Alzheimer...E o tempo levou minha história- Parte 1 -Guia prático

“Alzheimer... uma brisa que chega de leve, sutil e branda, como quem não quer incomodar e aos poucos vai invadindo os espaços, soprando cada vez mais forte até se tornar um tornado, que de maneira devastadora arrasta e destrói tudo. E depois, apenas o nada. Retorna então a brisa e a calmaria, eterna.” Luiza Gosuen

O que é a doença de ALZHEIMER?

É uma doença degenerativa, descrita por Alois Alzheimer em 1906, que evolui com a demência.

Critério de Diagnóstico da doença (1984) - Inicia com esquecimento. É irreversível e fatal. É uma doença crônica, degenerativa e incurável (até os dias atuais de 2015). Não é infecto-contagiosa e não transmissível. Atualmente temos nova versão, onde o diagnóstico não são apenas os sintomas conhecidos e instalados. Pode começar bem antes, se já tiver casos com histórico familiar, certamente a probabilidade é grande. Compreende 3 fases. LEVE ou Inicial, MODERADA ou Intermediária e GRAVE ou Terminal

A fase LEVE é uma fase Assintomática. Vários anos antes, até 20 anos antes, já pode estar instalada na cabeça da pessoa um embrião, que um dia será o Alzheimer. As moléculas de proteína BETA-AMILÓIDE membrana gordurosa que envolve as células nervosas, vão se unindo até formar uma placa, um depósito fibrilar .

EXAMES INDICATIVOS e não diagnósticos podem detectar a doença. Não faz parte da Clínica Médica é pesquisa (PAD SCAN - Peripheral Arterial Disease) e LCR - Líquido Céfalo- Raquidiano. Nesses exames a PROTEÍNA BETA-AMILÓIDE deve estar baixa e a PROTEÍNA TAU e a TAU FOSFORILADA devem estar acima. A avaliação vale por 6 meses, pois os sintomas vem e vão e se a doença estiver instalando irá aumentar a frequência e a gravidade.

Na fase Sintomática vai ter a doença. Geneticamente aparece no cromossomo 21 e se repetirá a cada geração, são os autossômicos dominantes.

Fase pré-demência ou Prodrômica. Tem sintomas, mas não tem a demência ainda. Perde a memória episódica, não guarda informações e não evoca, não lembra. Não aprende mais, podendo até conversar na hora, mas depois esquece tudo. A tendência é voltar até a fase de criança e procurar pela mãe. Tudo vai perdendo e deteriorando as atividades que antes eram elaboradas pelo Lóbulo Pré-Frontal

No ponto Zero é quando já tem o sintoma com memória episódica e agora está sem saber fazer o que sempre fez. Gera irritação, inquietação por não conseguir realizar tarefas diárias e nem planejar nada. Vai esquecendo o nome das coisas. Essa é a forma típica da doença que é progressiva e irreversível, o que chamamos AMNÉSIA ANTERÓGRADA OU RETRÓGRADA.

EXAMES COMPLEMENTARES QUE PODEM AJUDAR NA AVALIAÇÃO DO ALZHEIMER

A doença de Alzheimer ainda não pode ser diagnosticada por algum tipo de exame específico. Entretanto, exames de sangue devem ser feitos para avaliar as taxas e confirmar ou afastar o diagnóstico, pois nem toda perda de memória significa tratar-se de DA (Doença de Alzheimer).

Por exemplo, o exame de sangue da vitamina B-12, da Homocisteína, do Ácido Fólico e do Hemograma podem direcionar ou não ao diagnóstico de DA. Isso porque pode existir a doença com ou sem alteração desses exames de sangue.

Pode acontecer de no exame de sangue ter resultado anormal para a dosagem de B-12 e isso poderá ocorrer perda de memória e confusão mental, mas não se pode deduzir que a pessoa está com a doença só com esse exame.

TESTES DE MEMÓRIA CASUAL- São 3 desenhos distintos e 3 nomes. O Psicólogo pede-se para copiar os desenhos e os nomes. Propõe uma nova atividade e depois de 10 minutos pede-se para fazer novamente os desenhos e os nomes que acabou de fazer. Verificar se consegue ou se vai dizer que não se lembra de ter feito ou se irá tentar.

TESTE MONTREAL- A primeira parte são 3 desenhos bem fáceis. Mostra os desenhos e deixa que olhe por um tempo. Retira os desenhos e a pessoa deve fazer

Na segunda parte é um desenho fácil, porém com mais detalhe que é mostrado, deixar um tempo, depois retira a figura e a pessoa deve desenhar.

Na terceira parte mostrar outros 2 desenhos mais elaborados que devem ser fixados e deixar por um tempo, em seguida retirar e pedir para a pessoa fazer.

Pessoas com a predisposição para a doença já aos 60 anos não são capazes de fazer a segunda parte e nem a terceira.

Quando a dificuldade aparece já na primeira parte a pessoa já está doente.

Caso a pessoa tenha tido DEPRESSÃO, antes de ter esquecimento da memória episódica (lembranças de sua vida pessoal), pode até ter tratado a Depressão, mas o problema cognitivo estava lá e não foi diagnosticado. A doença também pode ter sintomas de memória episódica ou associada com a depressão ou ainda, com visão viso-espacial, que é a perda da referência de espaço e tempo.

FORMA TÍPICA DA DOENÇA DE ALZHEIMER-

Começa depois de 65 anos com um pouco de lentidão na memória e vai declinando muito devagar. Se conduzida adequadamente é melhor.

A perda anual é de 1 a 3 pontos, mesmo com uso de medicamentos.

Fatores:

Proteína Apolipoproteína E - quando der fator 4,2 é melhor pois o fator 2 é protetor. Quando der 4,4 é mais grave (homozigótico).

Doença heterogênea - Você não percebe e pode ter a doença.

Falsos positivos - Têm os sintomas e não tem a doença.

Falsos negativos - Não têm os sintomas, mas têm a doença já instalada na cabeça.

Variante 1- Não lembrar nome dos objetos. Afeta a linguagem Progressiva Esquerda (Afásica). Começa com dificuldade em encontrar as palavras para nomear objetos que estão à sua frente. Geralmente, começa com objetos pouco utilizados. Não sabe o nome, mas sabe que conhece o objeto. Pode começar com grupos categóricos e se lembrar de outros grupos, porém com o tempo vai aumentando a dificuldade para vários grupos de objetos e não se lembra mais. Começa antes de 65 anos, algumas vezes até antes, já por volta dos 50 anos e a pessoa nem percebe, acha que é por conta de stress ou cansaço.

Variante 2 - Afasia Logopênica - O distúrbio é na repetição. Não consegue repetir nada. Apresenta dificuldade para dizer o que quer. Demência Fronto-Temporal

Variante 3 - Hemisfério Cerebral Direita. Distorções Visuais (Viso-Construtivas e Viso-Espaciais). Pode ter até um sintoma de cada. Tem consciência, tem crítica e justificativa mediante os problemas.

SINDROME DE BENSON- Atrofia cerebral, região Occipital e Parietal. Quadro degenerativo, mas demora a progredir e tem até certa autonomia.

SINDROME DE ANTON - Viso-Construtivos- Cegueira Cortical. A pessoa não enxerga, mas tem convicção que não é cega e sempre vai topar com paredes, móveis e esbarrar nas coisas pelo caminho.

SINDROME BÁLINT -

1) Ataxia Óptica - Dificuldade de controlar os estímulos Viso-Manuais. Não percebe o todo, mas é capaz de perceber os detalhes

2) Simultanagnosia - Dificuldade de encontrar um objeto quando está entre outros objetos. Percebe um objeto de cada vez.

3) Apaxia Ocular - Dificuldade de desviar de um foco de atenção para outro foco de atenção, permanecendo com olhar fixo para frente.

Ás vezes, pode ter só 1 sintoma e outras vezes, pode ter os 3.

