A LIBERDADE... "Após o homicídio culposo duplamente qualificado (o idiota do carro matou dois beija-flores), várias rosas amarelas (estavam todas tristes) foram conversar com um grupo de beija-flores (estavam lacrimejantes), e elas disseram: Reagiremos".

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos...

11º Artigo Extra (XI)

A LIBERDADE de fumar...

30ª parte

Guerra e cigarros: Uma combinação mortal - O uso do cigarro explodiu durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), onde os cigarros eram apelidados de "fumaça de soldado".

Em 1923, a marca CAMEL controlava 45% do mercado dos Estados Unidos. Em 1924, Philip Morris começa a comercializar MARLBORO como um cigarro feminino, por ser "suave como o mês de maio!" Para combater isso, a American Tobacco Company, fabricante da marca LUCKY STRIKE, começa a comercializar o seu cigarro para as mulheres e conquista 38% do mercado.

Em 1939, a American Tobacco Company lança a nova marca de cigarros PALL MALL, que a permite se tornar a maior empresa de tabaco nos EUA.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as vendas de cigarros estavam em alta. Os cigarros foram incluídos nas rações para soldados (como comida!). As empresas de tabaco enviaram milhões de cigarros para os soldados combatentes, de graça. E quando esses soldados retornaram para casa, as empresas tiveram um fluxo constante de clientes fiéis.

Durante a década de 1950, ficou mais e mais em evidência, o fato de que o tabagismo estava associado ao câncer de pulmão. Embora a indústria tabagista negasse os riscos para a saúde, as empresas desenvolveram novos produtos que eram "mais seguros", como os cigarros com filtro e com menos alcatrão.

Em 1952, P. Lorillard promovia sua marca KENT com o filtro "micronite", que continha amianto! Felizmente foi descontinuada em 1956. Em 1953, o Dr. Ernst L. Wynders (a) descobre que o alcatrão do cigarro colocado sobre as costas dos ratos provoca tumores!

Em 1954, a R. J. Reynolds lança a marca WINSTON com filtro. E em 1956 a Reynolds introduz a marca SALEM, que foi o primeiro cigarro com ponta de filtro com sabor mentol.

Riscos à saúde revelados! - Em 1964, o relatório do Surgeon General (b) (cirurgião geral) sobre "Tabagismo e Saúde" é emitido. Este relatório ajuda em permitir que o governo americano regule a propaganda e venda de cigarros. A década de 1960, em geral, foi um momento em que grande parte dos riscos do fumo à saúde foram relatados. Em 1965, os anúncios de cigarro na televisão são retirados do ar na Grã-Bretanha. Em 1966, as campanhas de saúde nos maços de cigarro começam a aparecer.

Em 1968, foi lançado BRAVO uma marca de cigarros que não continha tabaco. Feito principalmente da alface, o produto miseravelmente fracassou como produto de massa. Contudo, instalada na Pensilvânia, nos EUA, a empresa ainda existe sob nova administração, com o propósito de reduzir gradualmente a vontade de fumar.

Por causa da pressão da imprensa sobre o tabaco, as grandes empresas de tabaco começaram a diversificar seus produtos. A Philip Morris compra a Miller Brewing Co., fabricante das cervejas Miller, Miller Lite e Red Dog. A R. J. Reynolds Tobacco Co., descarta o "companhia de tabaco" de seu nome, se tornando a R. J. Reynolds Insdustries. Também começa a adquirir outros produtos, tais como o alumínio. A American Tobacco Company também tira "tabaco" do seu nome tornando-se a American Brands Inc.

Em 1971, os anúncios de televisão de cigarros são finalmente retirados do ar nos EUA, no entanto, ainda é o produto mais fortemente anunciado seguido dos automóveis. Em 1977, o primeiro nacional Smokeout Great American (c) (grande evento social e anual promovido pela Sociedade Americana de Câncer que encoraja milhões de americanos a pararem de fumar) ocorre.

Em 1979, o Surgeon General emite um relatório sobre as consequências do tabagismo para a saúde das mulheres. Isto é dirigido ao crescente número de mulheres que adquirem o péssimo hábito de fumar. Alguns atribuem este fato ao mote da campanha publicitária da marca VIRGINIA SLIMS: "Você percorreu um longo caminho baby”!

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se Deus nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, 15 de janeiro de 2015.

Jorge Martins Cardoso - Médico - CREMESE - 573.

