Mágoas
 
Quem nunca se sentiu magoado com alguma coisa ou alguém? Todos nós passamos, durante o processo evolutivo,por situações que nos trazem dor e sofrimento. Quando crianças temos problemas na escola, dificuldade de se enturmar, apresentamos timidez ou agressividade e nos magoamos com professores e colegas. Na adolescência, a adaptação é sofrida, continuam as mágoas, depois na fase adulta acalentamos expectativas e sonhos que por vezes ficam pelo caminho e nos geram mágoas com família e amigos.

As mágoas são sentimentos negativos que ficaram em nosso inconsciente e vem à tona toda vez que nos sentimos descontentes, pois como as mágoas não foram elaboradas, elas permanecem a incomodar o indivíduo.Elas nos causam dor e sofrimento, além de serem responsáveis por uma gama de doenças, principalmente as auto-imunes tais como: lúpus, artrite e até mesmo o câncer. O sofrimento causado pelas mágoas é enorme tanto físico, mental e emocional.

Ao se identificar a emoção que gera a mágoa, é preciso trabalhar esta emoção, pois se escondermos e tentarmos driblar a situação o mal será sempre alimentado, ou seja, diante de uma frustração a mágoa instalada se tornará mais forte e propensa a causar desconforto na vida, desestruturando o indivíduo, a ponto de causar o desgaste de sua vida familiar, social, familiar e profissional, chegando ao ápice de alumas pessoas cometerem o suicídio.

O conflito interno precisa ser resolvido para ter uma vida mais saudável, a solução pode vir por caminhos diversos, como a terapia, a meditação, a busca interior através da reflexão,qualquer atitude que busque a abertura da consciência e libere o indivíduo deste sentimento.

As religiões indicam orações e o perdão, caso que a ciência ainda discute mas com certeza o perdão pode aliviar a pessoa desta sensação angustiante, que é ficar magoado, ressentido e carregar isto para toda a vida. O perdão não significa se humilhar e sim se libertar daquela emoção. Assim quando acontecer a pessoa ficará em paz consigo e com os outros, o fato ou a circunstância não acarretará mais sofrimento.

Tudo é válido, tudo é bem vindo quando se busca a paz interior.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 26/02/2015
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T5150775
Classificação de conteúdo: seguro