Variante 4- Hemisfério Frontal. Não é comum . É rara antes dos 65 anos. Característica é a Apatia, parando as funções e vai progredindo com a falta de ânimo. Se confunde com Depressão, mas é Apatia. Dificuldade com as palavras, depois com objetos e por fim com as pessoas. Perde o significado, perde a motivação e a memória. Fica sentada numa cadeira. Se deixar fica lá e morre por inanição. Não pede nada.

QUEM É O CUIDADOR DO PACIENTE DE ALZHEIMER?

Daqui para frente iremos falar muito da figura do “CUIDADOR”

O CUIDADOR será a pessoa mais presente na vida do portador de Alzheimer, direcionando-o em todas as suas etapas, para que possa passar pelas duras fases do Alzheimer, com melhor qualidade de vida.

“CUIDADOR é a pessoa que cuida com o zelo de uma mãe, que ouve com o respeito de um sacerdote, que ensina com a paciência de um professor e que conduz com a delicadeza de um anjo”.

Luiza Gosuen

COMPORTAMENTOS TÍPICOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Síndrome do Pôr do Sol ou do Sol Poente - É um momento de agitação, sem causa aparente, que surge no final da tarde e início da noite com a diminuição da luz natural. Até agora não se sabe o que provoca esse sintoma podendo ocasionar confusão mental e desorientação espacial dentro de casa e até delírio. Uma forma de evitar ou aliviar esse sintoma é acender as luzes (abajour ou luzes não muito fortes), fechar as janelas e cortinas para que o doente entenda que já é noite e se acalma. Acredita-se que talvez seja esta hora em que aumenta o movimento na casa, com a chegada dos familiares ou das crianças da escola, ou maior movimento no condomínio e que pode assustar o doente. São hipóteses, nada ainda confirmado. Para isso é preciso criar alternativas que diminuam esse estado de agitação, podendo usar uma caixa com objetos para que se distraia como fotos, pequenos artesanatos, coisas que colecionava ou que tinha como hobbie antes de adoecer.

Fase da desconfiança- O portador fala coisas que não é verdade, diz que está sendo enganado, que estão lhe roubando, que não conhece você, que não gosta de você e muitas outras coisas, mas isso é da doença. Não leve a sério e nem fique magoado.

Fase da perseguição conhecida como fase da sombra - O doente fica atrás de você o tempo todo. Onde quer que você vá ele está atrás, até mesmo no banheiro ele quer ficar junto. È preciso ter paciência, dá uma atividade para ele se entreter, só não fique irritado com ele.

Fase do desleixo - Aqui ele perde o senso crítico, coloca roupa pelo avesso, roupas que nada combinam, sapatos trocados e até um pé de cada par. Se tiver que sair com ele, como levar ao médico ou fazer uma caminhada, deixo-o ir como ele quiser, caso não aceite que você o ajude.

Não discuta, nem brigue com ele. Deixe que vá assim mesmo. Ao sai de casa com o portador é bom que tenha uma identificação com ele, como uma pulseirinha ou uma correntinha com nome e telefone, caso ele se perca do cuidador.

Alucinação - Quando acontecer, entra no mundo dele e faz de conta que você resolveu a situação, por exemplo, se dizer que a cortina está pegando fogo, finja que acredita e simule apagar o fogo e pronto. Outras vezes, pode conversar sozinho, deixa falar e faz de conta que está vendo a pessoa que ele está conversando. Vai mudando de assunto, leva para outra atividade em outro local que passa.

Fase de esconder coisas - Começa escondendo as coisas até em locais inapropriados. Não dê bronca. Finja que não percebeu, depois vai lá e conserta ou coloca no lugar ou então usa de humor, entra na dele e diz que sumiu e dá risadas junto com ele.

MANTENDO RESPEITO COM O PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Importante respeitar tudo que for fundamental para o portador. Suas crenças e valores. Seus hábitos e seus gostos. Considere suas possibilidades, mesmo que poucas, mas enquanto ele conseguir fazer alguma atividade não lhe tire esse prazer. Não o deixe de pijamas esquecido num canto da casa. Dê atenção, peça participação, cuide dele, penteie seus cabelos, faça-lhe a barba, coloque suas músicas preferidas, converse com ele. Não fale das dificuldades e das perdas que estão acontecendo para outras pessoas, perto do portador.

Respeite suas condições de debilitação.

Respeite também sua intimidade. Trate-o como um adulto. Na hora do banho coloque uma música relaxante para que não fique inibido e vá direcionando o que deve lavar Apenas tome a frente, quando estiver na fase onde o paciente já não consegue se lavar sozinho. Use uma cadeira de banho, se for preciso e oriente no uso do sabonete e do shampoo. Ajude-o a se secar e a se vestir. Não deixe mais ninguém junto do quarto ou do banheiro na hora do banho. E nunca ria dele ou zombe dele por nenhum motivo. Isso poderá magoar muito e ferir seus sentimentos. Mesmo quando for na fase terminal, sempre respeitar e manter a dignidade para com o portador, inclusive na hora de colocar as fraldas, tirar sonda ou fazer a higiene íntima. Agir sempre com muita naturalidade e sem comentários desnecessários.

SAÚDE BUCAL NO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER-

O profissional deve ter consentimento assinado pelo responsável do paciente para a realização dos procedimentos.

Fazer uma ficha de desenvolvimento clínico com tudo que usa no tratamento, inclusive constar horários em que o paciente apresenta melhora de humor para o tratamento. Deve ter acompanhante hospitalar, no consultório ou domiciliar para toda Equipe Multidisciplinar, tanto para o tratamento odontológico como para as demais áreas.

O atendimento em domicílio com a participação efetiva dos familiares ou cuidador é muito importante e tranqüiliza o portador. O profissional deve capacitar os cuidadores e familiares para continuarem o tratamento com o paciente, para diminuir os custos com gastos futuros de outras infecções que possam surgir, diminuindo assim as idas aos médicos, principalmente devido a pneumonia.

Na doença de Alzheimer é muito importante a atenção com a saúde bucal porque é onde pode provocar outras doenças sistêmicas como hipertensão, diabetes, artrite reumatóide, problemas cardíacos e outros. As infecções provocadas por descuidos de higiene e pequenos ferimentos, podem levar a infecções que se espalham e provocam outros problemas.

A Pneumonia Aspiratória é quando o paciente com demência perde autonomia na deglutição e higienização, agrava devido as condições funcionais podendo levar a pneumonia, que aumenta o fator de risco e até de morte.

O paciente geralmente não coopera para o atendimento odontológico e à higienização.

A SABURRA LINGUAL - placa branca na língua, principalmente nas partes posteriores.

Os cuidados devem ser de responsabilidade do cuidador pela limpeza, para não acometer GENGIVITE CANDIDÍASE que é o sangue gengival. A higienização deve ser feita com uso correto de antisséptico bucal com Clorexidina a 0,12%, evitando a iatrogenia que é a alergia provocada pelo medicamento.

Para melhorar a diminuição do suco salivar que causa a boca seca (Xerostomia), devido ao uso de muitos medicamentos, oferecer muita água ao paciente e fazer a hidratação labial com bochechos de água e Gluconato de Clorexidina a 0,12%, Não use vaselina nos lábios.

O cuidador deverá usar, diariamente, para a correta higienização bucal, os facilitadores de ferramentas: o Spandex ( abridor de boca), escova apropriada , gaze e espátula.

Para a limpeza na parte interna da bochecha, língua e palato não colocar a mão dentro da boca do paciente, mesmo que esteja com as luvas de látex descartáveis. Usa-se a gaze com uma espátula para a região posterior da boca.

A dieta deve ser mais pastosa em casos mais avançados da doença. As próteses não são recomendadas para esses pacientes, o que facilitará a higienização bucal. Próteses antigas podem causar iatrogenias (infecções) por serem mal adaptadas e os cuidadores não conseguem retirar para limpeza o que leva a focos de bactérias causando as infecções.

