Alzheimer...e o tempo levou minha história- Parte 2- Guia prático

DICAS PARA AJUDAR NA ALIMENTAÇÃO DO PORTADOR DE ALZHEIMER

Quando o portador não estiver cooperando oferecer comando com voz calma e firme. Informar o que está oferecendo, localizá-lo no tempo, verificar se está alerta e não sonolento com o efeito de algum medicamento. Elimine qualquer fator que ofereça distração, posicione a mesa em uma altura que seja confortável para ele. Ofereça pequenas quantidades para não engasgar, direciona passo a passo o que ele deve fazer e faça reforço verbal, elogiando quando ele consegue fazer a tarefa. Reforce também para que mastigue, engula e respire.

Faça uso do reforço visual, mostre os utensílios que estão à mesa para que ele use. Toque em seu queijo, na boca, no braço para manter um contato de proximidade e confiança.

Confirme se engoliu antes de oferecer mais alimento. Se ainda não tiver engolido, coloque a colher vazia na boca para estimular que ele continue com a mastigação. Caso engasgue, peça para tossir com força para sair o alimento.

Evite oferecer alimentos fibrosos ou com consistências diferentes que seja difícil para engolir.

Evite que o paciente se deite depois da refeição. Faça a higienização bucal e dê alguma atividade para que fique pelo menos 30 minutos sem se deitar para que não tenha refluxo, podendo engasgar ou até mesmo ter uma parada respiratória.

Na fase intermediária da doença é uma fase difícil que irá exigir muito tato do cuidador, pois o portador senta-se à mesa, mas não pega os talheres, não se interessa e até pode se negar a abrir a boca para receber o alimento. A consistência alimentar já é mais dificultosa. O portador quando consegue por na boca, tira o alimento por não conseguir mastigar, mesmo se for na consistência pastosa.

È difícil também manter o bolo alimentar dentro da boca. Fica babando ou pode até correr o risco do alimento ir para o pulmão por aspiração do alimento e levar a óbito por causar insuficiência respiratória.

A família pode optar por fazer uso de SONDAS NASOENTÉRICAS para alimentação via artificial, nasogástrica.

O método utilizado é pouco invasivo, mas exige que seja feito por profissional para introduzir corretamente as sondas e realizar a administração da dieta. Conhecer os possíveis riscos e complicações e saber como solucionar.

Na fase terminal essa técnica não é benéfica e não evita Pneumonia Aspiratória

A deglutição precisa ser mantida na fase Inicial, pois na fase terminal não consegue mais atingir esse processo.

Outra forma usada é a GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA PERCUTÂNEA onde o tubo é inserido diretamente no estômago. A sobrevida pode ser de até 2 anos e não terá Pneumonia Aspiratória.

OS PROBLEMAS FÍSICOS E FUNCIONAIS PARA OS CUIDADORES E PORTADORES DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Os cuidadores são acometidos de problemas emocionais causados pelo isolamento, depressão, apatia e problemas físicos devido a diminuição das atividades físicas, preferindo mesmo nos momentos de descanso ficar mais em casa, deitada ou aproveitar para dormir o que leva a uma perda na flexibilidade e agilidade. Também apresentam problemas de dores na coluna devido ao ritmo estressante de trabalho com o doente.

Já os portadores seu comprometimento motor vai diminuindo a atividade física e ficando mais comprometida. A MICROSCOPIA é a deposição de placas de proteínas Beta-Amilóide entre os neurônios que impedem de fazer a sinapse, que é a troca de informação entre os neurônios para o bom funcionamento do organismo. A prática de atividade física diminui as placas entre os neurônios podendo diminuir até a depressão. e diminui também em até 50% os sintomas de Alzheimer, melhorando a qualidade de vida do doente e até dos familiares e cuidadores.

EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA FASE LEVE DOS PORTADORES DE ALZHEIMER:

1- Flexão de joelho –Use uma cadeira. Para sentar, coloca a mão no joelho, senta e encosta na cadeira. Para levantar, desencosta usa a força dos braços apoiados na lateral da cadeira para ajudar a levantar, colocando as mãos nos joelhos e levanta.

2-Fortalecer a coluna- O mesmo movimento de sentar, só que não colocar as mãos nos joelhos. Estender as mãos à frente do corpo, para ter força na coluna. Impulsiona o quadril para trás, senta e encosta na cadeira.

3-Alongar o tórax e o pescoço – Sentado, alonga o tórax com os braços estendidos para cima e abaixa até colocar o peito no joelho, relaxa o pescoço, alonga o pescoço deixando os braços soltos para baixo. Para levantar, colocar as mãos no joelho e levantar o tórax bem devagar.

4- Alongamento das pernas- Sentado, estender uma perna, colocar o tórax no joelho, pegar o pé. Faça o mesmo com a outra perna.

5-Fortalecer os braços - Sentado, colocar o bumbum na beirada do assento, colocar os braços atrás do corpo e segurar no assento da cadeira. Deslizar o bumbum da cadeira em direção ao chão, só um pouquinho, manter as pernas firmes no chão, fazer uma pequena flexão com os braços para baixo e para cima. Voltar a posição de sentado.

6- Fortalecer o abdomen - Deitado na cama, flexionar as pernas, colocar as mãos atrás do pescoço e tentar levantar as costas da cama.

FISIOTERAPIA GERONTOLÓGICA PARA O PORTADOR DE ALZHEIMER

Denominação - Idoso jovem 60 - 74 anos; Idoso adulto 75 - 85 anos; Idoso velho acima de 85 anos.

Estimativa populacional para envelhecimento - Até 2050 o Brasil terá 60 milhões de idosos.

Com essa estimativa temos que pensar que vamos precisar de gente especializada para tratar com os idosos.