(a) - Dr. Ernst Ludwig Wynders - (1922-1999) - Nasceu em Herford, Alemanha. Era médico, professor e pesquisador na área da saúde. Ficou conhecido por ter vinculado o hábito de fumar com o câncer de pulmão. Recebeu o prêmio Robert Koch. Seus pais eram judeus. Em 1938, ele, juntamente com sua família, fugiu do regime nazista e foram para os Estados Unidos. Ele matriculou-se na Universidade de Nova York.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tendo conseguido a cidadania americana, como um alemão-falante, ele foi designado para uma unidade de guerra psicológica para acompanhar os noticiários alemães. Após a guerra, ele frequentou a escola médica na Universidade de Washington, em St. Louis. Ele dedicou sua carreira ao estudo e prevenção do câncer e de doenças crônicas. Através dos anos de 1950 e 1960, ele trabalhou na Sloan-Kettering Institute for Cancer Research (d). Foi colaborador de Evarts Ambrose Graham. Os trabalhos de Wynder eram financiados pela American Cancer Society.

Em 27 de maio de 1950, o Journal of the American Medical Association, publicou o trabalho de Wynder e Graham, no qual afirmam que o câncer de pulmão poderia desenvolver-se entre os nãos fumantes, o que implica que o tabagismo não é o único fator na indução da doença. Mas eles identificaram o fumo como um fator de risco significativo para o câncer de pulmão. Em 1950, eles iniciaram um estudo sobre o impacto do alcatrão do fumo do tabaco em camundongos. "A produção de tumores em animais de laboratório, ofereceu um poderoso indicador de que algo na fumaça do cigarro poderia explicar os resultados dos estudos epidemiológicos", escreveu Allam M. Brandt, um historiador da medicina. Wynder publicou cerca de 800 trabalhos durante sua vida. (2).

(b) - Surgeon General - O Surgeon General dos Estados Unidos é o porta-voz de lideranças, em questões de saúde pública do governo federal nos EUA. O Surgeon General é nomeado pelo Presidente dos EUA, e confirmado pelo voto da maioria do Senado. O cargo é exercido por quatro anos. O Surgeon General é o chefe geral de um corpo de comissionados, constituído de 6.500 profissionais de saúde, que ficam de plantão 24 horas por dia, para atender casos emergenciais de saúde.

História - Em 1798, o Congresso Americano criou o Serviço Hospitalar da Marinha, para fornecer cuidados de saúde, aos marinheiros mercantes doentes ou feridos. Em 1870, o Hospital Marine Service foi reorganizado, sob a administração de um médico cirurgião supervisor, que mais tarde foi dado o título de Cirurgião Geral. O Surgeon General é um oficial do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, um dos sete serviços uniformizados dos EUA. Por lei ele detém o posto de vice-almirante, e é submetido ao Código Uniforme da Justiça Militar (UCMJ) e às Convenções de Genebra.

O primeiro Cirurgião Geral dos Estados Unidos foi John M. Woodworth, que exerceu o cargo entre 29 de março de 1871 e 14 de março de 1879, e foi nomeado pelo presidente Ulysses S. Grant.

Em 11 de janeiro de 1964, o vice-almirante Luther Leonidas Terry, MD, publicou um relatório dizendo que o tabagismo podia ser perigoso para a saúde, provocando a luta antitabagista em todo o país. Terry e sua comissão definiu que fumar cigarros de nicotina não era um vício. Aconteceu que, a própria comissão, consistia em grande parte de médicos fumantes. Este erro foi corrigido 24 anos depois (em 1989). Em 2013, o presidente Barack Obama nomeou o Dr. Vivek Murthy para ser o próximo Cirurgião Geral da nação. No entanto a nomeação só ocorreu em 15 de dezembro de 2014, aguardando a confirmação do Senado. A demora aconteceu porque legisladores conservadores, e da National Rifle Association, divergiram em relação ao uso de armas de fogo. (2).

Observação do escriba: O presidente Barack Obama é usuário de cigarros. Fuma o seu cigarrinho escondidinho na Casa Branca, e, há quem diga, que longe dos olhares da esposa. (2).

(c) - The Great American Smokeout - A American Cancer Society marca o Grande Smokeout americano, na 3ª quinta-feira de novembro, de cada ano, incentivando os fumantes a usar a data, para parar de fumar naquele dia. Ao deixar de fumar - mesmo por um dia - os fumantes vão tomar um passo importante para uma vida mais saudável - que pode levar à redução do risco de câncer. O uso do tabaco continua a ser a maior causa evitável de doença e morte prematura nos EUA. Cerca de 42 milhões de americanos ainda fumam cigarros. Em 2012, havia 13,4 milhões de fumantes de charutos nos EUA, e 2,3 milhões de pessoas que fumam tabaco em tubos. (2).