A escovação deve ser com Pasta Profilática com Clorexidina 0,12% e raspagem lingual, onde o profissional deverá ensinar o cuidador como proceder. Os movimentos para a escovação devem ser com a escova inclinada, fazendo movimentos rotatórios e de varrer.. Trocar a escova quando desgastar, porém tem que ser uma escova que não sangre a gengiva. Se preferir usar a elétrica veja se o portador aceita bem.

Não esquecer de usar o fio dental para limpar entre os dentes. Nesse caso, o cuidador tem que ficar atrás do paciente, apoia a cabeça dele e faz a limpeza. Use também o limpador de língua, pois a língua suja provoca falta de saliva e boca seca.

Se o doente não cooperar faça a escovação e a higienização no banho. Para finalizar use os enxaguatórios, mas verifique se o doente sabe fazer bochechos e jogar fora porque não pode engolir. Se não conseguir, não use.

Se tiver pontes fixas é mais difícil a escovação e se for ponte móvel tem que escovar os ganchinhos.

Deve-se retirar a dentadura para escovar, toda vez que o portador se alimentar. Existe escovas de pelos especiais para dentadura e dar atenção para a parte de dentro da dentadura, na hora da limpeza. Importante lembrar que detergentes para dentadura não substituem a escovação. Nunca deixa a dentadura cair no chão, pois pode provocar pequenas quebraduras que podem machuca a boca. Se cair, comunique ao dentista do portador.

Pode acontecer também de precisar fazer extrações, em casos onde não se tem mais como cuidar devido ao péssimo estado de conservação dos dentes ou quando o paciente não tolera o tratamento.

Na maioria das vezes, quando o atendimento é domiciliar, o profissional não terá a ergonomia correta pata o tratamento, mas é preciso dar preferência ao conforto do paciente. O acúmulo de tártaro também pode ser feito domiciliar, bem como restaurações dentárias.

Pode-se ter até intervenções cirúrgicas domiciliar para remoção de focos infecciosos com a participação do médico do paciente que autoriza e recomenda a cirurgia. São consultas mais demoradas e o profissional deverá estar com a agenda disponível nesses casos, pois poderá ter algum imprevisto

Outro procedimento que poderá ser usado é a ACUPUNTURA, para pacientes inquietos ou irritados em casos onde mordidas causaram úlcera bucal. Esse procedimento relaxa o paciente para o tratamento.

Antigamente não se dava muita importância para a saúde bucal. Muitos idosos não foram ensinados quando jovens a cuidar dos dentes, e quando ficava cariado, simplesmente se extraia. Não é normal achar que estar velho é estar sem dentes.

O cuidador deve verificar se, quando o paciente tomar um medicamento se realmente engoliu o comprimido, pois se ficar na boca pode machucar e dependendo da composição pode até queimar a mucosa da boca.

Doenças de lesões de mucosas nas bochechas ou gengivite causam retração na gengiva e é comum ter cárie na raiz do dente, por dentro no osso, e essas bactérias podem provocar demências.

Doença Periodontal - Inflamação crônica e indolor do tecido que envolve o dente vai soltando, inflama e perde o dente. A maioria dos idosos usam dentaduras e só podem ser trocadas na fase inicial da doença de Alzheimer.

Candidíase - começa na mucosa da boca passa para o estômago, intestino e chega ao ânus.

Xerostomia ou boca seca é causada pela falta de saliva que é uma secreção protetora, lubrificante, antibactericida, que ajuda a digestão.

A falta de saliva leva a doenças periodontal, estomatite protética, língua saburrosa e aumento de cáries. Deve-se oferecer ao doente, muita água, incentivar uma mastigação mais demorada e não oferecer comida muito pastosa para que ele possa exercitar a mastigação. Não ofereça chás, pois são ácidos e prejudica para quem não tem saliva. Use também protetor labial, pois a falta da saliva também resseca os lábios.

Existe saliva artificial que é um gel umidificante na forma de spray que alivia o sintoma. Use com indicação do dentista.

IMPACTO PSICOLÓGICO QUE A DOENÇA DE ALZHEIMER CAUSA NA FAMÍLIA E COMO SUPERAR ESSE TRAUMA

Essa doença traz consequências para toda família. Já no diagnóstico a notícia pode chegar de maneira impactante se o médico não tiver "tato" para comunicar e explicar aos familiares. Algumas vezes é bom procurar uma segunda opinião, um outro neurologista. É preciso ter certeza do diagnóstico, que deve ser feito por exclusão de outras enfermidades. Se confirmado, a família deve reagir com sabedoria e prudência, pois será exigido muita paciência e amor para compreender os sintomas, compartilhar dos momentos críticos vivenciados pelo portador, decidir quem será aos cuidadores e dar-lhes total suporte, pois recebem o impacto de maneira brutal em suas vidas.

A família deve participar junta, cada um ter seu papel como membro da família que sofre com o aumento dos sintomas e por ver seu ente querido se "apagar" a cada dia, o que é muito doloroso.

Além dos problemas que são muitos a família ainda terá que conviver com o preconceito e ignorância sobre o assunto, entre as pessoas que convivem por perto como vizinhos, amigos fofoqueiros e até mesmo familiares que não reagirão compreensivamente, podendo ter reações de revolta e não aceitação.

A família também decidirá como e quando contar ao portador que está com a doença. Alguns acham melhor não contar, pois poderia acarretar uma enorme tristeza. Tudo irá depender do estágio que está a doença e como é a personalidade do portador .Vai chegar um momento que terá que iniciar o tratamento pois a doença quando instalada progride rapidamente.

É preciso estar atento para os sinais que o portador apresenta. Muitas vezes as coisas acontecem principalmente os esquecimentos, e o portador não fala nada para não preocupar a família.

Com o tempo o portador se torna uma criança que está aprendendo a fazer tudo e fica repetindo pois realmente não se lembra do que lhe foi ensinado. É preciso dar atenção, não repreender e não ignorar suas perguntas. Alguns membros da família, principalmente as crianças podem não entender e até se assustar com alguns comportamentos do portador.

Não pensar que o portador está fazendo birra, mal educação ou sendo agressivo. Tudo isso não são da pessoa e sim da doença.

A família tem que pesquisar e ler muito sobre o assunto, pois terão em casa uma outra pessoa, que não conhecem e que terá atitudes que a família não reconhecerá. Trate com bom humor e se coloque no lugar do doente para entender o que ele está passando. Trate com dignidade, com amor e alegria.

A família deve permanecer unida, compartilhando tarefas, despesas, não havendo discussões e principalmente desconfiar que o portador da doença está fazendo coisas de propósito, pois não é verdade. Em alguns casos, portadores podem até sofrer violência por conta dessa maneira de pensar dos membros da família ou ainda, por ficarem sufocando o portador com muita atenção o que também pode ser prejudicial. Tudo deve ter equilíbrio e conforme orientações dos profissionais que fazem o tratamento com o portador.

FASES DA DOENÇA DE ALZEIMER

FASE INICIAL OU LEVE - Perde memória, dificuldade em encontrar as palavras, desorientação no tempo e no espaço, dificuldade para tomar decisão, perda da iniciativa e da motivação, sinais de depressão, agressividade, diminui interesse para atividades e passatempos.

Nessa fase o portador ainda percebe o que está acontecendo. Tem auto-estima e medo de mostrar que está doente.

FASE MODERADA OU INTERMEDIÁRIA - Dificuldade nas atividades diárias, maior prejuízo da memória, incapacidades de cuidar de si, da casa, de fazer uma compra ou de sair sozinho, alteração no comportamento com atitudes que nunca teve antes, dificuldades de comunicação, pode se perder, alucinações, perseguições, ideias paranóides podendo desconfiar de quem é bem próximo.

Nessa fase ainda tem momentos de lucidez e arrependimento.

FASE GRAVE OU AVANÇADA - prejuízo gravíssimo da memória, dificuldade para alimentação e deglutição, dificuldade de entender o que acontece, dificuldade de comunicação, dificuldade de orientação dentro de casa, incontinência urinária e fecal, dificuldade de locomoção podendo ficar acamado, já não apresenta pudor ou vergonha de expor o corpo e não tem discreção.

