DIA MUNDIAL DE CONSCIÊNCIA DO AUTISMO 
02 DE ABRIL

O QUE É AUTISMO?
É uma disfunção celebral, que acontece antes dos três anos de idade e que afeta o desenvolvimento global do indivíduo, ou seja, uma síndrome de causa orgânica ainda não especificada e para a qual não há cura. Nela o cérebro tem dificuldade em processar as informações de maneira integrada e contínua e busca a harmonia e a organização através de movimentos repetitivos, do apego a objetos e rotinas. Isto leva a três dificuldades básicas no autismo: na comunicação, na socialização e no comportamento! Atualmente adotou-se o conceito "transtorno do espectro autista" (TEA) para englobar desde os indivíduos muito comprometidos até os altamente capazes e inteligentes (Síndrome de Asperger).

COMO DIAGNOSTICAR O AUTISMO?
Não existem exames laboratoriais para confirmar o problema. O diagnóstico é clínico, feito pelo médico neurologista e ou psiquiatra através da observação do comportamento do indivíduo e de questionários realizados com os pais. Para tal é necessário que estes profissionais sejam experientes  no assunto!

QUEM PODE OBSERVAR E ENCAMINHAR PARA O DIAGNÓSTICO?
Os pais, médicos, pediatras e demais agentes de saúde, cuidadores de creches, babás, professores e demais pessoas que mantém contato sistemático com o indivíduo.

QUE SINAIS PODEMOS OBSERVAR EM BEBÊS E CIRANÇAS?
Alguns bebês podem apresentar alterações de sono;
Bebês autistas têm dificuldade de se aconchegarem à mãe;
Autistas podem ter hábitos alimentares muito seltivos;
Autistas têm dificuldade em manter a atenção compartilhada com o outro, sobre um mesmo objeto ou ação;
Olham de maneira diferente, se prendendo a pequenos detalhes; o contato visual pode ser muito rápido, ou inexistente, com pessoas e objetos; parecem indiferentes;
Podem não apresenta surpresa em brincadeiras do tipo: cadê?...? achou!...;
Autistas geralmente buscam conforto em comportamentos estereotipados, ou seja, repetitivos e idênticos que podem permanecer até a idade adulta: são moviemtos corporais, de antebraços e mãos (flapping), do trornco (rocking), fascinação pela água e obsessão por objetos e rotinas;
Geralamente se encaixam em uma destas três categorias de interação social isolado, passivo e estranho;
Podem parecer "surdos". não atendendo o chamado dos pais e das pessoas em geral;
Os bebês geralmente não apresentam movimentos antecipatórios (não antecipam ações);
Podem ter aversão ao contato físico, evitando relacionar-se com pessoas e situações;
Podem ter dificuldade em "fazer de conta";
Crianças autistas podem apresentar hipersensibilidade a sons (baixa tolelância ou reações exageradas, como tampar os ouvidos, gritar);
Podem apresentar "ecolalia", que é a reptição imediata ou tardia daquilo que ouviram, até mesmo da entonação;
Crianças autistas podem apresentar tendência ao isolamento social;
Instrumentizam as pessoas para obter o que desejam;
Podem andar nas pontas dos pés;
Gostam de girar objetos e objetos que possuem movimento giratório; podem apresentar autoagressão;
Podem apresentar movimentos e comportamentos "estranhos";
É comum o interesse circunscrito (preferência por temas específicos) e habilidades especiais (montagem de quebra cabeça e jogos eletrônicos), nos quais se saem muito bem e até nos surpreendem;
Parecem não ter medo, limite ou sentirem dor.


POR QUE É IMPORTANTE DIAGNOSTICAR O MAIS PRECOCEMENTE O PROBLEMA?
Porque o indivíduo iniciará precocemente as intervenções necessárias (tratamento) e os pais serão orientados. Isto permite um melhor desenvolviento da funcionalidade cerebral e que a família se sinta apoiada e mais segura. Muitas dificuldades pdoerão ser então evitadas ou amenizadas. Não se trata de rotular o bebê/criança/jovem, mas o de direcionar as ações potencializando o que eles têm de melhor!

QUEM TRATA O AUTISMO?
Uma equipe multiprofissional, composta basicamente por médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicopedagogo.

ONDE ENCONTAR ESTA EQUIPE EM SUA CIDADE?
Na APAE! Lá contamos com a equipe do Setor PÉTALA, que trabalha com o autimo e patologias associadas. Alé dos profissionais já citados, encontramos ainda acompanhamento social, salas de aula estruturadas segundo o método TEACCH, especialmente desenvolvido para o autismo, professoras especializadas, hidroterapia e sala de Integração Sensorial, recursos terapêuticos importantes no tatamento. 

CURIOSIDADES À RESPEITO DO AUTISMO
- No início o autismo estava assoicado às chamadas "mães frias e distantes", conceito que felizmento "caiu por terra" quando o autismo passou a ser considerado uma sidrome;
- A síndrome é mais frequente em meninos (70%): dai a escolha da cor azul para representar o autismo;
- A ONU decretou 02 de abril é o DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO;
- Embora a deficência intelectual (nos mais variados graus) esteja presente em 70% dos autistas, muitos deles são extremamente inteligentes (Síndrome de Asperger);
- Pessoas com autismo são capazes de proezas incríveis tais como : cálculos matemáticos, domínio sobre o tom absoluto na música, leitura precoce, memorização detalhada de mapas, livros, temas, etc;
- Estima-se que existam cerca de 2 milhoes de autistas em nosso país e 70 milhões em todo o mundo;
- Exemplos de aritista famosos: Temple Grandin, Van Gogh, Thomas Jefferson, Albert Einstein, Bill Gates;
- Alguns filmes sobre autismo: "Temple Grandin". "Rain Man", "Retratos de Família", "Testemunha do Silêncio", "Código para o Inferno", "Uma Viagem Inesperada", "Loucos de Amor", "Um Amigo Inesperado", "Autismo: O Musical", "Adam".
                     

Fonte:PÉTALA -Programa Educacional de Tratamento e Apoio à Pessoa Autista- ( e, outros apoios)
Peaquisa: Rodolfo Antonio de Gaspapri-Roangas-

Música de Fundo: Xuy -Autor: Cristian Romanelli-Projeto:"Dois Mil Anos Para Isso"
 
   
Programa Educacional de Tratamento e Apoio à Pessoa Autista
Enviado por roangas em 02/04/2015
Reeditado em 02/04/2015
Código do texto: T5192794
Classificação de conteúdo: seguro
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