A LIBERDADE... "Outro beija-flor, paquerando uma bonita "angélica" retrucou: O CIGARRO adverte: o governo atual é prejudicial à saúde". "CIENTISTAS POLÍTICOS" afirmam que o 2º beija-flor é da oposição!

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos...

11º Artigo Extra (XI)

A LIBERDADE de fumar...

25ª parte

Estamos escrevendo o presente artigo no dia 25 de dezembro de 2014, portanto BOAS FESTAS, para todas as leitoras e leitores. Acrescente-se ainda, nossos votos de muita PROSPERIDADE em 2015. E retornamos ao fumacê!

HOLLYWOOD em Cuba - Houve festa na quarta (17-12-2014) na Rua da Candelária, no centro do Rio, sede da SOUZA CRUZ. A multinacional do tabaco aposta no crescimento do mercado cubano com a decisão de Obama de liberar remessas de dinheiro de cubanos exilados nos EUA. (1).

FUMAÇA que segue... A empresa atua em Cuba há 19 anos através da Brascuba, uma joint venture com o governo de Raul Castro. Lá, comercializa marcas locais como Popular e Cohiba e até mesmo a brasileira HOLLYWOOD. (1).

E já que falamos da SOUZA CRUZ e da "boa" fumaça do HOLLYWOOD, então, um pouco de história.

Albino Souza Cruz, nasceu em 1870, na pequena Santa Eulália da Palmeira, no interior de Portugal. Emigrou para o Brasil em 15 de novembro de 1885, aportando no Rio de Janeiro, com 15 anos de idade, trazendo apenas o irmão menor e uma carta de recomendação para o seu primeiro emprego, justamente em uma fábrica de cigarros. O empreendimento tinha o nome de Imperial Estabelecimento de Fumo e era responsável pela produção do então famoso fumo Veado. Outras fontes informam que o nome do empreendimento era chamado Fábrica de Fumos Veado. O estabelecimento era de propriedade do também imigrante português, Conde de Agrolongo. O jovem Albino Souza Cruz trabalhou durante dezoito anos nessa fábrica. (2).

Aos 33 anos, depois de acumular algumas economias e um grande conhecimento sobre o ramo, Albino partiu para abrir seu próprio negócio, instalando-se num pequeno prédio (um sobrado) no centro do Rio de Janeiro, e começou a produzir cigarros enrolados em papel, uma novidade que em pouco tempo se espalhou pela sociedade. Foi no dia 25 de abril de 1903, com apenas 16 funcionários, que o jovem imigrante português, lançou a marca Dalila, o primeiro produto da nascente SOUZA CRUZ & CIA. Naqueles tempos, a manufatura de cigarros no Brasil era quase artesanal. A empresa começou a sua história inovando, pois seus primeiros cigarros já vinham enrolados em papel, quando a prática era a venda do fumo em corda, cortado em pedacinhos e enrolado em palha de milho pelos próprios consumidores. (2).

O sucesso do produto nas tabacarias da então Capital Federal (Rio de Janeiro) foi rápido, e obrigou Albino a expandir a produção. Além de inovar com a primeira máquina do Brasil que produzia cigarros já enrolados em papel, ele também criava os nomes dos produtos - Dalila foi o primeiro, que deu sequência a uma série de marcas com nomes de mulheres. Antecipando-se às modernas técnicas de promoção, ele introduziu dentro das carteiras de cigarros os "vales", que davam direito a prêmios, provocando um grande impulso nas vendas. (2).

Em 1910, a Souza Cruz comprou a imponente Imperial Fábrica de Rapé Paulo Cordeiro, na Rua Conde de Bonfim, nas matas da Tijuca. Para lá foram transferidas suas instalações industriais e o rapé foi aos poucos sendo substituído pelos cigarros. Mas eram necessários mais recursos e aporte de tecnologia para que a empresa pudesse acelerar seu ritmo de crescimento. E, para atingir esses objetivos, Albino transformou a empresa em uma sociedade anônima em 1914, passando o controle acionário ao grupo BAT (British American Tobacco). Esta mudança alavancou o crescimento da empresa, levando-a a se tornar a maior indústria de fumo da América Latina. (2).

LOIRA INFERNAL - A profética trajetória de Albino Souza Cruz, o fabricante de cigarros, e suas musas fatais. (3).