Nessa fase conforme a doença avança apresenta modificações drásticas. O doente pode falar coisas obscenas, xingamentos, agressões, manhas e até voltar a brincar com brinquedos de criança. Irá esquecer de parentes, dos filhos, não irá reconhecer nem a si própria em fotos antigas. Não terá condições de responder pelos seus atos. Não reconhecerá valor do dinheiro. Não saberá realizar tarefas diárias. Não saberá o risco de acidentes ou de objetos perigosos.

Esta fase é muito desgastante. O portador pergunta a mesma coisa diversas vezes. É preciso responder todas como se fosse a primeira, mas evite responder sempre da mesma maneira. Outras vezes, irá cantar a mesma música o dia todo e isso poderá irritar o cuidador, mas é preciso escutar e ter paciência. Quem sabe cantar junto e até sugerir outra música que ele não conheça e quem sabe pode parar de cantar.

Alguns portadores começam a contar os números e vai até 100, depois começam tudo de novo em todos os casos é preciso não brigar e nem perder a paciência. Use da criatividade e faça alguma brincadeira nessa hora.

Começa também algumas manias como cuspir pelo chão, fazer bolinho com a comida e alguns desenvolvem o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

É também a fase de comer demais, esquecer que já comeu e querer comer novamente ou não querer comer por achar que já comeu. Pode demorar muito para convencer o portador. É uma hora desgastante e exigirá muita paciência e controle por parte do cuidador. Se o paciente perceber sua irritação ele se nega a comer e pode morrer de inanição. Use de criatividade, não fique insistindo, distraia-o com alguma coisa e depois volta a oferecer o alimento que ele deverá aceitar. Verifique se a comida está saborosa, na temperatura certa e se é algo que o portador gosta de comer. Isso também pode interferir na aceitação. Se não aceitar, faça alguma outra atividade com ele e ofereça outro alimento mais tarde.

PRINCIPAIS DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS E DE COMPORTAMENTO NO ALZHEIMER

O cuidador deve ficar atento ao comportamento do portador. Anotar e estabelecer bases satisfatórias ou se pareceu alguma atitude diferente, se ele ficou confuso em determinado horário, local ou com outra pessoa.

É interessante criar condicionamento para hábitos que são mais difíceis, e compensar com outras coisas agradáveis como para a hora do banho. Por exemplo, antes do banho, levar para caminhar ou fazer uma atividade agradável ao portador que depois ele vem mais animado para o banho. Evite situações que possam causar medo na hora do banho usando cadeira de segurança e mantendo bom humor.

APATIA - Motivação diminuída, indiferença emocional, exige a presença do cuidador o tempo todo.

AGRESSIVIDADE - É menos freqüente ocorrer agressão por parte do portador, mas quando acontece causa impacto no cuidador. Pode ocorrer por mudança em situações ambientais, alguma frustração, dificuldade na comunicação, dor ou desconforto, efeito colateral de medicamento.

AGRESSIVIDADE – Quando a agressividade for do cuidador familiar por ser impaciente, agitado ou ansioso com a doença em família. São formas de defesa como reação a estímulo estressante. Como lidar?

O cuidador tem que reconhecer que não está conseguindo lidar com a situação. Procure ajuda e apoio na família para dividir as tarefas. Se não conseguir controlar as emoções, procure um cuidador profissional. Caso a família não possa arcar com os custos financeiros procure uma instituição idônea para internação.

Se a agressividade for do cuidador profissional, irá se percebe pelas atitudes de medo e insegurança do portador. Caso a família percebe atitudes diferentes no comportamento que não sejam as da doença, instale uma câmera para acompanhar as atividades do cuidador e do paciente. Denuncie, se for registrado maus tratos ou descuidos e contrate outro profissional.

ANSIEDADE – Pode ter diversas causas dentre elas, insônia queixas somáticas, fatiga, desassossego, confusão, aumento de dependência, rigidez de pensamento e do comportamento e até automutilação pode existir, como beliscar-se, coçar sem parar e arrancar os cabelos. Pode-se notar também a ansiedade na repetição das perguntas sendo que, diferencia a forma de perguntar quando é por esquecimento e pergunta novamente. Na ansiedade a repetição tem uma certa angústia que pode ser de querer muito algo que gosta ou o contrário, não querer fazer ou ir a algum lugar que não gosta.

AGITAÇÃO – Correlaciona-se com Psicose na Demência Moderada devido ao aumento de metabolismo. O uso de BANHO DE LUZ, melhora muito quando feito por 5 dias. Aumente as luzes no ambiente na hora do por do sol. O tempo mais escuro pode intensificar a confusão mental e as desorientações pioram. Até mesmo em dias de muita chuva onde fica mais nublado. Não mantenha o portador imobilizado ou sentado, isso piora o sintoma. Melhor caminhar e evitar som e TV.

VAGÂNCIA – Identifique o agente causador da vagância (perambulação) pela noite. Pode ser um sonho que ele confunde com o real e não entende. Ás vezes pode andar a noite toda. Ofereça água porque ele vai cansar e sentirá sede. Veja se o calçado não está incomodando.

DEPRESSÃO – Acontece já nos estágios iniciais. Perde interesses, se sente que é peso para os outros, crises de choro.

DESINIBIÇÃO E SEXUALIDADE – Senso crítico e julgamento comprometido com comentários inapropriados. Barulhos e sons podem disparar esse comportamento. Pode se dirigir a uma pessoa desconhecida com atos e palavras desapropriados ou atingir uma criança com modos bruscos.

Quando for sair com o portador, converse antes e diga-lhe que se não gostar no lugar onde for é só dizer que quer ir embora ou dê alguma coisa para que ele possa se entreter.

SUSPEITAS – Podem aparecer acusações, de roubo, de infidelidade ou comportamentos impróprios. Alguns comportamentos o portador já tinha e agora agrava. Antes trancava as coisas, escondia coisas e desconfiava das pessoas. Agora isso agrava de modo compulsivo. Não leve para o lado pessoal e não se magoe, faz parte da doença.

PERSEGUIÇÕES – Segue o cuidador todo o tempo, com desconfiança, medo ou desorientação.

Aproveite que ele está seguindo, coloque-o em uma atividade para ajudar ou participar com você.

AÇÕES REPETITIVAS- Faz a mesma pergunta diversas vezes. Responda repetindo a sua ação, até que ele reconheça o que você está respondendo e que já perguntou sobre aquele assunto.

DELÍRIO – com labilidade no humor, distúrbio da função intelectual com desorientação temporal e espacial. Julgamento pobre, sonolência e atividade psicomotora lenta, dificuldade para localizar até o vaso sanitário e não saber o que foi fazer lá. Pode ser uma das causas de INFECÇÃO URINÁRIA. Verifique se tem incontinência urinária.

PSICOSES – Ouve sons, barulho de vento. Ilusões, alucinações, vê formas e sombras, figuras abstratas e até olhar-se no espelho pode disparar esses sintomas.

Como controlar os sintomas? É a freqüência e o manejo na rotina que vão trazer o controle no comportamento e dar mais tranqüilidade e confiança por parte do portador em relação ao cuidador.

IMPACTO QUE A DOENÇA DE ALZHEIMER CAUSA PARA O CUIDADOR FAMILIAR

- Num primeiro momento o cuidador familiar se assusta com o problema da hereditariedade, saber que ele também poderá ter o mesmo problema.

- Muitas vezes, precisa abandonar o emprego para cuidar do doente e reorganizar a situação financeira da família, pois os gastos são muitos.

- Pode acontecer de ter divórcio, principalmente se for a filha que irá cuidar do doente e o tempo para com o companheiro e para a família fica comprometido e alguns companheiros não entendem e aceitam a nova situação..

- Algumas vezes é preciso mudar de residência para acomodar melhor o doente ou para facilitar as idas nas consultas com os diversos profissionais.

