O QUE É DEPRESSÃO?

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar.

Erich Fromm

O escritor e intelectual norteamericano Robert L. Leahy B.A., Ph.D, Universidade de Yale. Diretor do Instituto Americano de Terapia Cognitiva, na cidade de Nova York, e professor na Escola Médica de Weill-Cornell. Que também foi presidente da Associação de Terapia Comportamental e Cognitiva, da Associação Internacional de Terapia Cognitiva e da Academia de Terapia Cognitiva. Recebeu o prêmio Aaron T. Beck por Contribuições Relevantes em Terapia Cognitivo-comportamental, acaba de escrever e lançar para o mercado nacional e internacional, o livro denominado: “VENÇA A DEPRESSÃO” e com subtema “ANTES QUE ELA VENÇA VOCÊ”. A referida obra foi publicada através da Editora Grupo “A” Lançamentos, tem 284 páginas, vocabulário acessível ou de fácil compreensão pelos leitores das mais diversas áreas do conhecimento humano, não obstante que o escrito seja destino aos profissionais das áreas: Psicologia, Psicanálise, Medicina e Saúde em geral. E assim sendo, “nunca despreze as pessoas deprimidas.

A depressão é o último estágio da dor humana”, no dizer de Augusto Cury.

A obra tem treze capítulos e apêndices “A” e “B”, desenvolvendo com solidez e conhecimento a temática: Capítulo 1. O que é depressão? Capítulo 2. A mente deprimida; Capítulo 3. “Nada dá certo”: como superar a sua falta de esperança;

Capítulo 4. “Eu sou um perdedor”: como lidar com a sua autocrítica;

Capítulo 5. “Não suporto cometer erros”: como sentir-se “suficientemente bom”;

Capítulo 6. “Eu não consigo fazer nada”: como estimular a sua motivação;

Capítulo 7. “Eu não consigo me decidir”: como superar a sua indecisão;

Capítulo 8. “Eu fico pensando repetidamente...”: como superar a sua ruminação;

Capítulo 9. “Eu sou um fardo”: como tornar suas amizades mais gratificantes;

Capítulo 10. “Eu não suporto ficar sozinho”: como superar a sua solidão;

Capítulo 11. “Meu relacionamento está desmoronando”: como fortalecer o seu relacionamento íntimo; Capítulo 12. “Agora que estou melhor, como faço para continuar bem?”: como prevenir a recaída; Capítulo 13. Considerações finais;

Apêndices: “A” - Tratamentos biológicos para a sua depressão; e “B” - Recursos para tratamento adicional. O pensador espiritualista Chico Xavier nos ensina que “ tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão...”.

A obra mencionada foi traduzida para língua portuguesa por Tradução:

Sandra Maria Mallmann da Rosa, com revisão técnica de Bernard Rangé, igualmente Doutor em Psicologia, professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É uma obra relativamente interessante tendo em vista que tratar do mal que vem se desenrolando ao longo dos milênios sobre parte da humanidade no tocante a sensibilidade e emotividade humana. É um bom principio para quer conhecer melhor sobre depressão sem ter que primeiro sentir esse fenômeno sempre presente em todas as sociedades que o mundo passado, presente e futuro, terá que aprender a conviver com certas e determinadas mudanças comportamentais existenciais, onde indivíduos de todas as classes sociais dela fazem parte. E até porque Sigmund Freud nos informa que “antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa auto-estima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas”. Não se tem dúvida que a pessoa que vive de aparências ou finge ser quem não é corre sérios riscos de entrar em depressão, segundo autor desconhecido.

Assim sendo, se você se sente perseguido sem motivos aparentes através de pensamentos negativos constantes e ou até mesmo estagnados sobre si mesmo, onde seu emocional pessoal sempre está sobrecarregado pela solidão social, amorosa, espiritual, profissional, política, etc., paralisado parcial e ou totalmente pelo simples fato de ter medo de falhar? Pensando desse modo sua resposta é in loco “sim”, nada vai dá certo, tudo vai dá errado, então nunca se sinta só na face da terra. Faça algo pensando que vai dá certo, mesmo que nem tudo venha dá certo. Faça algo diferente e saia dessa solidão, logo, pois, isso é a depressão que afeta milhões de pessoas no mundo que conhecemos em todos os continentes e que você é um desses participantes, procure imediatamente algum tipo de tratamento através de profissionais da área da psicologia, medicina e ou psicanálise, enquanto é tempo, pois, somente com tratamento efeito você irá sim senhor superar as dúvidas que você tem sobre si próprio. Levante a cabeça e pense positivo, vá em frente e seja vitorioso em seus pensamentos, suas atividades profissionais e relações pessoais familiares e no ambiente de trabalho. Tente fazer uma leitura sobre a obra de Robert L. Leahy, aqui mencionada, pois, trata-se de um autor de Best-sellers, mundialmente reconhecido no meio acadêmico quando se fala de pesquisa sobre a terapia cognitiva. Conheça as causas, os sintomas e o tratamento adequado para livrar-se da depressão antes que ela vença você, uma vez que as histórias reais e meras instruções simples, incluídas na referida obra, irão sem sombra de dúvidas ajudar você a entender melhor a depressão sua ou de alguém enquanto doença e escolher a melhor maneira de tratá-la antes que lhe seja tarde demais.

O criador da terapia cognitivo-comportamental Aaron T. Beck, tece comentário sobre a obra: “Vença a depressão antes que ela vença você”, de Robert L. Leahy, quando afirma que é “um excelente guia escrito por um excelente clínico. Leitura indispensável para todos que sofrem com a depressão”. Depressão mata sim senhor! Tenha sempre em mente que “a depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado”¹, por isso é importante conhecer as causas, os sintomas e formas de tratamentos de depressão².

..........................

¹ Cf.: Minha Vida. In.:< http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao >. Página acessada em 06/04/2015.

²Cf.: Psicólogo SP.com. In.: < http://www.psicologosp.com/2011/12/depressao.html > . Página acessada em 06/04/2015.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 07/04/2015
Código do texto: T5198440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.