A LIBERDADE... "No passado distante, o futebol brasileiro era jogado com uma bola redonda! No presente, a "bola" é QUADRADA..."

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos...

11º Artigo Extra (XI)

A LIBERDADE de fumar...

23ª parte

e) - American Medical Association - A Associação Médica Americana (AMA), foi fundada em 1847 e incorporada em 1897. É a maior associação de médicos de ambos os MDs e DOs - e estudantes de medicina nos Estados Unidos. Sua sede fica em Chicago, Illinois, EUA. A língua oficial é o inglês e o seu atual presidente é Robert M. Wah, MD. A missão declarada da AMA é promover a arte e a ciência da medicina para a melhoria da saúde pública. A AMA também publica o Journal of the American Medical Association (JAMA), que tem a maior circulação entre as revistas médicas semanais no mundo.

A AMA tem um dos maiores orçamentos de lobby político, do que qualquer outra organização nos Estados Unidos. As suas posições políticas ao longo de sua história têm sido muitas vezes controversas. Na década de 1990, a AMA fez parte da coligação que derrotou a reforma dos cuidados de saúde avançados, que seriam implantados por Hillary e Bill Clinton. Coletâneas de artigos da associação, que datam da década de 1860 ao final de 1960, são encontradas na Biblioteca Nacional de Medicina. A AMA apoiou a guerra contra as drogas, proporcionando uma desculpa médica para reprimir a maconha - uso na década de 90. (1).

f) Café Sarasani - Foi um café na cidade holandesa de Utrecht, no qual, a partir de 1968, começou a vender maconha. É de se acreditar, que os seus frequentadores também fumassem maconha, no interior do café, com objetivos puramente "recreativos". O seu principal mentor, o empresário Holly Hasenhos, foi morto em 1984, numa troca de tiros com a polícia. O Café Sarasani parece ter fechado suas portas definitivamente em 2007. (1).

Cânhamo (*), substantivo masculino. (l. ibérico cannabu, pelo cast. cáñamo). 1. Botânica. Erva centro-asiática, da família das Moráceas (Cannabis sativa), frequentemente cultivada por ser importante fornecedora de fibras têxteis, resistentes, próprias para a fabricação de cordões e tecidos grossos; cânhamo indiano. 2. Fio extraído dessa planta. 3. Botânica. Designação que se dá a outras plantas têxteis, porém de famílias diferentes. - cânhamo-americano: planta amarilídea (Agave americana). Ainda são citados: C.-aquático; C.-brasileiro; C.-caloni; C.-da-áfrica; C.-da-nova-zelândia; C.-de-bengala; C.-de-bombaim; C.-de-creta; C.-de-manilha; C.-do-canadá; C.-do-japão; C.-picante. (2).

Cânhamo (**) - (Cannabis ruderalis) ou cânhamo industrial é o nome que recebem as variedades da planta Cannabis e o nome da fibra que se obtém destas, que tem, entre outros, usos têxteis. Além de tecidos, o cânhamo é utilizado na fabricação de papel, cordas, alimentos (principalmente forragem animal) e para a fabricação de óleos, resinas e combustíveis. Em muitos países, os limites máximos de concentração do psicoativo tetraidrocanabinol (THC) no cânhamo são fixados por lei, o que estimula o cultivo de linhagens da planta com baixo nível de THC ou mesmo a remoção dessa substância das plantas.

Cultivo - Muito cultivado em várias partes do mundo, inclusive na Europa, onde a União Européia, em 1998, o legalizou e autorizou inclusive o subsídio ao linho de cânhamo. Não existem limitações quanto ao seu cultivo, sendo apenas necessário informar o Ministério da Agricultura e as autoridades nacionais e locais. Não confundir com a marijuana, cujo teor de THC é bem superior ao do cânhamo, apesar de ambos pertencerem à mesma família, Cannabis.

Portugal - O cultivo do cânhamo em terras portuguesas iniciou-se por volta do século XIV e seguintes, pois era matéria prima para a preparação de cabos e velas para as embarcações portuguesas. Nas colônias foram criadas feitorias para produção de linho de cânhamo, como a Real Feitoria do Linho Cânhamo no Brasil. Em 1971 esta cultura foi considerada ilegal devido à maconha, uma decisão posteriormente revogada pela União Europeia. Entretanto, em 2013 foi criada uma cooperativa (CANAPOR) para recomeçar o cultivo do cânhamo em Portugal.

Utilização - A planta é integralmente utilizada para os mais diversos fins, mas destaca-se especialmente a sua fibra, também chamada de filame, muito usada na indústria de papel, pois um hectare de cânhamo produz o mesmo que quatro hectares de eucaliptos, num período de vinte anos. Fibras de cânhamo - A indústria têxtil também é um bom mercado para o cânhamo, por este ser cinco vezes mais resistente que o algodão, e com seus longos feixes de até 4,5 metros é usado para fabricar cordas e amarras de navios, pois são bastante resistentes.

O cânhamo ainda é utilizado na indústria de cosméticos, na indústria mecânica e na alimentação humana e animal. Diferentes variedades de cânhamo possuem diferentes concentrações do psicoativo da maconha, o tetraidrocanabinol (THC). (1).

1º intervalo aleatório do escriba - Após escrever que um governo de esquerda, era uma forma de governo no qual todo cidadão era obrigado a escrever com a mão esquerda, recebemos centenas de mensagens eletrônicas, questionando o que, num governo de esquerda, os dirigentes faziam com a mão direita. Respondi displicentemente: com a mão direita eles colocam dólares nas cuecas, invadem terras e apartamentos, criam o mensalão e manipulam o petrolão.

2º intervalo aleatório do escriba - E, ainda, comem caviar com as duas mãos...

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se Deus nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, 18 de dezembro de 2014.

Jorge Martins Cardoso - Médico - CREMESE - 573.

Fontes: (1) - Dra. Wikipédia. (2) - Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa - Encyclopaedia Britannica do Brasil - Companhia Melhoramentos de São Paulo - Indústrias de Papel - 11ª Edição - 1989 - página 348.