- Isolamento familiar e social do cuidador e do portador - Não pode haver o isolamento nem do cuidador nem do portador. É preciso deixar que o doente participe das atividades da família, das festas e das reuniões . O Cuidador também deverá ter alguém para revezar e repartir as tarefas e ter tempo para fazer suas atividades sociais preferidas

- Institucionalização do idoso (colocar o idoso em uma instituição quando tiver uma sobrecarga e não for possível cuidar do idoso.

SENTIMENTOS QUE PODERÃO SURGIR NOS CUIDADORES:

A Depressão é a doença mais frequente nos cuidadores e deve procurar com um psicólogo ou terapias alternativas, dentre elas o SHIATSU, YOGA, AROMATERAPIA e não achar que é só tristeza.

A sobrecarga de tarefas é grande. É preciso dividir as tarefas e revezar turnos com outro cuidador

A Frustração também é comum, pois tudo que irá fazer pouco progresso terá no portador.

A Agressividade e indiferença com o idoso, se acontecer, deve ser denunciada conforme estatuto do idoso e trocar de cuidador.

A Culpa também aparece, mas lembre-se que ninguém tem culpa pela doença do portador.

Aumento da revolta pode acontecer, pois familiares não aceitam que uma pessoa que era tão ativa e participativa ficar agora nessa situação.

A Solidão pode ocorrer. Alguns amigos irão "sumir", só os verdadeiros amigos irão apoiar e fazer companhia.

O Isolamento pode acontecer porque você vai estar tão cansado que nem vai querer ver ninguém ou sair para passear

A Vergonha de admitir que tem um caso de Alzheimer na família, acontece com alguns cuidadores que vão preferir se afastar dos amigos.

O Desespero quando se instalar no cuidador, precisará ser trocado imediatamente , e não terá mais condições de continuar como cuidador

**É preciso cuidar de si mesmo, cuidar do corpo e da mente. Ter amigos, sair e na medida do possível manter suas atividades físicas e sociais com regularidade para aliviar a pressão e o stress causado pelo volume de atividades e responsabilidades como cuidador de um portador de Alzheimer.

Uma doença típica dos cuidadores é a SÍNDROME BURNOUT que se caracteriza pelo esgotamento, pois é uma tarefa muito pesada e cansativa e para os cuidadores familiares ainda é pior pois acaba envolvendo toda família nesse processo. O cuidar se estende por 24 horas e isso afeta as emoções podendo levar ao Stress e a Depressão.

COMO CONTRATAR UM CUIDADOR PROFISSIONAL PARA UM PORTADOR DE ALZHEIMER

Ainda não temos essa função legalizada, apenas formalizada, sem sindicatos representativos e poucas associações de classe. È uma ocupação recente, pois antes era executada apenas pelos familiares. Atualmente essa ocupação foi favorecida devido ao aumento elevado da população de idosos. Também devido a entrada da mulher no mercado de trabalho e pela redução no número de filhos contribuíram para surgimento do cuidador profissional.

Classificação:

-INFORMAL

- Sem remuneração, quando é efetuado por uma pessoa que exerce a função por afetividade ao doente ou a família.

-VOLUNTÁRIO- Sem remuneração, talvez possa receber uma ajuda de custos com transporte e comida. Recomendado por comunidades filantrópicas, igreja ou grupos voluntariados, ma é preciso comprovar se a pessoa conhece sobe a doença e se já teve experiência em cuidar..

-FORMAL- Profissionais registrados que recebem por 12 horas de trabalho na casa do doente, em dias específicos da semana. Se tiver uma formação em nível superior ou cursos especializados para cuidadores ou acompanhantes de idosos, será mais recomendado..

Quando o cuidador é um familiar não tem a preocupação com a própria saúde, vida profissional, atividades de lazer, aumento de stresse. Muitas vezes, em duas rotinas. Trabalha fora e quando chega cuida do doente e outras vezes, tem que deixar o trabalho para conseguir cuidar do doente.

QUANDO PROCURAR UM CUIDADOR PROFISSIONAL PARA UM PORTADOR DE ALZHEIMER

No início da doença, logo quando souber do diagnóstico, se o idoso morar sozinho, em um apartamento poderá ter apoio de vizinhos ou do porteiro que é essencial para observar as atividades na área de lazer do prédio ou quando o idoso solicitar ajuda no apartamento.

Em Holambra-SP, existem condomínios especializados para idosos, só que os bairros são afastados, sem vizinhos e é importante o acompanhamento de familiares mesmo que seja no estágio inicial da doença e depois não poderá mais viver sem acompanhamento, o local deverá ser adaptado e de fácil acesso para os profissionais que irão trabalhar no atendimento ao idoso.

Nesses condomínios geralmente moram dois idosos em cada apartamento e mesmo que um deles não seja demente não poderá cuidar do outro. É preciso um cuidador especializado que siga as orientações dos médicos e profissionais. Quando existir conflitos em família é melhor contratar um cuidador profissional, principalmente se houver desavenças ou implicâncias com o idoso.

O cuidador deve ser pessoa calma, muito paciente, que gosta de pessoas idosas, que tenha vínculo com esse tipo de trabalho, com idade que possa suportar o volume de trabalho e responsabilidade, não trabalhar em outro local pois a carga horária é integral (a não ser que a família contrate apenas para meio período e outro cuidador ou familiar completará a carga horária). O período noturno deverá ter também um cuidador ou um familiar responsável que fique até a chegada do outro cuidador pela manhã. O cuidador é responsável pelo bem-estar, alimentação, higiene pessoal, e controle de medicamentos. Outros itens como: educação, cultura, recreação e lazer do paciente serão rotinas feitas e elaboradas pelos profissionais e que o cuidador colocará em prática junto ao idoso.

O cuidador deverá ser registrado por uma empresa especializada que seleciona e se responsabiliza por quem indica ou poderá ser contratado de maneira informal pelos familiares que arcam com as responsabilidades da seleção. O contrato é para 8 hs ou 12 hs de trabalho, com todos os direitos trabalhistas assegurados pela constituição:

- carteira de trabalho assinada

- salário mínimo (nunca menos) ou o que for estabelecido pelo empregador.

- 13º salário, férias de 30 dias.

- repouso semana de preferência no domingo

- licença gestante de 120 dias e estabilidade de até 5 meses após parto.

- aposentadoria

- aviso prévio de 30 dias

- auxílio doença pelo INSS

- seguro desemprego, se recolhido por tempo de serviço, por pelo menos 15 meses.

- vale transporte

- recolher o INSS junto com empregador

- fundo de garantia, opcional pelo empregador.

Se o contrato for feito pela família, em entrevista verificar a experiência, o que sabe sobre a doença, se já cuidou de alguém com a doença, se já fez estágio em alguma instituição. Observar se a fala apresenta algum traço preconceituoso, como se veste, como verbaliza, o tom de voz, se não é pessoa estabanada, se usa muitas maquiagem e muita bijuterias, se usa sapatos de salto ou anda arrastando ou fazendo muito barulho, se é pessoa que sabe resolver problemas inesperados.

Caso resolva contratar, faça um teste por uns 3 dias, pague ANTECIPADO esses dias e verifique o compromisso da pessoa. Se cumpriu o compromisso recebendo antecipado é um bom sinal de confiança e compromisso. Se receber e não voltar não é pessoa confiável é melhor perder o dinheiro e ficar mais atento na próxima entrevista. Só depois resolva contratar e registrar.

O local onde reside o cuidador também é um dado importante para não ter problemas com horários de chegada e conduções de fácil acesso. Não poderá faltar em nenhuma hipótese e caso aconteça deverá ter aviso prévio e alguém para substituir. O doente nunca poderá ficar sem assistência.

O salário pode variar conforme a formação acadêmica do cuidador ou se tem curso específico para Cuidador de Idoso. Caso tenha feito, apresentar o certificado e verificar as apostilas com o conteúdo abordado no curso. Atualmente, o salário mensal por 6 dias na semana e 1 folga, gira em torno de 1.000,00 para cada turno (manhã, tarde ou noite). È bom manter revezamento entre os cuidadores, um para cada turno. Se for para trabalhar no período noturno receberá como estabelecido para os turnos. Não tem adicional noturno.