A forma de envelhecer- A velhice é um processo complexo que depende da história de vida da pessoa, de cada etapa, de como foi a vida fetal, como foi a infância, se teve doenças, obesidades ou carência alimentar. Na adolescência se fez uso de drogas, álcool, dietas variadas, vida sedentária ou estilo de vida não saudável. Na vida adulta se teve fatores de risco para doenças, quedas, problemas emocionais graves, casamento conturbado, acidentes ou tragédias.

Velhice vai se formando com as escolhas que se faz na vida. Atualmente, muitos homens estão correndo mais riscos no trabalho, não cuidam da saúde, não vão a médicos, comem demais,fumam e bebem exagerado e de maneira errada, dormem pouco e com isso envelhecem mais cedo.

As mulheres estão ocupando cargos no mercado de trabalho e são exigidas cada dia mais. Para manter o corpo fazem dietas malucas e cultuam muito o corpo com muitas cirurgias plásticas. Também estão bebendo e fumando mais, com estilo de vida estressante e deixando de cuidar dos filhos que passam a ficar mais nas escolas ou com outras pessoas.Com isso aumenta muito o número de doenças crônicas.

DESAFIOS DA GERONTOLOGIA

- Longevidade saudável (melhorar o estilo de vida)

-Compressão das morbidades (Prorrogar o aparecimento das doenças e aumentar a expectativa de vida)

-Idosos incapacitantes (exercitar mais o corpo e a mente)

-Mudança na funcionalidade (enfrentar o que a doença gera no paradigma da funcionalidade do idoso)

GERONTOLOGIA - É o processo de envelhecimento em todos os aspectos (fisiológico, biológico, psíquico e social)

GERIATRIA - Trata das doenças do idoso

SENESCÊNCIA OU SENECTUDE - Somatório das alterações orgânicas que acontecem lentamente, por volta dos 50 a 60 anos

SENILIDADE OU DEMÊNCIA- Doenças que se desenvolvem no idoso e que limita suas capacidades.

Fisioterapia geriátrica- Preocupa em prevenir a doença

Fisioterapia gerontológica - aborda o idoso como um todo para descobrir onde surgiu a doença.

Premissa 1 - Abordagem integrada e humanizada abordando particularidades como OSTEOPENIA são perdas leves de massa óssea e OSTEOPOROSE são perdas maiores de massa óssea

Premissa 2 - Avaliação minuciosa, abrangente, fisio-gerontológica (quadro geral e funcional do idoso)

Premissa 3 - História de vida do idoso, suas vontades, objetivos, sonhos, desejos e conquistas.

Premissa 4 - Valorização do potencial do idoso. Não subestimar suas capacidades

Premissa 5 - Escuta terapêutica interessada em manter vínculo com o paciente e não apenas ouvir suas queixas, mas procurando entender e saber mais informações para melhor atendimento de forma global.

Premissa 6 - Objetivos do fisioterapeuta devem estar aliados aos objetivos do paciente, para conseguir resultado positivo não só em aspectos físicos, mas também estimulando aspectos psicossociais.

Premissa 7 - O fisioterapeuta deve facilitar na construção de projeto de vida onde a meta é melhorar as funções físicas do paciente para que a idade cronológica seja diferente da idade mental.

Premissa 8 - O fisioterapeuta como papel de Educador, onde irá apontar, ensinar, orientar. Sempre com um olhar muito atento.

CAPACIDADE FUNCIONAL NA GERONTOLOGIA NO IDOSO COM ALZHEIMER

AUTONOMIA – capacidade para tomar decisões

INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL – Capacidade para realizar tarefas sem ajuda.

DEPENDÊNCIA FUNCIONAL – Quando precisa de ajuda total ou parcial.

Escala Katz (1963)- Avalia atividades de vida diária

CF- Capacidade Funcional - relaciona-se com a evolução clínica do paciente. Vai reduzindo a mobilidade, a massa e força muscular e aumenta riscos de queda. A fisioterapia ameniza esses riscos com atividades motoras.

Mede o desempenho em 6 itens; Banho, vestir, sanitário, alimentação, continência, transferência.

MIF – Mede independência funcional e avalia se tem interferências funcionais.

AIVD – Mede atividades instrumentais da vida diária como uso do telefone, uso de meio de transportes, fazer compras, fazer refeições, fazer faxina, lavar roupa, tomar medicamentos, manejo financeiro.

TINETTI – Avalia marcha e equilíbrio

ESCALA BERG – Avalia marcha e equilíbrio com movimentos giratórios e de levantar e abaixar.

ELETROTERMOTERAPIA- Pode ser usada se o paciente não estiver com a sensibilidade alterada,

Na fase inicial e início da moderada .

São compressas quentes e geladas, para fortalecimento muscular. Importante também fazer exercícios para melhorar o Trofismo (perda muscular). Aconselha-se medir a pressão arterial.

- Exercitar musculatura inferior- subir e descer escadas.

- Exercitar joelhos e quadris – sentar e levantar. Pode ter ajuda do cuidador segurando nos braços da cadeira.

- Exercício para membros superiores utilizando bola

- Exercício respiratório- para prevenir asma e pneumonia. Encher balão, assoprar, espirrar, tossir.

- - Exercício para treino de marcha – Diversificando tipos diferentes de pisos, com alturas diferentes e com obstáculos. Passos curtos e longos, lentos e rápidos.

- Exercícios para prevenir quedas – Para não ter medo de caminhar, mesmo na companhia de alguém fazer atividades ao ar livre. Quando manifesta desejo de não sair de casa e receio de cair pode ser medo de ser institucionalizado. Comece com atividades ao ar livre no jardim ou quintal e alterne com pequenas caminhadas no quarteirão, depois numa praça e retorne se perceber que o paciente está inseguro, mas evite ficar apenas dentro de casa. Leve-o até a sacada, deixe-o ver o movimento ou até uma janela, para que sinta o ar fresco e veja a vida do lado de fora da casa.