"Eu quero a loura infernal". Assim se pedia Yolanda, um dos cigarros de maior popularidade do início do século passado, à venda naqueles botequins. A "loura infernal" era a musa inspiradora de Albino Souza Cruz. Pouco se sabe sobre a artista e modelo Yolanda D'Alencar, mas as fotos mostram muito, pois ela chegou a posar nua para o rótulo do cigarro. Várias outras musas ajudaram o empresário a tornar seu produto um fenômeno da indústria brasileira: Dalila, Rosita, Primavera, Sudan e Marly, nomes estampados para atrair principalmente os homens, embora com a segunda intenção de facilitar o acesso também às mulheres, então pouco interessadas na prática de fumar. (3).

A ideia de utilizar mulheres para vender produtos, portanto, vem de longe. Souza Cruz foi pioneiro em outras técnicas de marketing, como a de colocar dentro dos maços vales depois trocados por prêmios. Com essas e outras, o português, que nunca experimentou a droga, iniciou um império que hoje movimenta milhões de dólares ao ano, somente no Brasil, a mais de 30 milhões de dependentes. (3).

Albino Souza Cruz escolhia pessoalmente os nomes das musas. Yolanda tornou-se a mais famosa e permaneceu no mercado por três décadas, tempo de sucesso extraordinário para uma marca. Muitas alterações foram feitas no rótulo ao longo dos anos. A mulher que segurava um tridente acabou substituída por uma que só mostrava o rosto e cujos cabelos não eram mais pretos e sim louros. Mas a intimidade dos fumantes com Yolanda só aumentava. (3).

BILHETE DA SORTE - Ano de 1885, Largo do Rossio, Lisboa. Um garoto de 15 anos, com o irmão caçula a tiracolo, troca uma moeda por um bilhetinho da sorte que pega no bico de um canário: "És inclinado a passar águas do mar. Terás de lutar muito pela vida e por fim serás feliz", dizia o papelote. No dia 15 de novembro do mesmo ano (1885), a primeira parte da predição se concretizou. Albino Souza Cruz saiu de Santa Eulália da Palmeira, um lugarejo do interior de Portugal, cruzando o Atlântico na terceira classe de um navio. Cheio de sonhos aportou no Rio de Janeiro e, já no segundo dia em terras brasileiras, começou a cumprir a outra parte da profecia. Portando uma recomendação, dirigiu-se à Fábrica de Fumos Veado. Trabalhou duro por 18 anos na empresa, sendo recompensado por um sólido conhecimento no ramo e algumas economias. (3).

Em 1962, dono da maior indústria de fumos da América Latina e maior contribuinte de impostos no Brasil, Albino Souza Cruz retirou-se da presidência. Faleceu em 1966, aos 97 anos, de câncer de cólon, sem nunca ter provado um cigarro. Talvez sem remorsos, apesar dos malefícios à saúde provocados pelo produto que o enriqueceu. É que os primeiros trabalhos científicos sobre as consequências da atração pela loura fatal surgiram apenas em meados da década de 60. (3).

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se Deus nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, 25 de dezembro de 2014.

Jorge Martins Cardoso - Médico - CREMESE - 573.

Fontes: (1) - Publicado pelo jornalista Ancelmo Gois, no jornal O GLOBO, e aqui em Aracaju reproduzido pelo JORNAL DA CIDADE, no dia 19 de dezembro de 2014, caderno C, página 3. (2) - Dra. Internet, Dr. Google e Dra. Wikipédia - MUNDO DAS MARCAS. (3) - Dra. Internet e Dr. Google, por Raquel Santos.

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos...

11º Artigo Extra (XI)

A LIBERDADE de fumar...

26ª parte

Em 1911, a marca Dalila se tornaria conhecida também na forma de cigarrilhas que a empresa começou a produzir.

Em 1920, a empresa iniciou o processo de fomento da produção de fumo na região sul e instalou sua primeira usina de beneficiamento de fumo em Santa Cruz do Sul (RS). A Souza Cruz se tornou líder absoluta do mercado brasileiro, conquista alcançada no final dos anos 50, com uma produção de aproximadamente 21 bilhões de cigarros. As exportações foram iniciadas em 1970.