A função registrada, até o momento, ainda é de Trabalhador Doméstico. Pode ser registrado como (5162) Acompanhante ou Cuidador de Idoso, conforme CBO- Classificação Brasileira de Ocupação

O cuidador não poderá cuidar do idoso em sua casa. Deverá prestar o serviço na casa do idoso.

Um parente do idoso poderá ser registrado em carteira como cuidador. Receberá tudo conforme a lei e deverá prestar todos os serviços estabelecidos pelos profissionais e cumprir o horário por lei.

Cuidador não é faxineiro – A função do cuidador é em relação a limpeza é manter o quarto do idoso higienizado bem como lavar e passar suas roupas e fazer sua comidas, conforme orientação do nutricionista..

Outra função do cuidador é fazer relatórios diários de tudo que acontece com o idoso para informações precisas quando for nas consultas médicas, bem como ter Planos de Cuidado que são as rotinas estabelecidas para as atividades diárias com o idoso, que não pode ficar deitado, tem que ter atividades programadas. Caso o cuidador precise se ausentar por um breve instante como ir ao banheiro, mantenha o idoso tranqüilo ou dormindo em sua cama com a grade erguida e trava de segurança.

O cuidador não poderá fazer aplicações de medicamentos intravenosos, mesmo que saiba aplicar, a não ser que tenha formação de Enfermeiro ou Auxiliar de Enfermagem.

Existe ainda os CENTRO-DIA que são modalidades onde o idoso vai pela manhã e volta à tarde para casa. São muito bons e tem todos os profissionais que cuidam de tudo que o idoso precisa.

Podendo contratar um cuidador apenas para a noite

Outra forma de contrato onde os horários poderão ser afixados em turnos de 12 h por dia de trabalho, com revezamento com outro cuidador. Um pode vir por exemplo, das 7 da manhã às 19 h, nos dias 2ª,4ª e 6ª e o outro virá ás 3ª,5ª e sábados. É permitido 2 hora-extra por dia. No domingo os familiares revezam para cuidar. Veja com seu contador como firmar esse contrato.

Um site para sanar outras dúvidas:

http://www.cuidardeidosos.com.br/guia-trabalhista-para-cuidador-de-id/

A TERAPIA OCUPACIONAL NA INSERÇÃO DE ATIVIDADES DE ROTINA NA VIDA DO PORTADOR DE ALZHEIMER

É muito importante estabelecer uma rotina e inserir atividades para manutenção de habilidades que ainda estão preservadas como físicas (exercícios, caminhadas), sociais (reunião de convivência com familiares e amigos) e cognitivas (memória, atenção e concentração), que irão proporcionar uma melhor qualidade de vida para o portador reduzindo a dependência de algumas atividades em relação ao cuidador minimizando os efeitos da doença e o portador poderá se sentir útil.

Como inserir as rotinas no tratamento?

É preciso avaliar as habilidades ainda preservadas, hábitos, interesses, história da pessoa.

Para isso, o profissional deverá propor variáveis para traçar um perfil das funções interagindo com familiares, amigos e cuidador que convivem com o doente e que irão dizer o que ele gosta e o que ainda pode ser usado como atividade de rotina.

As atividades que irão fazer parte desse perfil são as habilidades ainda preservadas e o ambiente físico, cultural e social com relação ao portador.

Importante levar em conta também o ambiente sensorial (luz, temperatura, cores do ambiente).

Para uma melhora na cognição é preciso um local bem arejado, bem iluminado proporcionando o desenvolvimento motor, diminuindo o stress e aumentando a satisfação pessoal e o humor

Na adequação cognitiva, o uso das cores no ambiente são usadas como uma direção a ser seguida dentro da casa, bem como as luzes. A textura nas paredes, quadros, objetos e fotos podem dar uma noção de orientação espacial , trazer algumas lembranças e marcar algum local na casa, como por exemplo ao lado da foto do filho está o banheiro ou a parede amarela é da sala.

O uso de som em volume adequado com música que o portador gosta, também faz a orientação temporal ser ativada lembrando de situações que vivenciou em épocas diferentes. Pode-se fazer uso da MUSICOTERAPIA como mais uma atividade que irá inserir ritmos, uso de instrumentos para coordenação motora, ativar a memória e os sentimentos, exercitar o corpo, melhorar o humor e relaxar.

Atividades ao ar livre também são interessantes como jardinagem usando a coordenação das mãos e a criatividade, caminhada que estimulem a visão de coisas pelo caminho descrevendo e comentando o que vê com o doente, estimulando a fala com perguntas e respostas.

A AROMATERAPIA é também um recurso a ser utilizado, pois aromas trazem lembranças de diferentes épocas e os cheiros estimulam a área do cérebro que proporcionam prazer, além de algumas fragrâncias como a lavanda quando borrifadas no ambiente ou na roupa de cama promovem um efeito relaxantes. A tarefa de identificar os odores e selecionar no nosso arquivo de cheiros em nosso cérebro cabe ao sistema límbico. Dentre as funções desse sistema temos a amígdala e o hipotálamo que são responsáveis pelos aspectos emocionais, sendo que o córtex frontal faz a discriminação e percepção dos odores.

As atividades devem ser elaboradas para adultos de acordo com a idade do doente. Não se deve tratar o portador como criança, mesmo que ele algumas vezes se sinta assim.

Quando ainda em fase leve pode-se pedir para o portador fazer lista de compras ou ajudar a nomear o que falta na despensa. Ir junto ao supermercado e ajudar a escolher, ver se ainda consegue lembrar as marcas dos produtos que usava e se sabe para que serve. A mesma atividade pode ser feita em relação à feira livre, deixando que selecione as verduras e frutas, que diga os nomes e até como se prepara a comida. Estimule a lembrança das hortaliças que usa como tempero, pergunte os nomes e para que serve..

Na escolha das frutas, veja se sabe como escolher, a quantidade (aproveite para ver se ainda lembra os numerais e os preços) e selecionar em sacos separados de acordo com cada fruta.

Fazer resgate de coisas antigas como lembrar a profissão das pessoas, a cidade que morava, as festas que iam quando jovens, os namorados que tiveram, as escolas que estudaram, as viagens em família etc. Para isso, sugiro fazer uso de conversas, fotos, filmes e até encenações.

Algumas dessas atividades podem ser incluídas como parte da rotina entre o cuidador e o doente já outras, podem ser sugeridas como "novidade da semana ou um bônus" como premiação de alguma conquista feita pelo portador, que será um momento muito especial e aguardado tanto pelo portador quanto pelos familiares que farão uma interação junto ao portador num momento bem descontraído.

Essas atividades de bônus o cuidador deverá fazer junto com familiares e amigos, o que tornará mais agradável e estimulante para o doente e manterá sua participação social, pelo menos enquanto se sentir bem na companhia de outras pessoas.

Propor também a execução de atividades relacionadas a atividade profissional do portador, relembrando que fazia, usando termos profissionais, ler textos, escrever alguma ideia, descrever imagens, montar quebra-cabeça e fazer desenhos elaborados.

As atividades físicas também podem ser incluídas melhorando coordenação motora, estimulação dos sentidos, mas tudo com significado e orientação médica.

ARTETERAPIA – PSICOLOGIA E ARTE

O eixo fundamental é a criação para liberar a criatividade, os sentimentos e a sensibilidade.

Psicologia Analítica – Jung fala que a criatividade é essencial. Instinto fundamental para a existência humana. Em 1909 Jung usava constelação familiar. Inconsciente gira em torno da família.