(d) - Sloan-Kettering Institute for Cancer Research - Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK ou MSKCC) - É uma instituição que foi fundada em 1884, para tratamento e pesquisas sobre o câncer. É composto de duas instituições intimamente relacionadas: Memorial Hospital do Câncer e Instituto Sloan Kettering. O hospital era localizado inicialmente no Upper West Side em Manhattan, criado por um grupo que incluía John Jacob Astor e sua esposa Charlotte. Em 1936, o hospital começou a sua mudança para sua posição atual na York Avenue (New York City), quando John D. Rockefeller Jr., doou o terreno. Em 1939 a construção do Memorial Hospital foi concluída.

O Instituto Sloan Kettering foi criado em 1945, com o apoio financeiro da fundação Alfred P. Sloan Jr. Charles F. Kettering, vice-presidente e diretor de pesquisas da General Motors Corporation, foi quem organizou e aplicou técnicas de investigações industriais modernas, em relação ao câncer. Em 8 de agosto de 1945, foi anunciada a criação do instituto de pesquisas Sloan Kettering, em decorrência da dramática notícia da explosão da bomba atômica. Se tanto dinheiro e tantas pessoas talentosas ficaram disponíveis para criar a bomba atômica, um rápido progresso poderia ser alcançado na pesquisa do câncer, argumentaram eles. Um dos focos de pesquisas do Memorial Sloan Kettering é a IMUNOTERAPIA, ou seja, usar o próprio sistema imunológico do organismo, para combater as células cancerosas.

Em 1952, Chester M. Southam, pesquisador do Instituto Sloan Kettering, injetou células vivas de câncer em prisioneiros da Ohio Penitenciária. Também no Instituto Sloan Kettering, 300 mulheres saudáveis foram injetadas com células vivas de câncer, sem serem informadas.

Em 2006, o Memorial Sloan Kettering, foi um dos seis institutos de pesquisas selecionados, para receber a quantia de US$ 20 milhões, da Fundação Ludwig, criada pelo bilionário americano Daniel K. Ludwig. (2).

Fontes: (1) - Dra. Internet e Dr. Google - A história do Cigarro: A evolução de um produto Polêmico (Por Artur Reis). (2) - Dra. Internet, Dr. Google e Dra. Wikipédia.

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos...

11º Artigo Extra (XI)

A LIBERDADE de fumar...

31ª parte

O passado recente - Durante a década de 1980 havia muitos processos movidos contra a indústria do tabaco, devido aos efeitos prejudiciais dos seus produtos. Fumar se tornou politicamente incorreto, com muitos lugares públicos proibindo as pessoas de fumar. Em 1982, os relatórios do Surgeon General advertiam que o fumo passivo poderia causar câncer de pulmão. Fumar em espaços públicos passa a ser restrito, especialmente nos locais de trabalho.

Em 1985, o câncer de pulmão se tornou o assassino nº 1 das mulheres, superando o câncer de mama. A Philip Morris continuou a diversificação dos seus negócios, adquirindo a General Foods Corporation e a Kraft Inc. em 1985. A R. Reynolds também diversificou seus negócios comprando a Nabisco (dos famosos biscoitos Oreos) e tornando-se a R. J. R./Nabisco.

Em 1987, o congresso americano proibiu o fumo em todos os voos domésticos com duração inferior a 2 horas. Em 1990, foi proibido fumar em todos os voos domésticos, exceto o Alasca e o Havaí. Também em 1990, os famosos sorvetes Ben & Jerry boicotam a R. J. R./Nabisco, retirando os biscoitos Oreos dos seus produtos gelados.

Durante os anos 80 e 90, a indústria tabagista investe fortemente na comercialização de seus produtos em áreas fora dos EUA, especialmente nos países em desenvolvimento na Ásia. A MARLBORO é considerada a marca nº 1, mais valiosa do que qualquer outro produto, com um valor estimado em mais de US$ 30 bilhões. Durante esse período, há uma batalha entre a COCA-COLA e a MARLBORO pela marca nº 1 no mundo.

Nos últimos anos, há evidências crescentes que a indústria do tabaco sempre soube que os cigarros eram prejudiciais, mas continuou a comercializar e a vender. Há também evidências de que eles sabiam que a nicotina era viciante, e que mantiveram este conhecimento oculto, para manter milhões de pessoas viciadas neste hábito perigoso! (1).

