Envelhecer
 
Lemos diariamente em jornais e revistas que para envelhecer bem, precisamos praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e exercitar o cérebro. Confesso que tenho medo da velhice, ela me assusta, talvez porque tenha familiares que não envelheceram bem e precisam de ajuda. Mais do que o medo de envelhecer temo pela necessidade do outro, da precisão um ser para me ajudar no dia a dia.
Dói ver pessoas outrora alegres, bem dispostas, com energia, sentadas em frente a um monitor de Tv, com cobertor nas pernas, geralmente em cadeiras de rodas, necessitando chamar alguém para lhes dar água, comida ou mesmo cuidar de sua higiene pessoal. O amargor está nos olhos delas, a tristeza ali anunciando que a vida está próxima do fim, e até este chegar, terão que viver assim...

Pensamentos positivos, técnicas de EFT, orações, tudo é válido para tentar viver da melhor maneira possível, sem dependência, mas a parte física não perdoa. O tempo é inexorável, preenche todas as lacunas e todo o corpo com cicatrizes e rugas; o corpo precisa está bem e mesmo assim não é sinal de que terás uma velhice saudável.

Como envelhecer, então, não sei, mas digo com todas as letras, talvez o caminho certo seja ACEITAR, sim aceitar o momento e não lutar contra o processo natural.Veja o exemplo de Sir Charles Spencer Chaplin, o popular Carlitos, viveu do seu modo, teve suas conquistas, suas desavenças, seus amores, seus fracassos e seu sucesso, mas viveu, morreu em uma noite de Natal, dormindo, já bem idoso. Talvez ele tenha descoberto como envelhecer sem sofrer. Procuro este caminho.