Teoria Sistêmica – Sistema é quando tem elementos relacionados, que trocam informações para surgir a totalidade, que será mais do que a soma dos elementos com a complexidade maior de todos os elementos abrangentes. Convoca os elementos a um novo degrau de complexidade por exemplo, uma floresta é composta por vários elementos e quando se encontram formam o eco sistema com complexidade que não tinha quando os elementos eram sozinhos, e agora juntos terão o equilíbrio dinâmico.Num formigueiro os insetos são sociais e a soma dos comportamentos forma a sociedade e dá a sustentação para que sobrevivam.

A sociedade humana é a família. São sistemas familiares e pessoas que precisam estar em uma sociedade para poder aprender e se desenvolver como pessoa.

Sistema da vida existe como um fluxo de energia, uma rede de relação onde passa constantemente esse fluxo, promovendo as transformações vitais. A vida não é uma questão de ter substâncias apenas para ser mantida, mas são as organizações e o fluxo dos relacionamentos que mantém a vida.

A criatividade não é algo individual, mas algo que trazemos das informações absorvidas e que com desenvolver do tempo, ganha complexidade.

Arteterapia atua com o processo criativo da vida, fluxos saudáveis do movimento vital, que passa por nós através da família. Não conseguiremos entender e não ouvimos os sussurros da vida em nosso coração, apenas manifestamos através da criatividade. Esses acontecimentos são produtos da alma, do espírito e das atitudes frente nosso desconhecido e se manifestam pela arte.

Arteterapia em grupo- ajuda na inclusão do indivíduo na sociedade onde são chamados pelo nome quando estão em grupo, sua presença é percebida caso falte, e é sempre um momento de liberar as emoções contidas. Pode- se fazer dinâmicas entre eles, trabalhar qualidades e características individuais, através de colagem mostrando como se vê e como vê o outro. Usar a mesma técnica para lembrar nome de frutas, objetos e épocas, usando letras. A pintura também é uma técnica que gostam muito, podendo ser associada com a música para caracterizar a pintura que está sendo feita. A decoração também é uma técnica criativa. Pode-se usar vasos plásticos coloridos, molduras para espelho, porta-retratos e para isso pode-se usar objetos como pequenas conchas, miçangas, pedrinhas, bolinhas coloridas, etc.

A dramatização também é uma hora para se soltar, melhorar o humor podendo fazer representações de situações, de animais e até de imitação de outras pessoas. Aqui muita coisa é usada, desde orientação temporal, espacial, verbal, sonora

A espiritualidade de nosso doente deve ser respeitada. Não devemos interferir ou desprezar, caso não concordamos com o que ele acredita. O cuidador precisa participar com ele, de modo que possa exercer sua crença se ele manifestar esse desejo e manter ao alcance dele o que usar para esse ritual (altar, amuletos, bíblia, imagens ou símbolos).

PROCESSO DE REABILITAÇÃO NO ALZHEIMER

Entende-se por reabilitação, o processo de conseguir restabelecer as funções perdidas ou comprometidas. No Alzheimer não é bem assim, pois não iremos conseguir a recuperação do que foi perdido, ao contraio iremos nos deparar a cada dia com alguma função mais comprometida do que estava na última consulta. Iremos tentar através de técnicas variadas manter e prolongar o mais tempo possível as atividades motoras e fisiológicas, bem com as atividades físicas e sociais que o portador ainda tem.

A família é parte importante nesse processo e devemos, como profissionais da área da saúde, ser sinceros e claros quanto ao estado do portador e reconhecer nosso limite de atuação e não querer que algo milagroso aconteça, pois essa expectativa pode causar ansiedade no portador e frustrações nos familiares. O que piora consideravelmente o quadro do doente.

**Lembre-se sempre “Domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas uma alma humana.” Carl Jung

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA O TRATAMENTO DO ALZHEIMER

Lembre-se que, o que parece fácil para você, para o doente pode não ser. Controle as distrações do ambiente, principalmente se tiver crianças na casa. As atividades são exclusivas para o portador, as crianças da casa deverão estar em outro local. Então ir com calma e ver se não está estressando o doente, se ele está acompanhando as atividades propostas e sentindo prazer em fazê-las.

As atividades não devem ser demoradas e as tarefas propostas devem ser divididas em etapas. Se estiver funcionando continua, se perceber dificuldade na elaboração do que foi pedido, diminui o tempo ou refaz a atividade. Se perceber que o portador se interessa e pede sua ajuda na execução, pode ajudar e depois pedir para que ele faça sozinho. Incentive sempre e elogie pelo resultado que conseguir.

Nunca diga que não é assim ou que não ficou bom. Não importa o resultado, o importante é a participação e se tem motivação. Pode ajudar e ver se ele consegue perceber onde errou, mas não diga que está errado. Faça com ele e se pedir faça para ele, verificando se ele acompanha o que você faz. Alguns comportamentos podem indicar que a doença está mudando de fase.

Incentive a pintura tanto com lápis de cor como com tinta, deixe que o portador exteriorize suas emoções. Exponha seus desenhos pela casa em locais que ele possa ver. Desenvolva jogos que exercitem a atenção, use dominós, letras e bolinhas para trabalhar quantidade.

Se gostar e tiver condições trabalhe receitas, estimule a leitura, escrita e manipulação dos ingredientes. Aproveite para trabalhar orientação espacial e lembrar onde guarda os utensílios de cozinha.

A PSICOMOTRICIDADE também é usada quando se amassa, enrola e estende a massa.

Aproveite para fazer brincadeiras e use de bom humor.

Agressividade pode significar insegurança ou medo então, fale baixo, olhe nos olhos, faça um carinho na mão e de um sorriso.

Agitação pode ser vontade de ir ao banheiro, fome ou vontade de algo que é costume do portador.

Quando perceber dificuldade, tenha paciência e use de gestos caso perceba que ele se agita. Se tiver ficando ansioso, por não conseguir ou que não quer mais fazer, encerre a atividade de maneira suave, falando baixo e mostre que ele foi muito bem. Elogie sempre, independente do resultado.

COMO FAZER A TABELA DE ROTINA PARA O TRATAMENTO DO ALZHEIMER

Na execução da tabela inserir colunas com dias da semana e linhas com horários e preencher os espaços com as atividades diárias.

Deixar espaços grandes para descrever as atividades de maneira completa e compreensível para todos os outros profissionais.

- Faça uma planilha dos medicamentos separada, só com os horários e quantidade de cada medicamento, pois caso alguém precise ficar no lugar do cuidado saberá como proceder. Importante ter uma planilha para cada atividade. As planilhas com informações separadas irão ajudar muito no retorno ao médico, pois são tantas informações, que o familiar ou o cuidador poderá esquecer de mencionar algo ao médico que pode ser fundamental.

- Na planilha do banheiro, feita com orientação do Terapeuta Ocupacional ou da Enfermagem. Anotar tipo da urina, cor, cheiro e vezes que vai ao banheiro. Verificar também se o intestino está funcionando regularmente. Se tiver alguma independência com a higiene, verificar se não está sendo comprometida. Acompanhar o banho e o uso dos produtos.

- Na planilha da alimentação, feita com orientação do Nutricionista. Anotar o que pode comer e como preparar, porções e horários das refeições. Preparo de sucos nutricionais e se usa corretamente os talheres.

Deve ser preenchido com tudo que o portador faz, atividades de todos os profissionais e horário livre para estar em família.

É preciso ter bom senso e não sobrecarregar o portador com atividades seguidas que desgastem muita energia, o que pode prejudicar a atividade seguinte. Observe sempre o olhar e o comportamento do portador. Irá entender o que ele quer e se está gostando ou não.

Coloca-se uma atividade mais intensa e depois uma mais leve e até mesmo considerar os horários de descanso depois do uso de medicamentos que o deixa sonolento.

A rotina deve ter regularidade e sequência na estimulação. As atividades dos profissionais devem ter um elo entre si para que os resultados sejam melhores para o portador e não de acordo com a disponibilidade do profissional. As atividades devem ser casadas e interessantes.

O COMPROMETIMENTO DA LINGUAGEM E DA FALA NO ALZHEIMER

É na fase mais grave da doença que surgem os maiores problemas na comunicação oral.