Aqui o escriba pede licença para fazer pequenas observações aleatórias: 1ª - O professor Artur Reis escreveu: "Em 1826, a forma pura da nicotina é finalmente descoberta". No entanto, até a presente data, continuamos sem saber quem foi o químico ou quais foram os químicos que fizeram tal descoberta. 2ª - Acrescenta o professor: "A indústria do tabaco, ocultou do público que a nicotina era viciante". Mas, perguntamos nós: até que ponto, até que grau, até que nível a nicotina é viciante? Sim, pois sabemos de muitos casos de pessoas que fumaram cigarros, durante 10, 20 ou até mesmo 30 anos, e deixaram o viciante cigarro numa "boa". 3ª - Sai do "ar" a "indústria do tabaco", entra no "ar" a "indústria da oncologia". 4ª - Sai do "ar" a "indústria do tabaco", entra no "ar" a "indústria da maconha". 5ª - Sai do "ar" a "indústria dos alquimistas" (químicos), entra no "ar" a "indústria do jaleco" (Surgeon General). 6ª - Mais adiante contaremos a história de um químico que atuou durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que, depois de contada, acho que os leitores vão passar a acreditar que a habitual nicotina não passa de um "doce remédio", ou mesmo de um "doce mel".

Intervalos completamente aleatórios - 1º - Chamamos a atenção de todos os leitores para o fato de que, o que estamos escrevendo sobre "A LIBERDADE de fumar...", não passa de uma diminuta gota d'água, diante da imensidão de um oceano. A palavra chave aqui é LIBERDADE! 2º - Após concluirmos o nosso trabalho sobre "A LIBERDADE de fumar...", voltaremos a escrever alguns artigos sobre "Os dignos enfrentam adversários de pé, os traiçoeiros pisoteiam cadáveres". 3º - Dignidade, traição e cadáveres, afinal ou finalmente, no caso, também não passa de uma diminuta gota d'água. 4º - No entanto, a gota d'água estará misteriosamente envenenada! (2).

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se Deus nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, 16 de janeiro de 2015.

Jorge Martins Cardoso - Médico - CREMESE -573.

Fontes: (1) - Dra. Internet e Dr. Google - A história do Cigarro: A evolução de um produto Polêmico (Por Artur Reis). (2) – Inspirado no livro o “O Conde de Monte Cristo” (no LIVRO, não no filme).

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11º Artigo Extra (XI)

A LIBERDADE DE FUMAR...

32ª parte

4 - Algumas marcas que fizeram sucesso no mercado americano - CAMELS - "Eles são tão saborosos!" CHESTERFIELD - "Ele satisfaz!" FATIMA - "Super Suave". L & M - "Orgulho em Fumar". LUCKY STRIKE - "Médicos dizem: LUCKIES irritam menos!" LUCKY STRIKE - "É tostado. Sua proteção para garganta contra irritação e tosse". VICEROYS com Filtro - "Como seu dentista eu recomendaria VICEROYS". PHILIP MORRIS - "Comprovação científica: Testado na garganta". MARLBORO - "papai, você sempre obtém o melhor de tudo, até em MARLBORO!" (1).

Observação do escriba: Chamamos a atenção para o fato de que, médicos e dentistas, no passado, chegaram a fazer propaganda de cigarros, sendo citados no caso a marca de cigarros LUCKY STRIKE (médicos) e a marca de cigarros VICEROYS (dentistas).

5 - Segmentação de mercado - Como qualquer produto de consumo, o mercado tabagista diversificou-se seguindo tendências e padrões diferentes. Embora o foco dessa postagem seja o cigarro, vale a pena mostrar alguns dos segmentos que surgiram no processo de formação do mercado tabagista e que permanecem até hoje. (1).

a) Charutos. b) Cigarrilhas ou cigarrilhos - normais, aromatizados, com ou sem ponteira. c) Cachimbo. d) Fumo de rolo (ou fumo de corda). e) Tabaco de mascar (chewing tobacco). f) Rapé. g) Cigarros de palha. (1).

Segmentação de Cigarros - Ao longo do seu ciclo de vida, o cigarro cresceu e amadureceu, entrando numa fase de declínio que se arrasta e se prolonga por muito tempo e que não sabemos quando e como irá acabar. Mesmo assim, durante esse tempo diversas categorias e linhas de produtos foram criadas de acordo com as preferências dos consumidores. É importante ressaltar que o uso das ferramentas de marketing foi essencial na criação dos segmentos e no posicionamento das marcas no mercado de cigarros. Podemos observar algumas das categorias criadas:

1 - Premium (ligado ao luxo e sofisticação) - TREASURER, DUNHILL.

