CHIA A Semente Funcional Que Emagrece

CHIA A SEMENTE FUNCIONAL QUE EMAGRECE

Autor: Antoni BigCuore*

Data: 01/09/2014, 2ª feira, às 14,43 horas.

--------------------------------------------------------------------

Origem: a também conhecida como “Salvia Hispanica”, “é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como o linho e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas (e Colombia).

“Há evidência de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos presente no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época.” ( 1 )

---------------------------------------------------------------------

NUTRIENTES: a semente da chia é rica minerais e em aminoácidos essenciais e rico em ômega 3. Por isso, previnem-se problemas cardiovasculares, diabetes e ajuda a emagrecer, tendo em vista a sua grande quantidade de fibras, o que faz com que organismo aumente a sensação de saciedade.

Ômega 3: a semente contém óleo graxo Omega 3 e contém também o ácido alfalinolênico.

Cálcio: contém 5 vezes mais a concentração de cálcio do encontrado no leite de vaca.

Magnésio: 100 gramas da semente de CHIA pode conter o mesmo que 200 g do mineral presente em nozes ou 1,6 kg de brócolis.

Manganês e Fósforo: 100 gramas de CHIA contém 108 do manganês e 95% de fósforo demandados por um adulto numa dieta de 2.000 calorias/dia.

Proteínas: a semente contém 15% de proteínas em sua composição. 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto deve consumir por dia. O conjunto de seus aminoácidos são maravilhosos e de alto valor biológico no metabolismo celular.

Fibras: em cada 100 gramas da semente, 38 gramas são formadas por fibras. Isto significa que ela ajuda no processo de emagrecimento, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade do organismo.

ANTIOXIDANTES: a semente da CHIA contém o eficiente antioxidante chamado “KAEMPFEROL”. Qual a função do antioxidante? Significa proteção à célula o que aumenta a sua vida no organismo e, em conseqüência, joga o envelhecimento para bem longe, prolongando a vida útil das células. A oxidação é uma espécie de “ferrugem” (se fosse uma folha de ferro) que endurece a membrana da célula, evitando que os nutrientes adentrem a ela e assim as toxinas não são eliminadas.

O acido graxo Omega 3, age na membrana das células, facilitando a entrada dos nutrientes nas células, eliminando as toxinas. Ajuda a controlar, em conseqüência, a pressão sanguínea e evita problemas cardiovasculares.

FORMA DE CONSUMIR: a semente da Chia pode ser adicionada a iogurtes, sucos, vitaminas, saladas de frutas, risotos, farofas, pães, patês, pudins etc.

Quantidade: uma colherzinha de café de Chia por dia é o suficiente. Não exagerar, sobretudo, quem tem tendência à pressão baixa, pois devido a grande concentração do mineral MAGNÉSIO, ela ajuda a baixar a pressão sanguínea.(para quem é hipertenso, como no meu caso, ela é ótima, pois ajuda no equilíbrio sanguíneo).

Você quer ter saúde, física, mental e espiritual? Então comece por uma reeducação alimentar, colocando em seu cardápio, cereais integrais, (arroz integral, farinha integral, germe de trigo, aveia, grão de bico, lentilha, ervilha, feijão etc.) ,derivados do leite, nozes, castanhas, sementes como linhaça, chia, amaranto etc. Frutas, verduras e legumes diariamente! Cultive a espiritualidade e exercícios físicos, pelo menos 3 vezes, por semana!

---------------------------------------------------------------------

MUDE PARA MELHOR! Mude devagar e vai aumentando a intensidade até atingir uma rotina alimentar saudável! Saúde para todos nós, sempre!!!

---------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------

(1) Wikipedia.

(*)autor é escritor, pesquisador de alimentos e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------