Bom Dia Sol
Até hoje o sol já nasceu para mim 26.229 vezes. É pouco em relação aos bilhões de vezes que já nasceu para a humanidade, mas é muito para quem nem chegou a essa quantidade.
Como gosto de contemplar o Astro-Rei, costumo acordar cedo para vê-lo nascer no horizonte do mar, ao caminhar pela bela orla de Maceió. Hoje, sem nenhuma nuvem, fui presenteado pela natureza, ao vê-lo emergir das águas do oceano, como se ali estivesse mergulhado. Estava se escondendo para os japoneses, lá do Oriente, ao tempo em que aparecia para nós, brasileiros, cá do Ocidente. Um belo espetáculo da Natureza. Lentamente, na nossa percepção, mas numa velocidade extraordinária, uma vez que em 24 horas o nosso planeta gira os 360 graus, voltando à mesma posição anterior, em relação ao amanhecer ou anoitecer. Muitas opiniões já ouvi sobre o que é mais bonito, se o nascer ou pôr do sol. Até aquela, cuja justificativa era de que “nunca tinha visto o sol nascer”. Portanto, só conhecia a segunda alternativa.
Cada uma, com sua beleza, é um presente de Deus. A mais bela é uma questão de concepção, conforme cada reflexão. Prefiro contemplar esses dois fenômenos que a natureza nos oferece, como forma de valorizar cada vez mais a própria vida. Ele é o relógio natural da nossa existência. E há de continuar girando para a humanidade, mesmo quando dela fizermos parte apenas pela história. Por isso, a cada dia, enquanto puder, hei de contemplar esse astro que sem ele não existiria a vida na Terra. Bom dia, meu Rei Sol.