NOVO ESQUEMA DE VACINAÇÃO DAS GESTANTES.

A NOVA VACINA,OFERTADA ÀS GESTANTES.

Estamos vivenciando um aumento significativo de casos notificados e confirmados de coqueluche(tosse cumprida)em crianças, principalmete em crianças menores de 02 meses, ainda não vacinadas.Coqueluche – Doença grave, responsável por grande mortalidade entre lactentes. Causa infecção do trato respiratório e caracteriza-se por acessos de tosse intensos, com prejuízo significativo do estado geral. Muito grave em crianças, especialmente nos menores de 1 ano, ocorre também em adultos, na maioria das vezes com quadros de tosse seca prolongada.

Este agravo,é extremamente prejudicial às crianças, por causar dificuldades a alimentação e amentação. Uma vez, que a tosse impede a deglutição além de causar a disfagia,trazendo desconforto e desespero às mães. A rotina de prevenção do tétano neonatal,ofertado pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE, é amplamente aceito pela comuniodade médica, mas não previne a infecção pela Bordetella pertussis.

No território nacional. fica instituído a implantaçaão da vacina dTpa...acelular...com nemos reatogenicidade e alta imunogenicidade,que deve ser aplicada a cada gestação , de preferencia 20 dias antes do parto.Dessa forma..a gestante imunizada, verticalmete transfere anticorpos ao feto...tornand-o protegido contra esta doença grave.

O esquema de vacinações com a vacina dupla adulto dT(Difteria/tétano) continuam no esquema de vacinas da gestante , mas a dose de dTpa.. tem de ser oferecida a cada gestação.

Além das gestantes, os médicos neonatologistas.pediatras,enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes de atendimentos em maternidades recebem esta vacina,pela proximidade com o RN.

ulissespinto
Enviado por ulissespinto em 07/11/2014
Código do texto: T5026515
Classificação de conteúdo: seguro