As quedas irão aumentar conforme aumenta a demência.

- As causas intrínsecas estão relacionadas aos aspectos fisiológicos e patológicos do envelhecimento, como a perda da audição, doença de Parkinson, doença nos joelhos e quadris.

- As causas extrínsecas estão relacionadas de acordo com ambiente., ou seja, pisos irregulares, pouca iluminação, calçado instável (chinelo não é bom), tapetes, escadas de degraus irregulares ou sem corrimão, móveis antigos e instáveis que podem quebrar. Cama e vaso sanitário com altura baixa, são inadequados.

- As causas comportamentais estão relacionadas a incompreensão do idoso, quando ele acha que pode ainda realizar as mesmas atividades que fazia anteriormente, como subir em uma escada ou cadeira para trocar uma lâmpada. Lavar banheiro com água e sabão no chão. Fazer comida com todos os perigos dos utensílios e do fogão.

Acessórios de auxílio da marcha podem oferecer dificuldade para adaptar-se com os equipamentos, principalmente quando o paciente já sofre com a DEAMBULAÇÃO, ou seja o paciente já perdeu a memória dos caminhos rotineiros que costumava fazer e acha que ainda precisa fazer e caminha sem destino. Tudo isso aliado ao declínio da capacidade de comunicação que não consegue explicar o motivo pelo qual precisa caminhar.

Dispositivos para a marcha – melhor começar com o equipamento que for mais fácil para ele e com o aumento da doença vai trocando (bengalas com apoio para a mão com ponta de borracha , bengala com maior amplitude de apoio com 3 ou 4 pontas de borracha, muletas com apoio no braço, muleta com apoio para o ombro, andadores).

Adaptação do ambiente doméstico e a escolha dos móveis devem promover segurança e não oferecer risco de quedas, para que o idoso queira compartilhar dos momentos em família, pois se na sala tiver apenas um sofá que é desconfortável e dificultoso para que ele se levante, ele não irá querer ficar na sala junto com todos.

Faça mudanças nos móveis, mas não muito significativas para não mudar as lembranças boas que ele ainda possa ter, principalmente se tiver um móvel que ele gostava muito ou se tem uma história interessante que marcou a vida dele , melhor manter esse móvel no local.

Caso o idoso nunca tenha gostado de fazer exercícios físicos, não vai ser agora que irá gostar.

É preciso ponderar com o paciente e o profissional. O terapeuta terá que adaptar exercícios e fazer junto para incentivá-lo a fazer. Caso tenha dificuldade auditiva além de falar de forma clara, pausada de frente para o paciente, atentar para que no ambiente não tenha outros estímulos que desviem a atenção do paciente. Procurar fazer atividades que vão de encontro com o gosto do paciente, podendo até incluir o animal de estimação, mas nunca fazer atividades que sejam infantilizadas.

CUIDADOS E ATENÇÃO PARA COM O PORTADOR DE ALZHEIMER

NA FASE INICIAL E INTERMEDIÁRIA

- Observar os suportes de segurança principalmente no banheiro com barras para segurar, no chuveiro e no vaso sanitário e tapete antiaderente.

- Se o quarto do idoso for na parte de cima da casa, transferir para um local no térreo e colocar portinha com grade e trava de segurança para não ter acesso às escadas.

- Retirar tapetes ,objetos e fios que possam estar pelo caminho e provocar acidentes nos períodos de desorientação espacial.

- Ter atenção dobrada na cozinha para que não se machuque com algum objeto cortante ou algum outro aparelho.

- Cuidado com os medicamentos que devem estar em local seguro e com manipulação apenas do cuidador ou profissional autorizado.

- Sempre acompanhá-lo em todo local dentro da casa, principalmente a partir da fase intermediária

- Saber ouvir, olhar cuidadoso e ter paciência mesmo que ele demore para se expressar.

- Ser educado com ele, saber esperar os resultados. Incentive-o que ele consegue.

- Ter determinação e não desistir

ASPECTOS FISIOTERAPEUTAS NO CUIDADO DE LOCOMOÇÃO COM IDOSO ACAMADO

POSIÇÃO DEITADO

- Colocar na cama - De lado pode ser que não fique confortável. Vai depender se usa sonda, se tem alguma dificuldade respiratória, refluxo. Ou se está muito magro.

- Deitar de lado com encosto nas costas - Dá firmeza e protege as costas . Com as pernas encolhidas pode ser mais confortável. A perna de cima deve estar atrás da perna de baixo para não dar torção na coluna. A cama deve ter grades com travas de segurança.

POSIÇÃO SENTADO

- Posicionamento semi-sentado – Numa poltrona de assento mais firme e com um encosto para as costas. Pode ser confortável para sair um pouco da cama.

- Posicionamento sentado - Deve ser numa cadeira de madeira firme ou poltrona não muito macia e nem muito baixa para que tenha firmeza ao levantar e nem alta para que os pés fiquem apoiados no chão.

TRANSFERÊNCIA POSTURAL

- Avalie o ambiente para não ter tapetes ou objetos que possam atrapalhar.

Para fazer a transferência da cama para a cadeira de rodas - Tem que saber o que o paciente já teve (alguma cirurgia, se usa sonda ou se está com algum curativo).

- Travar a cadeira de rodas e manter a cama na altura dos equipamentos. A postura corporal do cuidador que irá retirá-lo da cama deve ser de dobrar os joelhos e não dobrar a coluna e ficar o mais perto possível do idoso.Deve também estar usando roupas confortáveis e calçados sem salto Não faça movimentos bruscos. Segurar o idoso pelas mãos. Dê preferência para segurar também pelos ombros. A pele é muito fina, pode ferir facilmente.

