do CONHECIMENTO e o CONHECIMENTO da LIBERDADE... "Preciso de um CIGARRO e de um CAFÉ preto, antes de dar BOM DIA com BOM HUMOR" (Nicholas Fly).

Ainda o SOMA TERAPEUTA Dr. ROBERTO FREIRE.

(24) – Chico Aragão.

No filme “Cléo e Daniel” ele faz o papel de Daniel. Até a presente data poucas informações foram encontradas sobre este ator. Os leitores dos meus artigos podem colaborar comigo? Ficarei muito agradecido.

(25) - Daphnis et Chloé.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Daphnis et Chloé é um balé, em um ato, com música de Maurice Ravel e baseado em um romance pastoral do século II. Em 1909 foi encomendado a Ravel por Sergei Diaguilev para os seus "Ballets Russes". Com coreografia de Mikhail Fokine, levou três anos para ser criado. É definida por Ravel como uma "Sinfonia Coreográfica". É uma obra da corrente musical impressionista.

A criação.

Durante a primeira temporada dos Ballets Russes em Paris, no ano de 1909, o seu diretor, Sergei Diaguilev, tomou conhecimento de algumas músicas de Maurice Ravel. Impressionado com o seu talento, encomendou a partitura de um balé, "Daphnis et Chloé", baseado em um romance pastoral do poeta grego Longo, que viveu no século II. Recomendou a Ravel que trabalhasse junto a Mikhail Fokine que seria o responsável pela coreografia do bailado. Ravel com seu estilo de trabalho meticuloso e bem cuidado levou três anos para concluir a obra.

Durante este tempo, algumas desavenças entre ele e Fokine aconteceram, principalmente no que dizia respeito ao cenário. Porém, conseguiram entrar em um acordo e os ensaios iniciaram. Nos ensaios também aconteceram alguns problemas, já que a partitura foi considerada difícil de ser dançada pelo corpo de baile.

A estréia.

A estréia se deu em Paris, no Théâtre du Châtelet, no dia 8 de junho de 1912, com Nijinsky e Karsavina nos papéis principais (Daphnis e Chloé, respectivamente). O Regente foi Pierre Monteux. A cenografia e os costumes ficaram a cargo de Léon Baskt. A coreografia era de Mikhail Fokine.

A sinopse do balé.

A primeira cena é passada em um bosque sagrado, dedicado ao deus Pan. Vê-se a figura de Pan e as suas ninfas alojadas em suas cavernas. Daphinis e Chloé, juntos com donzelas e pastores, entram em cena para fazer a oferta das oferendas às ninfas. Uma dança geral é iniciada e os rapazes e as moças ficam separados. Daphnis é cercado pelas moças, enquanto Chloé é cercada pelos rapazes. Um deles, o jovem Dorcon, tenta beijar Chloé. Irado, Daphnis tenta expulsá-lo, mas é contido.

Uma disputa então é proposta: quem dentre os dois melhor dançar fará jus a um beijo de Chloé. O primeiro a dançar é Dorcon. Sua dança é grotesca e primitiva. Em seguida, é a vez de Daphnis. Com movimentos e gestos graciosos, ele é o preferido da multidão. Ele é declarado vencedor e recebe o seu prêmio: um beijo da sua amada. Chloé sai de cena, deixando Daphnis em êxtase. Uma jovem de nome Lyceion então se aproveita para atrair Daphnis com sua dança. De repente, sons de combate são ouvidos. Um bando de piratas entra em cena, perseguindo as donzelas. Chloé é raptada e Daphnis sem poder fazer alguma coisa cai, sem sentidos. As ninfas de Pan surgem e tentam reanimá-lo, sem sucesso. Então, recorrem ao deus Pan.

Surge outro cenário, retratando o esconderijo dos piratas. Chloé é levada a presença do chefe dos piratas, Bryaxis. Ela é forçada a dançar para ele. Sem ter como fugir, ela se prepara para iniciar a dança, quando o cenário se enche de luzes misteriosas. Sátiros surgem de todas as partes e cercam os piratas. Surge, então, a figura assustadora do deus Pan, fazendo com que os piratas fujam de pavor.

Retorna-se ao primeiro cenário. Daphnis e Chloé estão juntos novamente. Em comemoração ao momento vivido, eles encenam uma mímica em que são evocados Pan e Syrinx. Em seguida, todos juntos executam uma grande dança em comemoração às núpcias, encerrando a peça.

A obra.

A peça possui um só ato, dividido em três partes. Cada parte é relativa a um cenário. O tempo de duração da encenação é de uma hora. Uma grande orquestra é requerida, com um coro, que canta sem texto.

Para a execução sem bailado, Ravel criou uma suíte orquestral dividida em duas partes, sendo a segunda a mais popular e sempre executada nas salas de concertos ao redor do mundo.

A orquestra.

A orquestra para a execução da obra compõe-se dos seguintes instrumentos: flautim, 2 flautas, flauta alto, 2 oboés, corne inglês, clarinete em Ré bemol, 2 clarinetes, clarinete baixo, 3 fagotes, contrafagote, 4 trompas, 4 trompetes, 3 trombones,tuba, tímpano, 2 harpas, instrumentos de cordas, tam-tam, máquina de vento, triângulo, metalofone e outros instrumentos de percussão,

Categoria: Balés.

(25) - Dáfnis e Cloé.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dáfnis e Cloé, também chamado de As Pastorais, é um romance escrito por Longo, no século II ou III d.C.

O romance, ao estilo bucólico, conta sobre dois jovens que vivem no campo e se apaixonam intensamente, em plena harmonia com a natureza e sob a bênção dos deuses. A história teve grande influência tanto na literatura posterior como nas artes em geral (pintura, música, etc).

Categorias: (1) - Romances. (2) – Literatura da Grécia Antiga.

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(26) - Longo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Longo (gr. Λόγγος, lat. Longus) foi um escritor grego que viveu no século II d.C. (ou século III d.C.) e é autor do romance pastoril Dáfnis e Cloé, também chamado “As pastorais”. Muito pouco se sabe sobre sua vida, apenas que viveu na ilha de Lesbos.

Dáfnis e Cloé foram o modelo de La Sireine de Honoré d'Urfé, a Diana enamorada de Montemayor, a Aminta de Tasso e The Gentle Shepherd de Allan Ramsay.

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Categorias:

Escritores da Roma Antiga

Gregos do século II

Gregos do século III

Romanos antigos do século II

Romanos antigos do século III

Antigos lésbios.

Se DEUS nos permitir voltaremos a qualquer momento. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, segunda-feira, 24 de agosto de 2015.

Jorge Martins Cardoso - Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – Dra. Internet. (2) – Dr. Google. (3) - Dra.Wikipédia. (4) - Revista Caros Amigos. (5) – Etc.