2 - Estilo e elegância, sucesso, liberdade - CHANCELER, FREE.

3 - Masculino, feminino - MARLBORO, VIRGINIA SLIMS, CHARM.

4 - Com sabor - mentol - KOOL, CONSUL MENTOL.

5 - Puro ou com filtro (forte ou suave) - CALIFORNIA, CONTINENTAL (sem filtro).

6 - Econômico ou popular (custo x benefício) - VILA RICA.

7 - Esportivo (apelo esportivo) - JOHN PLAYER SPECIAL, MARLBORO TEAM FÓRMULA 1, Cigarros FOOT-BALL, Cigarros GOAL 1922. (1).

Durante grande parte do século passado (século XX), muitas campanhas fizeram a cabeça das pessoas, ajudando a associar a imagem de algumas marcas de cigarro à sofisticação, status, sucesso, charme, liberdade, determinação, aventura, esporte, etc. (1).

6 - Marcas famosas de cigarros no Brasil e curiosidades - No Brasil a evolução da indústria do cigarro se confunde muito com a história da empresa Souza Cruz. Mas vamos fazer um breve resumo: Até a chegada de Dom João VI ao Brasil, quando assinou o alvará de 1º de abril de 1808, não era possível abrir indústrias na "Colônia" para que não houvesse concorrência com Portugal. O primeiro processo de fabricação rudimentar do fumo se limitava ao rolo de fumo. Originado da França, o "Raper Le Tabac" deu origem ao termo rapé no Brasil. Com o costume do rapé introduzido na sociedade brasileira, algumas fábricas de rapé surgiram, inicialmente, em 1817 no Rio e posteriormente na Bahia. (1).

Fábricas caseiras de charuto também foram criadas, a partir de 1808, como consequência do rapé, concentradas principalmente na Bahia. Uma das principais empresas com atuação neste segmento era a SUERDIECK, fundada em 1892, cujos produtos eram inicialmente voltados para a exportação. (1).

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se Deus nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, 16 de janeiro de 2015.

Jorge Martins Cardoso - Médico - CREMESE - 573.

Fonte: (1) - Dra. Internet e Dr. Google - A história do Cigarro: A evolução de um produto Polêmico (Por Artur Reis).

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos...

11º Artigo Extra (XI)

A LIBERDADE de fumar...

33ª parte

O cigarro chegou ao Brasil apenas no início do século XX, quando começou a canibalizar o hábito de se fumar charuto. A fabricação de cigarros se desenvolveu principalmente no Rio, São Paulo e no Rio Grande do Sul. Algumas empresas se restringiam a desfiar o fumo em corda para venda direta ao consumidor, ou para os fabricantes de cigarros. Outros faziam o beneficiamento do fumo para exportação. O clima e a geografia do Brasil se adequavam muito a plantação e o beneficiamento do fumo. (1).

A SOUZA CRUZ foi fundada no Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1903, pelo jovem imigrante português ALBINO SOUZA CRUZ, que colocou em operação a primeira máquina de produção de cigarros enrolados em papel. Uma das primeiras marcas de cigarros lançadas pela SOUZA CRUZ foi a DALILA. Com o objetivo de obter recursos para financiar a expansão do negócio, ALBINO SOUZA CRUZ transformou a companhia em S. A., passando o controle acionário a BRITISH AMERICAN TOBACCO (a) em 1914. (1).

Observação do escriba - Sobre a SOUZA CRUZ, já fizemos alguns comentários, baseados em outras fontes de informação.

Algumas marcas que fizeram parte da história do mercado de cigarros no Brasil. Cigarros JULIO MESQUITA, em homenagem ao Jornal Estado de São Paulo, cigarros TURCOS, cigarros BOLERO, cigarros ASTORIA, cigarros BELMONT, cigarros YOLANDA, cigarros DERBY CLUB, cigarros HOLLYWOOD, cigarros LUXOR, cigarros MINISTER, cigarros ODALISCA, cigarros LINCOLN, cigarros CONTINENTAL. (1).