- Se precisar use o "lençol móvel ou travessa" (que é um segundo lençol dobrado ao meio, que fica sobre o primeiro e serve de apoio para acomodar o paciente e dar-lhe mais conforto. Posicione esse lençol para que fique na altura das costas até os joelhos, para facilitar na hora de pegar o paciente quando precisar fazer a transferência para algum lugar.Deve ter a ajuda de outra pessoa, cada um pega de um lado para retirar da cama.

- Para puxar o paciente mais para cima na cama - Peça ao paciente para dobrar as pernas, colocar os braços na barriga e o cuidador fica atrás da cabeça do paciente. Puxe a "travessa", abaixo dos ombros, devagar até a posição desejada.

- Para virar o paciente de lado na cama - Tenha a "travessa" embaixo do paciente, fique posicionado de pé ao lado da cama. Segure no meio da travessa com uma mão e com a outra segure o paciente para que ele se sinta seguro e vá puxando devagar a travessa de modo que o cuidador fique atrás das costas do paciente e puxe até que ele se posicione na posição de lado.

- Para levantar o paciente e sair da cama- Coloque-o de lado, ponha as pernas para fora da cama, apoiar os ombros até que fique sentado na cama. Deixa que ele apóie em seus ombros até que firme os pés no chão e levante o corpo.

-Para tirar da cama para a cadeira – Posicione o paciente sentado na cama e fique em frente a ele, abrace-o e peça para que se apoie e abrace o cuidador. Segure-o sentado em seus braços e coloque-o sentado na cadeira.

Se for transferir para cadeira de rodas, certifique-se que a cadeira está travada.

- Cuidados com pacientes que ainda usam apoio de bengala ou andador. Retire fios que possam ficam pelo chão, tapetes e objetos que possam atrapalhar. Alerte-o sempre para que foque a atenção na hora da marcha e olhe sempre para o chão. Incentive-o a movimentar pernas, braços e mãos, sempre que possível, mesmo estando sentado ou deitado.

Atenção para a comunicação não-verbal- Se for fazer alguma atividade com o paciente como por exemplo, exercícios de tossir ou inspirar fundo que são para fortalecer a musculatura do pulmão e perceber que ele pode estar sentindo desconforto, observe atentamente, pois nem sempre o paciente se manisfesta verbalmente.Tudo pode indicar alguma coisa em momentos de dor (uma careta, franzir os olhos, apertar as sobrancelhas, apertar a boca). Procure primeiro resolver a dor, depois faça a atividade.

Algumas vezes pode ser preguiça do paciente ou que ele não queira fazer os exercícios. Uma boa maneira é negociar algo em troca, oferecer uma coisa que ele goste muito se fizer direitinho. Verá que a opinião dele pode mudar em segundos.

Faça sempre atividades associadas com bom humor. Brinque e faça-o rir.

Massagear as mãos e os pés, para quem fica muito deitado é uma atividade que dá prazer. Quando sentado, ao acordar, levante seus braços como para espreguiçar, sempre com cuidado, mas que possa conseguir um alongamento leve.

TRATAMENTO NUTRICIONAL ANTIOXIDANTE NA PREVENÇÃO E DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO PARA DEMENTES

*Todos os corpos envelhecem, mas só alguns ficam senis.

Problemas típicos no envelhecimento: Cérebrovasculares (Epilepsia), Embolia, Hemorragias, Tromboses, Infartos, AVC- Acidente Vascular Cerebral.

Senilidade é a perda da função cerebral dos neurônios. Depende do que o paciente ingere e da quantidade de substâncias tóxicas que ingere.

Dez principais doenças mais devastadoras tem cura, mas Alzheimer não, que é a terceira doença mais importante no mundo moderno. Mais preocupante que o Câncer.

A prevenção é fundamental.

Estruturas Preventivas

- Inflamação silenciosa (Processos Oxidativos)

- Inflamação aguda (Traumas)

- Inflamação crônica (Artrites Reumatóides)

INFLAMAÇÃO SILENCIOSA – É diferente da inflamação clássica porque a pessoa não se incomoda muito com a dor, por não ser forte, não se preocupa muito e vai até se acostumando com aquela dor que se prolonga por anos. Isso pode causar lesões no coração, no sistema imunológico e no cérebro e muitas vezes essas lesões resultam em doenças cardíacas, câncer e Alzheimer.

No exame de sangue verificar:

- Dosagem de Proteína Pró Reativa no sangue para detectar inflamação nas articulações e alteração nas coronárias

- Dosagem de Insulina em jejum no sangue. Taxa alta de insulina compromete a memória.

- Dosagem de Homocisteína para controlar taxa de colesterol (HDL) e radicais livres. Taxa alta de hemocisteína pode causar lesões no Hipocampo.

- Dosagem de Fibrinogênio para distúrbios hemorrágicos para o sangue não coagular nos vasos sanguíneos.

- Dosagem de Triglicérides para controlar nível de gordura no sangue.

É preciso tudo com orientação médica pois se usar medicamento para reduzir colesterol pode aumentar taxa de líquido aracdônico no cérebro e provoca desorientação. Fome incontrolada, unhas quebradiças.

ESTRATÉGICAS TERAPÊUTICAS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O excesso de ALIMENTOS REFINADOS INDUSTRIALIZADOS como óleos vegetais baratos transgênicos, açúcar refinado e farinha refinada são prejudiciais.

Óleos MONOINSATURADOS (azeite de oliva, óleo de canola e amendoim, as nozes e o abacate) reduzem o colesterol LDL (ruim).

