Cardápio Especial Para Diabéticos

Antoni BigCuore Casagrande*

(SP.sp. 28/08/2014, 5ª feira, às 14,49 horas)

---------------------------------------------------------------------

Elaborei este cardápio para uma amiga poder emagrecer e controlar o diabetes. Todo diabético DEVE evitar o excesso de Carboidratos, pois este aumenta a glicose no sangue.

Nunca se esquecer de que (como diz o ditado popular) se deve tomar o café de manhã de um Rei; o almoço como um Príncipe e o Jantar de um mendigo.

CAFÉ DA MANHÃ: (1 copo 200ml de água em jejum)

1 banana pequena amassada; 1 colher de sopa de aveia; 1 colher de sopa de germe de trigo; 1 colher de café(pequenina rasa) de linhaça moída; 1 pedaço pequeno de nozes; ½ copo de Leite de Soja (pura soja). Misturar tudo fazendo uma pasta e comer. 1 fatia de pão integral; 1 fatia pequena de queijo branco; 1 xícara de leite com café. (se tomar um cafezinho preto, adicione um pouco de canela em pó, pois esta ajuda a estabilizar a glicose no sangue.

ANTES DO ALMOÇO (lá pelas 9 ou 10 horas):

Coma uma maçã pequena bem lavada com casca e tudo.(na casca existe uma substância altamente antioxidante que se chama quercetina. A maçã protege de A.V.C.

Bolacha Integral: se sentir fome, ainda, coma 1 unidade de bolacha integral.

ALMOÇO:

SALADA: Comer a Salada antes e tudo de forma que seja a mais COLORIDA possível (alface, tomate, cenoura ralada; rúcula; A salada comida antes do prato quente, ACELERA O METABOLISMO e aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos arroz e misturas. Tempero: usar Óleo de Oliva com limão ou vinagre. Não use sal.

PRATO QUENTE: Arroz Integral: 3 colheres de sopa de arroz integral; 1 concha de feijão; 1 bife de filé de frango ou bife pequeno carne vermelha ou cozida ou ainda um pedaço de peixe cozido.

SOBREMESA: pode ser uma gelatina “Diet” ou mesmo 1/3 de uma laranja ou mamão formosa (não coma mamão papaia pois ele contém muito açúcar!) ou ainda um pedaço de abacaxi (pequeno). O mamão contém papaína e o abacaxi contém bromalina, substâncias que ajudam a digestão.

ADOÇANTE: Usar, de preferência, o adoçante na base de SUCRALOSE, que é o menos nocivo à saúde. (ciclamato de sódio é cancerígeno!!!).

CAFÉ DA TARDE: Lá pelas 16,00 horas, toma-se uma xícara de café com leite e 1 pedaço de Pão Integral com margarina especial.

JANTAR: O jantar deve ser um jantar de mendigo, ou seja, uma alimentação bem leve. Tipo: uma boa salada; 1 copo de leite de soja(pura), ou leite desnatado. Se antes de dormir, sentir fome como 1 unidade de bolacha integral e mais nada!!!

EXERCÍCIOS FÍSICOS: Exercícios físicos são vitais para todo e qualquer ser humano que almeja ter saúde e, portanto, prevenir doenças.

À guisa de informação, ressalte-se que é um cardápio básico que pode ser adaptado a cada pessoa. O mais importante de tudo, é o DIABÉTICO ser consciente de que NÃO PODE ABUSAR DOS CARBOIDRATOS, pois estes depois de metabolizados pelo organismo, se transformam em açúcar!.

--------------------------------------------------------------------

(*)autor é Escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Sua linha filosófica é a DIMENSÃO HOMEOSTÁTICA do ser humano, qual seja, ele deve ser visto e analisado dentro de uma visão integral: Espírito, Mente e Corpo. Conheça seu Blog Bem Viver – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

--------------------------------------------------------------------