Dia Mundial de Combate Ao Câncer…
São Paulo lança Programa Mulheres de Peito.
O Governo Do Estado De São Paulo-SP, através da Secretaria Estadual de Saúde, lança hoje (04.02.2015, dia Mundial de Combate ao Câncer, o Programa Intitulado Mulheres de Peito.
O programa visa atender mulheres que moram no Estado de São Paulo, e que tenham entre 50 e 69 anos, para realizarem exames para prevenção do câncer de mama sem a necessidade de encaminhamento médico.
Para tanto, basta as interessadas ligarem para o número 0800-779-0000, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 17 h e agendar o exame. O exame deve ser realizado, preferencialmente, no mesmo mês de aniversário da mulher, tendo em vista a necessidade da realização do exame ser bianual, há, de acordo com o programa a indicação de que, as mulheres nascidas em anos pares, deverão fazer o exame em anos pares e as nascidas em anos ímpares, da mesma forma, ou seja, deverão realizar o exame em anos ímpares.
Neste ano de 2015 especialmente, poderão agendar as mulheres nascidas nos anos ímpares e as nascidas nos anos pares que informarem não terem realizado o exame nos últimos dois anos.
Enquanto as Unidades Básicas de Saúde do Estado não estejam preparadas para a inclusão deste procedimento à sua rotina de trabalho, o agendamento do exame será realizado através da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde – CROSS.
É necessário esclarecer que todas as demais mulheres que não se encontram na faixa etária beneficiada pelo Programa, estarão normalmente recebendo o atendimento com o encaminhamento estabelecido em protocolo de rotina, ou seja, deverão passar por consulta e agendar o exame com o pedido médico em mãos.
A Secretaria de Saúde De São Paulo contará ainda com uma Outra estratégia para seguimento da campanha, nos próximos anos, buscar a mulher ativa. Parabenizando-a em seu mês de aniversário e lembrada da importância da realização do exame. Os gestores de cada Serviço, ficarão responsáveis pela orientação quanto ao fluxo de entrega dos resultados e prosseguimento do atendimento à paciente.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. Sendo o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina e ainda, o que mais provoca óbito.
Seria muito bom se a atitude da Saúde de São Paulo fosse seguida pelos demais Estados Brasileiros e principalmente, pelo Ministério Da Saúde, superior órgão gestor do assunto no Brasil, criando-se assim, um Programa de Âmbito Nacional.
Texto: Gutemberg Landi.
04 de Janeiro de 2015