Óleos POLIINSATURADOS (ômega 3 e 6) são bons para saúde e estão presente nos peixes e nos óleos de soja, milho e girassol.

Evite fazer comida com banha, bacon, toucinho e controle o uso de creme de leite, ovos, manteiga, chocolates e carnes vermelhas.

Ômega 3 e Ômega 6 devemos ingerir, pois nosso organismo não produz.

Dieta com EXCESSO DE CARBOIDRATOS (lanches, pitza , pães e batata) pode aumentar o risco de demência e Alzheimer.

Usar muitas frutas, mas não pode ser junto com frutose sintéticas de sucos, altamente agressivo para dietas. Se possível, introduzir na dieta castanhas, nozes, óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, manteiga, macadâmia.

METAIS NEUROTÓXICOS – ALTAMENTE LESIVOS

O alumínio é encontrado em utensílios de cozinha, cosméticos, produtos de limpeza e intoxica o corpo e o cérebro. O chumbo também é neurotóxico promove fraturas ósseas e osteoporose. Encontrado na tinta de jornais e combustíveis. O mercúrio causa lesão no sistema nervoso central, perda de memória, agressividade e distúrbio de consciência. Encontrado no ar, na água e produções industriais. Nunca use mercúrio.

As poluições são encontradas dentro e fora de casa. São agressores ambientais, pesticidas, tabaco, materiais para construção, carpetes, azulejos, telhas amianto, pisos, cosméticos com cheiro forte, tinturas, produtos de limpeza em geral geram agressões ao corpo.

O VALOR DOS ALIMENTOS NA DETERIORAÇÃO DAS FUNÇÕES CEREBRAIS

Os valores relacionados com a nutrição tem relação direta com as doença na absorção de nutrientes.

Dentre elas: Hipertensão Arterial, Diabetes mal controlada, Obesidade, Anemias e Desnutrição causadas por Carência de Nutrientes e Má Alimentação, Sedentarismo e Tabagismo.

Atividade física desde criança é bom e ajuda a eliminar as substâncias nocivas.

Pode-se prevenir a doença de Alzheimer, diminuindo os sintomas com:

-Alimentação balanceada e saudável

-Evitar alimentos prontos

-O sono é muito importante, pelo menos 8 horas por noite

-Evitar consumo de bebidas alcoólicas que deterioram os neurônios

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA O PACIENTE DE ALZHEIMER

Cada pessoa tem seu metabolismo e precisa consumir alimentos antioxidantes e funcionais

Para o portador de Alzheimer não tem dieta específica e nem restrição de alimentos, só não pode ter carência nutricional. A alimentação deve ser o mais natural possível, com monitoramento da família para favorecer a qualidade, não perder peso e comer na hora. Alguns portadores da doença se recusam a comer, outros esquecem que já comeu e querem repetir.

DIÁRIO ALIMENTAR PARA CONTROLE NA DOENÇA DE ALZHEIMER

- A comida deve estar com a temperatura certa e como o portador demora para comer, se esfriar ele pode não querer comer. Use pratos térmicos e pequenas porções.

- A comida deve estar atraente, com bom sabor, cheiro bom, e boa aparência.

- Estimule a mastigar bem pois melhora a digestão e absorção dos nutrientes.

- Escolha alimentos certos para proteger o cérebro dos radicais livres.

- Ofereça iogurte natural que mantém a flora intestinal.

- Ofereça alimentos que contém Omega 3 como nozes e peixes e Omega 9 como abacate e azeitona

- Use azeite extra virgem, normalmente são os de frascos verde-escuro e de 0,5 ou menos de acidez, pois é melhor, são antiinflamatórios, antioxidantes e reconstrói as fibras nervosas.

- As amêndoas são ricas em gordura boa que mantém a memória e tem Selenium que é bom para o cérebro.

- Nozes são antioxidantes e ricas em Omega 3 e Selenium. Agem eliminando inflamações e são excelentes para quem tem intolerância a produtos de origem animal.

- Espinafre e outras folhas verde-escuro são excelentes fonte de Potássio e Magnésio além de serem antioxidantes e impedem as obstruções cardiovasculares.

- Linhaça contém Omega 3, proteínas e fibras que protegem o coração e o cérebro.

- Tomate previne o câncer de Próstata e tem Licopeno, que é antioxidante .Quanto mais vermelho melhor. Se consumir aquecidos a propriedade aumenta

- Chá verde é antioxidante, anticancerígeno, mas contém Cafeína que pode interferir no sono. Não tomar à noite.

- Cereais integrais e aveia são fontes de fibras solúveis e insolúveis que ajudam no sistema cardio vascular e mantém o cérebro irrigado.

- Ofereça SUCO ANTIOXIDANTE. Bata no liquidificador melancia, morango, beterraba e um pouco de água. Não precisa coar.

- Faça SUCO ANTIINFLAMATÓRIO. No liquidificador coloque uva sem caroço, pêra, hortelã e chá verde gelado.

- Ofereça SOBREMESA SEM AÇÚCAR. Bata no liquidificador, meio mamão papaia com iogurte natural gelado ou um sorvete light. Enfeite com uma colher de mel com a fava do mel.

COMO SE PREVENIR DA DOENÇA DE ALZHEIMER

A doença não é contagiosa e não é transmissível.

A chance de desenvolver é 6 vezes maior para quem é conjugue de um portador de Alzheimer, devido ao estilo de vida ser normalmente o mesmo com a mesma alimentação .Agrava se forem sedentários, se tiver doença cardiovascular na família e tabagismo.

Pesquisas mostram que pessoas com 43 anos, com sobrepeso aumenta o risco quase 2 vezes.

Já para obesos na meia idade o risco triplica, mais até do que a tendência hereditária.