Campanhas na TELEVISÃO - Alguns exemplos:

Em 1970 - Filme com cigarros HOLLYWOOD. Filme com os cigarros VILA RICA, tendo como garoto propaganda o tricampeão mundial de futebol Gerson, "o canhotinha de ouro". Filme com os cigarros CHANCELER. Filme com os cigarros PLAZA. Em 1978, filme com os cigarros LUIZ XV. Em 1979, filme com os cigarros MINISTER. Em 1983, filme com os cigarros CHARM. (1).

Pelo menos duas grandes companhias aéreas brasileiras distribuíam cigarros a bordo, na forma de amostra grátis - A VARIG - cigarros MINISTER e a VASP - cigarros HOLLYWOOD. Infelizmente as duas companhias aéreas foram extintas. (1).

7 - CONCLUSÃO - Para finalizar deixo aqui uma mensagem de reflexão sobre a importância da indústria de cigarros no atendimento às necessidades do ser humano. Afinal, se o homem tem o desejo ou a necessidade de fumar, alguma empresa deve prover a solução. Mas, até que ponto o uso de instrumentos de marketing, como, campanhas publicitárias, degustação de produtos, patrocínios de eventos e técnicas de merchandising pode ser considerado antiético? Até que ponto as técnicas de marketing visando à conquista de novos clientes e fidelização dos clientes atuais podem ser consideradas como práticas inapropriadas? E até que ponto o uso das estratégias de marketing visando à conversão dos fumantes ocasionais em fumantes inveterados são abomináveis? Gostaria de receber a sua opinião sobre esse assunto. Deixe aqui o seu comentário ou sua crítica sobre este tema (1). - Professor Artur Reis (b).

Em 28 de outubro de 2013, respondendo ao trabalho do Professor Artur Reis, um internauta trouxe uma boa notícia para os fumantes: Caro Prof. Artur, excelente trabalho de revisão. Estamos protocolando na ANVISA a primeira fábrica de cigarros isentos de tabaco e nicotina do Brasil. Creio que dentro de pouco tempo neste blog deverá constar um novo produto, que criamos para auxiliar quem deseja parar de fumar tabaco. Abraço! Alexander Perandin Moreira - Farmacêutico-Bioquímico. (2).

Observações do escriba - 1ª - Parabéns ao Professor Artur Reis pelo seu extenso e brilhante trabalho. 2ª - Desejamos ao Dr. Alexander Peradin Moreira, muita sorte perante a ANVISA, e muita determinação e credibilidade em seu trabalho. 3ª - A Dra. ANVISA, neste momento, e neste governo que aí está, está mais interessada em legalizar a maconha, por razões politiqueiras.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se Deus nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, 16 de janeiro de 2015.

Jorge Martins Cardoso - Médico - CREMESE - 573.

(a) - BRITISH AMERICAN TOBACCO - Esta empresa foi fundada originalmente em 1902, quando a Imperial Tobacco do Reino Unido fundiu-se à American Tobacco Company dos EUA, dando assim o surgimento da British American Tobacco Company Ltd. Mas, em 1911, a American Tobacco Company foi considerada um monopólio nos EUA, e portanto, teve de ser fragmentada. A partir de então a British American Tobacco passou a ser listada na bolsa de valores de Londres.

Em 1914, a British American Tobacco adquiriu a empresa brasileira de tabaco SOUZA CRUZ, que continua a ser a empresa líder de tabaco no Brasil. Em 1927, a British American Tobacco voltou ao mercado dos EUA, para comprar a Brown & Williamson. Na China a British American Tobacco passou a atingir uma quota do mercado de mais de 50%, mas suas operações foram nacionalizadas entre 1949 e 1952. A partir de 1960, a empresa diversificou os seus negócios, entrando na área de papel, celulose, cosméticos e serviços financeiros. Em 1999, foi classificada como a 2ª maior empresa do setor tabagista no mundo. (2).

(b) - Professor ARTUR REIS - Recife, PE, Brasil - Formação: Economista - PUC/RJ. Master in Business Administration - St. Marys University of San Antonio, Texas. MBA em Gestão para Excelência - SENAI - SC. Professor dos cursos: MBA em Marketing da FBV DeVry, MBA em Marketing & Vendas do Cedepe Business School - Laureate International Universities, MBA em Gestão de Serviços da FCAP/UPE e Pós-Graduação em Gestão da Comunicação Empresarial da FAFIRE Business School. Gerente de Planejamento e Desenvolvimento do SESI - PE. Consultor Empresarial. (1).

Fontes: (1) - Dra. Internet e Dr. Google - A história do Cigarro: A evolução de um produto Polêmico (Por Artur Reis). (2) - Dra. Internet, Dr. Google e Dra. Wikipédia.