No dia 25 de abril de 2003, a empresa celebrou seu primeiro centenário com a inauguração da fábrica Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. Colocando em operação uma das mais modernas unidades produtoras de cigarros do mundo, a empresa enfatizou o valor mais importante da sua origem: a visão e a crença do futuro.

Os avanços não pararam por aí. Em uma ampliação do Complexo Industrial de Cachoeirinha, em 2007, foi inaugurado o novo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento, que hoje se chama Regional Product Centre Américas, um dos mais avançados centros de pesquisas do mundo.

Em 2009, realizou mais um projeto: a inauguração do Parque Gráfico, também no Complexo Industrial de Cachoeirinha. Recentemente a empresa resolveu enxugar seu portfólio, reduzindo suas marcas ativas de 15 para 12 ao deixar de produzir as marcas de cigarro Continental, Minister e Belmont.

Durante toda a sua história, a SOUZA CRUZ seguiu sua vocação de pioneirismo e inovação, lançando o papel aluminizado nas embalagens (Odalisca - 1920), o primeiro cigarro com filtro (Minister - 1960), o primeiro cigarro com baixos teores (Advance - 1979) e a tecnologia do filtro de carvão ativado (Kent - 2002). Quando o assunto é liderança de mercado, dois nomes se destacam: Continental, lançado em 1936, chegou a fazer tanto sucesso que, em 1959, suas vendas representavam 63% do volume total da SOUZA CRUZ; e Yolanda, lançado como homenagem à modelo Yolanda Alencar, com uma foto pioneira no rótulo, que de tão popular, entrou até em letra de música de sucesso do famoso compositor popular paulista Adoniram Barbosa.

AS MARCAS - Em mais de cem anos, foram dezenas de marcas. Algumas vieram, saíram, voltaram em nova forma. Outras evoluíram por décadas. Cada uma delas conta um pedaço da pioneira história da SOUZA CRUZ.

HOLLYWOOD - É a mais antiga das marcas comercializadas pela empresa. Lançada em 1931 para concorrer com Monroe, da fábrica Veado, onde Albino Souza Cruz começou a trabalhar quando chegou de Portugal, logo conquistou seu público, permanecendo sempre entre as mais vendidas e, com o lançamento da versão king size com filtro, em 1967, prosseguiu sua carreira de sucesso, chegando aos anos 80 como a marca mais vendida no Brasil e a sexta no mundo. Atualmente, o objetivo de Hollywood é posicionar-se como referência de sabor, com apresentações de misturas de fumo típicas das mais consumidas no mundo. Apresentada inicialmente nas versões Turkish Blend, Australian Blend, American Blend, Caribbean Blend, Alps Ice Blend e Original Blend, a linha evoluiu para o conceito Sabor Sem Fronteiras, incorporando em 2008 o Hollywood Califórnia. O ano de 2009 começou com o lançamento das novas embalagens, dando continuidade ao processo de modernização da marca. Hoje em dia a marca tem uma participação de 10,4% no mercado total.

LUCKY STRIKE - Considerada um ícone, a marca foi lançada em 1917 nos Estados Unidos, com grande sucesso. Em 2008, a marca apresentou um crescimento de 19,3% no volume de vendas no Brasil.

VOGUE - Criada em 1932, Vogue é uma marca internacional, consolidada no mercado europeu e em mais de 50 países. Em 2009, a SOUZA CRUZ começou a produzir a Vogue no Brasil, ampliando seu portfólio Premium. A marca chegou para substituir a tradicional Capri, que deixou de ser produzida.

CARLTON - Criada em 1964, Carlton tinha como objetivo ser a primeira marca da SOUZA CRUZ voltada para o segmento Premium. Desde 2001 a marca tem estendido sua linha para as versões Red, Blue, Silver, Mint, Crema e Cappucino, entre outras. Recentemente assumiu um novo posicionamento, incorporando a marca Dunhill, usada internacionalmente pela BAT (British American Tobacco) desde 1907 e atualmente vendida em mais de cem países.

CHARM - Lançada em 1972.

FREE - Lançada em 1984, em apenas cinco meses de mercado tornou-se líder no segmento de cigarros com teores iguais ou abaixo de 7 mg de alcatrão. A marca ficou extremamente conhecida pelo slogan "Pelo menos alguma coisa a gente tem em comum".