Alzheimer é uma doença de alto custo, cerca de 120 mil reais/ano e por ser uma doença onde o portador é muito dependente, exigem pelo menos 40 horas semanais de assistência do cuidador.

A expectativa de vida varia de 3 a 20 anos. Surge muito antes de se manifestar, por volta dos 40 anos de idade e se manifesta mais tarde. É uma doença que pode estar com a pessoa até mesmo em condições ultra uterina sem que se saiba e só se manifesta em idade adulta, quando o Hipocampo no cérebro que é nossa máquina de memória vai se diminuindo.

Começa com lesões causadas por placas Beta-Amilóides que são como lixo fora dos neurônios e forma emaranhados neuro-fibrilares que vão para dentro dos neurônios.

As INFLAMAÇÕES CRÕNICAS aumentam a chance para adquirir a doença e acontecem no cérebro, entre outras coisas, por dormir pouco, ter diabetes e stress.. O nível alto de açúcar no cérebro, favorece a caramelização das proteínas, desequilibrando a insulina e podendo aumentar a chance para o Alzheimer.

STRESS OXIDATIVO propicia a Hipertensão, o Diabetes e o Alzheimer. Os radicais livres desequilibram e ficam em maior quantidade que os oxidantes favorecendo o Alzheimer. A glicação ou caramelização das proteínas causa o aumento da insulina e mata os neurônios. O exame Pet Scan mostra o nível de açúcar no cérebro e no coração. O cérebro é ricamente vascularizado e precisa de muita energia.

COMO CUIDAR DAS FINANÇAS COM TODOS OS GASTOS QUE A DOENÇA PROPICIA

Ter doença em família já onera muito o orçamento, principalmente como a doença de Alzheimer que necessita muitos profissionais, muitas mudanças que vão desde a estrutura da casa até hábitos de toda família. Essas mudanças bruscas podem causar incertezas, medos e preocupações.

Não implica em apenas ter reserva de dinheiro, mas ter comprometimento de toda família para ajudar nos gastos e nas economias e mais, aumentar a reserva de amor e cuidado.

“O ser humano se afasta de tudo que é doloroso”. (FREUD- Sec. XIX)

Normalmente as pessoas não querem fazer reservas para emergências ou para infortúnios. O inconsciente é movido para a realização do prazer e induz as pessoas a juntar dinheiro para compras, viagens e tudo que for positivo. Isso realmente é bom, mas se surgir uma emergência usa essa reserva guardada e adia o prazer sem tirar do foco a realização de seu sonho. E quando se utiliza a reserva para manter a saúde de alguém querido e ver que a pessoas está sendo bem cuidada , isso também traz satisfação.

-Se tiver aposentadoria, mesmo que seja pouco use-a

-Despesas mensais devem estar no planejamento, pois não tem como evitar. Manter o controle de toda família para esses gastos e evitar supérfluos.

-Despesas diárias são algumas vezes imprevisíveis e com valores variados. Deixar reserva para esses gastos.

A crise chegou, como resolver?

-Reavaliar as prioridades e na medida do possível não retirar a diversão da família, principalmente se na família ainda tiver crianças e adolescentes, que já irão sofrer com o impacto de ter alguém em casa com uma doença tão séria e que a casa dia perde um pouco mais de tudo que participavam juntos.

-Aumentar a eficiência dos ativos financeiros (liquidez). A Poupança não vai render o suficiente para ajudar nos gastos

-Fazer substituições e enxugamentos. Se for preciso, baixar o padrão de vida. Deixe o orgulho de lado e viva com mais leveza. Existe também felicidade na simplicidade.

-Não é preciso fazer compras de supermercado com grandes estoques. O estoque propicia o aumento da inflação. Compre o suficiente para o mês e invista um pouco mais nas compras de necessidades do doente, que são algumas coisas que não faziam parte da lista normal da família e que não poderá faltar no que foi indicado pelos profissionais para o cuidado com o portador.

-Reúna a família e divida os gastos. Uns poderão ajudar com participação e outros com contribuição financeira nos gastos.

-Pratique o desapego. Se tem alguma coisa que pode vender ou trocar, faça isso. Essa é uma maneira de fazer dinheiro.

-Reutilize novos espaços na casa e nos armários Algumas mudanças na casa será preciso para o tratamento do portador. Doe ou jogue fora o que não é mais usado.

-Faça trocas efetivas com seus amigos. Não se afaste deles. Mantenha contatos saudáveis.

-Use redes de apoio como (ONG’s) Organizações não Governamentais, locais de Amparo, Igrejas e Sociedades para ajuda. Em Universidades também encontra-se ajuda com profissionais treinados e supervisores que podem orientar gratuitamente.

-Reinvente a profissão ou mude de ramo. Algumas vezes uma atividade extra ou um trabalho para alguém da família que ainda não trabalha pode ajudar com os gastos.

-Trabalhe as carências de toda ordem que possa ter na família. Nem sempre o consumismo supera as carências, muitas vezes só aumenta as dívidas.

-Encontrem novos caminhos, nova maneira de ver a vida e aprender a superar os obstáculos, sem depressões.

A crise pode trazer novas oportunidades, sair do conformismo, descobrir novos sentimentos, fazer aproximações e reconciliações entre os membros da família, ter mais união e crescimento espiritual.

As doenças muitas vezes podem ser evitadas. Cuidar da saúde é sua melhor reserva financeira. Alimente-se de maneira saudável, durma pelo menos de 6 a 8 horas por noite. Dinheiro ajuda a superar os obstáculos, mas nem sempre traz felicidade.

Planeje sua vida para ter uma velhice mais tranqüila. Evite gastos impensados e acúmulo de coisas sem utilidade.