A terapia fonoaudiológica estimula fala, memória, atenção, orientação temporal e espacial, melhorando a qualidade de vida do portador.

O estímulo da fala pode ser feito também pelos cuidadores através do uso e nomeação dos objetos, toques, imagens e sons.

Descrição da função relacionada com atividades diárias realizadas pelo paciente.

Repetição- após nomear o objeto solicitar repetição e ver qual objeto vai escolher. Não deixe que aponte espere que use da fala. Usar sempre 2 objetos para a escolha, pois 1 objeto apenas induz a dizer apenas sim ou não, e precisamos que estimule a linguagem e a escolha.

Na hora do banho todo objeto é estímulo visual, variar os objetos com vasilhames diferentes em cores e tamanhos para não enjoar e sempre perguntar qual vai usar agora e tem que dizer o nome.

Quando apresentar objetos novos veja a reação, pergunte qual gostou e dê um tempo para a resposta. Se notar que apresenta dificuldade para nomear, pode ajudar dando o início da palavra e deixa que complete. Se não conseguir diga o nome e peça para repetir. Faça o mesmo com a toalha, mostre opções de escolha e deixe que escolha qual vai querer, mas sempre usando a fala e não apontando. Pergunte qual é a cor da toalha, se é grande ou pequena, se tem desenhos ou listras, se é macia ou áspera. Quando for enxugar nomear as partes do corpo que está enxugando.

No espelho, estimule a memória visual, auditiva, cognitiva e tátil perguntando quem está refletido, qual o nome, o que gosta e deixando que tente pentear seu próprio cabelo. Ajude se precisar. Aqui também poderá dar escolha de qual pente vai querer, fino, grosso, pequeno grande, colorido, plástico ou madeira.Use sempre a criatividade e mantenha um diálogo agradável.

Preparar também um momento de descontração, depois do banho que está relaxado para ver fotos antigas, lembrar as épocas, quem eram as pessoas, onde foi aquela e o que comemorava, falar das roupas, quem que fez, do local da foto, grau de parentesco, se foi uma viagem , se era aniversário, casamento , formatura etc...normalmente o portador vai gostar e participar da conversa e até lembrar fatos que já estavam esquecidos.

Se tiver dificuldade em reconhecer as pessoas e até ela mesma, tente estimular a memória. Conte algum fato relacionado que poderá se lembrar, trabalhando a memória temporal.

Trabalhar a MEMÓRIA DE LONGO PRAZO- perguntar sobre como era na época da juventude dele, onde trabalhava, onde morou, qual a cidade, como era os vizinhos, como era os namoros. Coloque música para o portador ouvir e use de linguagem automatizada como gírias da época que também podem ativar as lembranças e até lembrar letras de músicas. Estimule a musicalidade se e pessoa conseguir cantarolar ou tocar algum instrumento. Diminua o volume da música para que ele cante sozinho, se quiser pode cantar junto e quem sabe até com outros familiares. Será um momento agradável para o portador e de satisfação para os familiares.

FIGURA FUNDO, quando a doença não estiver avançada pode-se usar de figuras para nomear objetos. Coloque palavras também para fazer associação com a figura. Faça uma frase simples com uma palavra faltando para que complete. Peça para escrever, se não conseguir peça para falar. Não demonstre que ele não conseguiu, estimule sempre a participação e volte depois ao que ele tinha esquecido e veja agora se é capaz de se lembrar. Use temas para as mulheres de acordo com o que fazia e gostava, como jóias, moda, sapatos, comidas, doces, decoração, utensílios de casa, jardins, artesanatos, artistas, novelas, filmes, músicas. Pode procurar figura e palavras em revistas que é coisa que as mulheres gostam de folhear.

Para os homens, faça o mesmo de acordo com o que gosta, acrescente fotos de carros, jogadores de futebol, campeonatos, corridas, mulheres, artigos esportivos, ferramentas, artigos de pesca, barcos, coleções e miniaturas, games, filmes, livros, gibis, desenhos ou bonecos de super heróis, instrumentos musicais e eletrônicos. Não use computador nem TV para pesquisa das figuras, melhor usar jornais, livros e revistas.

Escreva o nome abaixo da figura e mantenha sempre perto da visão para estimulação cognitiva da fala e da escrita. Altere as figuras a cada dia para ver se ele percebeu a mudança.

Trabalhe sempre com a presença de um calendário em tamanho grande, na parede para que acompanhe com o portador o dia de hoje, o mês, se tem alguma data especial, se é um dia especial para ele ou se lembra de alguma coisa naquele dia.

O mesmo vale para um relógio na parece, para que junto com o portador comente a hora de cada atividade e pergunte a ele quanto tempo falta para a próxima atividade

Quando estiver em reunião com familiares para alguma comemoração em família, controlar um número pequeno de pessoas, não falar muito alto, não ter música alta, não manter conversas paralelas perto do portador, pois isso o confunde e o desnorteia. Se alguém for falar alguma coisa, que seja um discurso simples e breve e mantenha a atenção do portador olhando direto para ele, falando de maneira bem articulada e pausada. Sua interação quando possível é importante.

Nunca deixe-o num canto sozinho, mas faça com que participe ou que alguém esteja sempre perto dele. Caso perceba que ele não está gostando, respeito seu humor e pergunte se quer ir para seu quarto ou se quer dormir.

Nunca diga frases como: “Você estraga a festa” ou “Você está repetindo o que já disse agora a pouco” ou “Eu já respondi isso para você” ou “Você não gosta de nada”. Lembre-se que ele é doente e não é mais como era antes.Tente fazer com que ele se sinta bem o maior tempo possível.

DISFUNÇÃO NA DEGLUTIÇÃO- A disfunção na alimentação pode ocorrer antes da DISFASIA (incapacidade de ordenar palavras).

A DEGLUTIÇÃO é o processo correto de mastigação dos alimentos. Comando neurológico para que o alimento vá de maneira segura até o estômago. É preciso parar de respirar para engolir. Fechar a via aérea para o alimento passar, sem ir para o pulmão.

A DISFASIA é quando o processo ocorre de forma errada, não correta e insegura. A origem pode ser motora ou origem nos comandos cerebrais. No Alzheimer isso é alterado para não provocar PNEUMONIA, ou seja, usa-se as sondas, pois se os alimentos forem para o pulmão causa Pneumonia.

Ás vezes, acontece do portador esquecer o alimento na boca e não engoli. E ficar por um tempo maior com o alimento na boca e depois engolir de maneira errada, o que pode causar problemas. O cuidador precisa estar atento na hora da refeição.

A tosse enquanto come também é um sinal de alerta, pois pode estar engasgado. Importante também verificar se tosse depois que se alimenta, pois pode ter pigarro ou refluxo nasal, na tentativa de eliminar alguma partícula de alimento que possa estar no nariz.

ENGASGO é a forma de defesa do organismo. Observar quando e porque acontece o engasgo.

Quando o portador recusar a comer alegando que está ruim, pode ser que não esteja identificando o cheiro nem o sabor do alimento. Verificar se está perdendo essas sensações. Faça comprovação com outros alimentos e se não for é porque realmente não gosta do alimento ou da preparação que foi feita (às vezes se trocar de tempero ele pode estranhar).

Quando engasgar não se deve oferecer água que poderá ser prejudicial e até piorar o sintoma.

Se estiver numa fase agressiva poderá até empurrar a comida, jogar no chão ou até cuspir. Porém, se for dificuldade de deglutição são as primeiras evidências que surgem antes da Disfasia ou seja, o movimento motor pode estar preservado, mas já tem problemas para engolir.

Conforme a doença progride o portador fica mais agitado à mesa e se distraí com tudo. Essa inquietação queima muita caloria, gasta muito tempo e precisa de muita paciência do cuidador. Quando termina a refeição acaba ingerindo pouca caloria, porque enrola e não come nada.

É quando começa a perder peso.

...continua. Veja a Parte 2