Um pouco de anatomia - cérebro e suas propriedades.

O encéfalo faz parte do sistema nervoso central e está localizado dentro da caixa craniana. O nosso sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro.

O encéfalo tem sua origem ainda na fase embrionária, sendo formado a partir do tubo nervoso. É possível perceber, na região anterior do tubo, três regiões distintas chamadas de: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Durante o desenvolvimento embrionário, o prosencéfalo diferencia-se em telencéfalo e diencéfalo, enquanto o rombencéfalo diferencia-se em metencéfalo e no mielencéfalo. Apenas o mesencéfalo não apresenta diferenciação. A partir dessas cinco regiões, todo o encéfalo será formado.

O cérebro é formado a partir do telencéfalo e constitui a parte mais desenvolvida do encéfalo. Muitas pessoas costumam usar de maneira errônea os dois termos como sinônimos. Uma característica marcante do cérebro é a presença de várias pregas que são conhecidas como giro ou circunvoluções.

O cérebro é dividido quase que completamente em dois hemisférios, que são unidos por uma estrutura denominada corpo caloso. Cada hemisfério é dividido em quatro lobos, que recebem o nome dos ossos do crânio localizados acima dele. Sendo assim, temos os lobos frontal, parietal, temporal e occipital.

A região do córtex (camada mais externa) é formada por corpos celulares, o que proporciona uma cor mais cinzenta a essa região. Já a região mais interna do cérebro é constituída pelos axônios, o que lhes confere uma coloração mais clara em virtude da presença de estrato mielínico.

Essa porção do encéfalo é a encarregada de controlar as atividades motoras dos órgãos dos sentidos, além de estar relacionada à memória, capacidade cognitiva, linguagem, razão e emoções.

Tálamo são duas estruturas originadas do diencéfalo, constituídas por substância cinzenta. Estão localizadas logo abaixo do corpo caloso. Sua função principal é transmitir as mensagens dos órgãos do sentido (menos os órgãos do olfato) até o córtex cerebral.

Hipotálamo, região também originada do diencéfalo que está relacionada, entre outras funções, à regulação da temperatura do nosso corpo, fome, sede, concentração, funções endócrinas, comportamento sexual e respostas do sistema nervoso autônomo. O hipotálamo está localizado logo abaixo do tálamo.

Mesencéfalo: conhecido também como encéfalo médio, essa região é relacionada à postura corporal, atividade motora, movimentos de busca dos olhos, entre outras funções.

Cerebelo é uma região originada do metencéfalo e localizada na fossa craniana posterior. Possui uma forma ovalada, sendo que na região central ocorre uma constrição. Sua principal função é ajudar na coordenação dos movimentos e equilíbrio do corpo.

Ponte é a estrutura originada do metencéfalo, formada principalmente de substância branca. Essa estrutura faz uma conexão com diversas partes do encéfalo. A ponte participa de algumas funções do bulbo.

Bulbo, originado do mielencéfalo, é uma região contínua da medula espinhal. São importantes na coordenação de reflexos de tosse, espirro, salivação e deglutição. Além disso, controlam funções vitais como batimento cardíaco, respiração e pressão arterial.

*Artigo usado na apresentação do trabalho "sistema nervoso e suas propriedades", no curso técnico de enfermagem, em 2014.

Reserva Estratégica Científica
Enviado por Reserva Estratégica Científica em 15/08/2014
Reeditado em 04/10/2018
Código do texto: T4923602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.