FATORES DE RISCO PARA O ALZHEIMER

Os fatores não modificáveis são: idade (60 anos), Síndrome de Down e sexo feminino.

Os fatores modificáveis são: Hipertensão, Dislipidemia (Colesterol e Triglicérides), Diabetes, Hemocisteína alta danifica as artérias, Cardiopatia, Alcoolismo, Doenças Cérebro Vasculares, Obesidade, Alimentação inadequada, Disfunção nutricional, Solidão, Anemia, Apnéia, Depressão.

O grande vilão para o cérebro é o açúcar, pois prejudica os vasos sanguíneos.

Assistir muito TV aumenta a probabilidade de 30% para o Alzheimer.

A Depressão reduz o Hipocampo e aumenta a chance para Alzheimer.

Substâncias tóxicas e tabagismo aumentam a poluição atmosférica com metais como Chumbo e Ferro .

Nitrosaminas são substâncias cancerígenas presentes em alimentos embutidos.

Medicamentos hipnóticos e abuso de álcool (5 latas de cerveja ou 1 garrafa de vinho por dia aumentam o risco da doença).

O QUE AFASTA O RISCO DE ALZHEIMER

- Boa alimentação, com um prato colorido de muitos vegetais e saladas.

- Dieta Mediterrânea que troca as gorduras ruins por gorduras boas e reduz em até 30% as chances de ter câncer e doenças cardiovasculares. Consiste basicamente em frutas, verduras, frutas secas, pouca carne e mais peixes, pães integrais, grãos não refinados e usar azeite oliva extra virgem.

- Açafrão e Curcuma são antioxidantes

- Tomar 2 xícaras de chá verde, contém Flavonóides

- Tomar café com consumo regular

- Exercício físico reduz inflamações e reduz stress

- Estudar e ler aumenta reserva cognitiva e evita esquecimento.

- Ser criativo também aumenta a reserva cognitiva

- Não aposentar cedo para manter o cérebro em funcionamento.

- Ter lazer, viajar , extrovertir e dar risadas, também é bom.

- Praticar meditações, equlibra o stress e evita a Glicação

CONTROLE DOS MEDICAMENTOS PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER

A doença se manifesta pela alteração no metabolismo na proteína que atravessa os 2 lados do neurônio e se acumula como placas senis no cérebro. No Alzheimer a perda da proteína acetilcolina diminui a metabolização.

INIBIDORES – Memantina que é a mais usada atualmente na fase leve a moderada da doença, podendo usar também na fase grave da doença.

A dose vai depender do paciente. Inicia-se com a menor dose para ver a resposta do paciente, depois aumenta para ver se o paciente tolera. Os efeitos colaterais são de náuseas, vômitos, diarréia, desconforto abdominal e dor de cabeça. Esses efeitos podem ser transitórios e desaparecer com o tempo. Indica-se 2 vezes ao dia e vai bloqueiar a entrada maciça de cálcio no neurônio, o que causa a diminuição de memorização.

Outro efeito colateral é a Bradiarritmia que á alteração na freqüência cardíaca e também Hipotensão Pontual que é diminuição da pressão quando o paciente está de pé.

Quando parar a medicação?

O cuidador e o médico é que irão decidir. Eis algumas das razões:

- quando o paciente já não quer mais usar o medicamento

- quando começa a pular os horários para não tomar o medicamento

- quando já não se tem a resposta esperada

- quando se tem co-morbidade (outra doença que pode piorar com o uso desse medicamento)

- quando a demência está muito avançada

Observar o comportamento do paciente.

- Especificar e descrever o comportamento para ter a mesma linguagem entre todos os profissionais que trabalham com o paciente.

- O que acontece na atividade ou no ambiente que desencadeia esse comportamento?

O que fazer na hora da crise?

- prevenir o processo para não acontecer a crise

- Se acontecer, evitar o confronto com o paciente ou um familiar (não retruque)

- Evitar agressão física (tirar todos do local e tentar tranqüilizar o paciente)

Os anti-psicóticos funcionam? (são para delírios e alucinações)

- saber as razões que podem iniciar o surto

- ver se falta alguma alternativa no cuidado

- ver se tem pressão familiar , de algum cuidador ou profissional

- quais as razões para continuar o uso desse medicamento

- ver se piora o quadro do paciente ao interromper o tratamento

Ainda não se sabe ao certo a resposta. Em pesquisas com pacientes de Instituição de Longa Permanência os resultados foram variados. Alguns começaram e concluíram o tratamento, outros começaram e pararam e outros desistiram. Não se tem dados conclusivos sobre a eficiência dos anti-psicóticos

A sabedoria popular pode curar?

A aromaterapia usa odores no ambiente. Acredita-se na valência hedônica que pode não ter efeito, mas é prazerosa e tranqüiliza o paciente.de maneira saudável.

O óleo de lavanda no difusor reduz a agitação. A melissa também proporciona o mesmo efeito.

A luz brilhante de um dia claro reduz a agitação e a perambulação.

A musicoterapia com músicas da preferência do paciente também acalma. Já a música ao vivo reduz em muito a apatia. Quando a música é gravada a redução da apatia é menor.

O silêncio vai depender do paciente. Alguns gostam e outros são indiferentes.

Se a música interferir no estado emocional do paciente poderá ter gritos e até gemidos , já para outros podem até querer cantar. O consenso foi que música alta não agradou a nenhum dos pacientes.

Conclusão: No Alzheimer nem sempre o que ajuda são os medicamentos. Em muitos casos os tratamentos alternativos podem ajudar muito. Tudo irá depender do histórico de vida e das preferências do paciente

ASPECTOS JURÍDICOS DOS DIREITOS DE DEFESA DOS DOENTES COM DEMÊNCIA

Carta de princípios da Associação Alzheimer Internacional, elabora em setembro de 1999.

http://www.cuidardeidosos.com.br/garantias-legais-aos-portadores-da-doenca-de-alzheimer/

Aspectos gerais: (informações completas no site acima)

1- Portador de doença neurológica incapacitante e incurável avaliado por profissional.

