SER CRIANÇA

O dia da criança se aproxima, e como sempre o comércio aproveita a data para obter lucro, faz parte do contexto econômico. Mas o que é ser criança? Posso dizer sem sombra de dúvida que é muito mais que brinquedos. Na infância somos ingênuos, sim e verdadeiros, não temos máscaras, somos o que somos. Neste universo infantil, não tem o prudente, nem o mesquinho, não tem o tímido, nem o fofoqueiro, somos crianças, naturalmente.

A partir do momento em que crescemos começamos a introjetar muitos valores e conceitos da vida adulta, as figuras paternas são importantes no desenvolvimento da personalidade, é através delas que formamos nossa personalidade egóica. Muito se estuda e muito de discute sobre as crianças, temos várias teorias a respeito do desenvolvimento, o que nos afeta, os traumas, os conflitos tudo é tema de debate e livros. A criança precisa de espaço e de atenção, isto é o mínimo, porque se ela for privada de afeto na tenra infância terá dificuldades em lidar com seus sentimentos no futuro.

A questão emocional das crianças é algo desafiador para qualquer terapeuta, uma vez que precisa-se entrar no universo delas fazer parte da sua vida seja através de diálogos ou dinâmicas apropriadas a cada caso. Temos visto muito nas escola casos de crianças irriquietas. crianças que são desatentas, outras muito quietas e sem vontade de participar de brincadeiras e jogos coletivos. Essas crianças estão tentando se adequar a um modelo, elas são colocadas na escola, cada vez mais cedo, e se veem obrigadas a participar de um meio social que lhes é diferente. Alguns casos as crianças travam e não consegue desenvolver a leitura e organização lógica, em outros a criança avança tão bem que torna-se desatenta, não porque não entende, mas porque perdeu o interesse pelo conteúdo. Nestas horas vale sempre a presença do professor em sala de aula para orientar os pais na participação no processo educacional. Muitos profissionais têm uma sensibilidade maior e conseguem captar algo mais da criança. Se for necessária a ajuda de um profissional um psicólogo, este com certeza terá meios para dar suporte a família e a criança conseguirá obter melhores resultados na escola.

O universo infantil é permeado de fantasias, cada faixa etária tem seu mérito, cada descoberta da criança é mágica, então , ser criança é viver esta magia sem pressa de crescer, é buscar sempre pelo novo e aprender com tudo que aparece. Ser criança é ter sempre perguntas e falar o que pensa, e através de tudo que observa adquire meios para tornar seu eu mais poderoso e seguro. Importante salientar que os adultos próximos devem sempre auxiliar no desenvolvimento da criança, seja físico, emociona ou intelectual, só assim poderemos contribuir para um a formação plena e digna.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 10/10/2014
Reeditado em 28/09/2018
Código do texto: T4994030
Classificação de conteúdo: seguro