DERBY - Lançado em 1993 com o slogan "O sabor que conquistou o Brasil", o cigarro rapidamente conquistou milhões de varejistas e consumidores dos quatro cantos do Brasil atingindo o primeiro lugar nas vendas em apenas três meses de existência (28,3% de participação no mercado total). É responsável por 1 em cada 3 cigarros vendidos legalmente no país. Atualmente a marca é dividida em quatro linhas: DERBY Vermelho Sol, DERBY Verde Floresta, DERBY Azul Mar e DERBY Prata Céu.

Além das marcas líderes e as de porte internacional (possui licença para a produção da marca CAMEL), a SOUZA CRUZ comercializa ainda CHARM, HILTON, PLAZA e RITZ que atendem a segmentos fiéis de consumidores. (1).

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se Deus nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, 27 de dezembro de 2014.

Jorge Martins Cardoso - Médico - CREMESE - 573.

Fonte: (1) - Dra. Internet. Dr. Google e Dra. Wikipédia - MUNDO DAS MARCAS.

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos...

11º Artigo Extra (XI)

A LIBERDADE de fumar...

27ª parte

O controle da produção - A SOUZA CRUZ atua em todo o ciclo do produto, desde a produção e processamento de fumo, até a fabricação e distribuição de cigarros. Para obter a sua matéria-prima, atua de maneira integrada com cerca de 40 mil produtores de fumo, principalmente nos três estados da região sul do BRASIL, em um sistema pioneiro de parceria desde 1918.

A empresa fornece insumos e presta orientação aos produtores em todas as fases da cultura de produção do fumo, além de garantir a compra de toda a produção. No fim da cadeia produtiva, mais de 250 mil varejos, em quase cinco mil municípios do BRASIL, são atendidos diretamente pela empresa. O abastecimento dos pontos de venda atendidos pela SOUZA CRUZ é realizado através de 2.500 veículos de venda e distribuição. Mais de dois mil colaboradores estão envolvidos nesta operação nacional, entre vendedores, motoristas e auxiliares. O sistema de produção integrada da SOUZA CRUZ produz mais de 113 mil toneladas de fumo para exportação, atendendo a mais de 50 países nos cinco continentes. A empresa comercializa 73 bilhões de unidades de cigarro por ano.

Dados Corporativos

. Origem: BRASIL

. Fundação: 25 de abril de 1903

. Fundador: Albino SOUZA CRUZ

. Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil.

. Proprietário da marca: BAT (British American Tobacco)

. Capital aberto: Sim (1946)

. Presidente do conselho: Mark Martijn Conbben

. Presidente: Dante João Leti

. Faturamento: R$ 12.1 bilhões (2009)

. Lucro: R$ 1.48 bilhões (2009)

. Valor de mercado: R$ 25.5 bilhões (janeiro/2011)

. Fábricas: duas

. Presença global: 50 países

. Presença no BRASIL: Sim

. Funcionários: 7.500

. Segmento: Tabaco

. Principais produtos: Cigarros

. Principais marcas: DERBY, HOLLYWOOD, FREE, CARLTON,

LUCKY STRIKE e CAMEL.

. Slogan: Há mais de 100 anos contribuindo

para o desenvolvimento do Brasil

. Web site: www.souzacruz.com.br

A marca no mundo - A SOUZA CRUZ, uma empresa do grupo BAT (British American Tobacco), é um dos cinco maiores grupos privados do país. Com duas modernas fábricas (Cachoeirinha no Rio Grande do Sul e Uberlândia em Minas Gerais), quatro usinas de processamento (Santa Cruz do Sul, RS; Blumenau, SC; Rio Negro, PR; e Patos, PB) e uma capacidade instalada de 110 bilhões de cigarros por ano, é a líder absoluta do mercado brasileiro, com aproximadamente 62% de participação. Entre as dez marcas mais vendidas no país, seis são produtos SOUZA CRUZ.

A empresa chega a empregar nove mil pessoas no período de compra e beneficiamento de fumo. (1).

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se Deus nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, 29 de dezembro de 2014.

Jorge Martins Cardoso - Médico - CREMESE - 573.

Fontes: (1) - Dra. Internet, Dr. Google e Dra. Wikipédia - MUNDO DAS MARCAS. As informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócio), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipédia (informações devidamente checadas). Última atualização em 28/01/2011.