2- Pessoa demente tem direito à dignidade.

3- Pessoa demente tem direito a seguro de proteção em favor de sua pessoa e propriedade.

4- Direito a informação sobre a doença, tratamento e acompanhamento.

5- Direito a participar de decisões onde esteja incluído.

6- Direito a ter suas necessidades avaliadas e providas. Procurador para avaliar os recursos.

- Isenção do Imposto de Renda da pessoa física

- Os proventos de aposentadoria são isentos. Deve ser pedido para não descontar o imposto de renda nos holerites

- Se não for atendido, a Justiça pode conseguir êxito no pedido de Ação Judicial na Defensoria Pública ou com advogado para ingressar com a ação e alegar Alienação Mental (70713/88)

- Isenção para rendimentos relacionados à aposentadoria, pensão e reforma no local para acomodar o doente. A Isenção é concedida logo que for pedida. Aos 65 anos é dado o Direito a Prioridade.

- Benefício a Assistência Social é concedida com contribuição mínima. Preencher requisitos legais, ir na Agência de Previdência Social para apreciação dos documentos. Se for negado, procurar Defensoria Pública.

- Licença para Tratamento de Saúde e Auxílio a Doença devem ser solicitados com requerimento na Agência do INSS com Laudo Pericial.

- Aposentadoria por Invalidez, independente das contribuições. Tem que comprovar incapacidade para trabalho com Laudo Médico Pericial.

Se estiver no início da doença é preciso esperar agravar o quadro, acreditem, para conseguir o benefício.

- Benefício para o Cuidador Familiar é um acréscimo de 25% a partir da solicitação, podendo superar o teto da contribuição.

- Fundo de Garantia por tempo de serviço (8213/91 - 7770/79). O cuidador familiar pode sacar o que estiver depositado e poderá sacar também se o seu dependente tiver a doença.

-Veículos especiais para uso do doente pode ter Isenção de IPI, obter junto ao DETRAN com Laudo de Perícia Médica justificando a incapacidade para conduzir veículo. A carteira Nacional de Habilitação deverá ter características especiais de acordo com CONTRAN.

- Financiamento de Casa Própria é possível quitar de acordo com o que contribuiu e conforme o contrato com o banco.

- Seguro de Vida ou Seguro Invalidez permanente, total ou parcial tem que ter Laudo Médico, acionar o seguro para ter o direito.

- Autorização para conseguir medicamentos é feita através do TSJ que autoriza mediante Laudos Médicos e pode autorizar também tratamentos HOME CARE quando necessário, para portadores de casos mais difíceis.

- Interdição Civil pode nomear curador, filho ou conjugue para administrar os bens do doente, comprovando a incapacidade do paciente quando já estiver com grau avançado da doença.

O Laudo deverá atestar que o portador não possui capacidade para administrar sua vida civil.

O curador será o autor da ação. O Juiz vai emitir termo de CUTELA com encargo de cuidar e prover a vida do portador.

INSTITUIÇÃO PARA INTERNAÇÃO

A família tem dever de assegurar os direitos de cidadania do portador. Internar só em caso de última alternativa, só se não tiver jeito mesmo ou não ter condições financeiras de cuidar. O mais importante é ver a capacidade de inserir o idoso no lar junto a seus familiares.

Casos onde o portador tiver familiares com problemas de drogas ou bebidas alcoólicas então pode ser melhor internar o doente, pois o ambiente poderá até piorar os sintomas.

CREAS - Organização de Execução de Política Pública de Triagem Social vai verificar todo contexto do idoso para emitir laudo e solicitar vaga em Instituição de Longa Permanência..

Se a família tiver condições financeiras procurar Clínica de Geriatria particular que celebra contrato para que profissionais possam cuidar do idoso na entidade, mas se possível evitar internação.

Política Pública de Assistência Social o que não falta são leis e normativas, porém nem sempre os idosos são respeitados em seus direitos.

A alta demanda de processos é lenta para fornecer medicamentos, vagas, leitos nos hospitais com prioridades, filas para agendamento de consultas. O sistema de política pública precisa ser muito melhorado. Em alguns municípios, isso está longe de ser atingido para conseguir esses atendimentos, para ter qualidade e atendimento com dignidade como o idoso doente merece.

ABRAZ – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PORTADORES DE ALZHEIMER

Formada por voluntários para ajudar e orientar a família do doente quando recebe o diagnóstico, para que possam adaptar espaços e programar o tratamento.

A Associação existe a 20 anos e é sustentada por usuários. Os recursos são usados em cursos, pesquisas e oficinas. Faz também atendimentos domiciliares com toda equipe interdisciplinar e multidisciplinar. Está sendo visto a possibilidade de ter PLANO ESPECIAL PARA DEMÊNCIA.

Os exames médicos precisam ser renovados a cada 3 meses, até enquanto o paciente estiver dando resposta aos medicamentos.

Também a dentadura tem que ser trocada a cada 5 anos ou caso seja solicitada por um dentista.

Precisamos conhecer os direitos do cuidador e dos tratamentos do paciente de Alzheimer.

Isso é um exercício de cidadania. Até 2010 no Brasil tínhamos 1.100.000 pessoas com Alzheimer e a probabilidade é que em 2050 tenhamos 6.600.000 doentes.

A equipe inter e multidisciplinar esbarra com as políticas sociais nas esferas federais, estaduais, municipais e SUS, onde o estigma e a exclusão são os maiores atos de violência.