Comece Bem o Seu Dia! (vida saudável)

Darlene Ponciano Bomfim*

Transcrevo a meus leitores(as) artigo publicado na Revista Cidade Nova, do mês de Agosto de 2.014, às páginas 35.

“Brekfast para os americanos, pequeno almoço em Portugal, desjejuno para os países de língua espanhola, o nosso tradicional “café da manhã” vem sendo a refeição mais maltratada e até ignorada.

No entanto, o desjejum deveria ser reverenciado: é a principal refeição do dia! A perda desse hábito salutar está ligada principalmente ao estilo de vida da população.

Quando dormimos, passamos por um “estado de jejum” natural e esperado pelo organismo. O corpo inteiro descansa, mas continua funcionando, o que requer energia, cuja fonte é a glicose. Durante o sono o organismo retira essa energia da glicose presente no fígado e nos músculos. Tudo comandado por hormônios precisos que desencadeiam reações químicas maravilhosas e eficientes. A duração de tudo isso é em média sete horas, ou quanto durar o sono.

Infelizmente __é bom saber disso__ o organismo não retira glicose das células adiposas, portanto não se emagrece dormindo muito.

A primeira refeição determina como será o nosso dia. Com muita ou pouca energia, com muito ou pouco ânimo. Quando não tomamos o café da manha o organismo entende que haverá um jejum prolongado e torna o metabolismo muito lento, levando a um quadro de hipoglicemia.

Isto pode causar sonolência, fraqueza, indisposição, diminuição da velocidade de raciocínio. Compromete a dieta do dia inteiro, pois as próximas refeições tendem a ser mais exageradas e com preferência por carboidratos.

Entre o que é recomendado e o que é praticado existe uma ponte. É preciso ver como atravessá-la. Uma boa orientação nutricional envolve mudança de vida, mas deve ser o mais compatível possível com a realidade do individuo e das família, cão contrario os novos hábitos não se incorporam.

Quais os benefícios de fazer bem a primeira refeição?. Aumenta a sensação de saciedade ao longo do dia: .Melhora a qualidade da dieta durante o dia; Melhora o funcionamento do intestino; Melhora a função cognitiva, o rendimento escolar e profissional; Melhora o aporte nutricional; Melhora a disposição; Melhora o metabolismo, favorece o emagrecimento e diminui a escolha por alimentos pesados ao longo do dia.

Se faz tão bem e se é gostoso, por que negligenciamos tanto na prática?

Pesquisas feitas em escolas e ambientes de trabalho apontam como principais motivos, falta de fome no início do dia; falta de tempo; morar sozinho; cardápio repetitivo; facilidade em comer fora de casa e comer o que se quer.

Qual o café da manhã ideal?. Respeitar a cultura local, os costumes, é sempre uma boa dica. O Brasil oferece cardápios maravilhosos e completos em particular nas regiões Norte e Nordeste, sem falar nas “mineirices”.

Um bom desjejum deve conter fibras (aveia, milho); leite e derivados (queijos e iogurtes); frutas, sucos naturais; carboidratos em menor quantidade; ovos. Geléias, bolos e doces podem até fazer parte, mas devem ser consumidos moderadamente.

E o famoso café com leite e um pãozinho na chapa? Que delícia! É melhor do que não fazer refeição nenhuma, mas procure incrementar um pouco, variar, introduzir coisas novas. O café ou chá também podem ser consumidos se a pessoa não tier restrição alimentar a eles, inclusive funcionam como estimulantes.

Uma boa dica para quem não tem tempo é deixar a mesa posta já no dia anterior, com tudo à mão. Para quem não tem fome nesta hora a sugestão é diminuir um pouco a ingestão de alimentos à noite, jantar mais cedo e começar a comer pequenas porções no café, para ir adquirindo o hábito. É sempre bom lembrar o antigo ditado: devemos COMER DE MANHA COM UM REI, no almoço COMO UM PRÍNCIPE e no jantar como um MENDIGO.

(*)a autora é farmacêutica e educadora em saúde pública.

*****

COMENTÁRIO DE A.BIGCUORE: minha sugestão para o café da manhã: 1 banana nanica amassada; 1 colher grande de aveia; 1 colher grande de germe de trigo; 80 gramas de iogurte natural; 7 unidades de uva passa; meia nozes. Amasse tudo formando uma pasta e coma. Depois tome uma xícara de café com leite com uma fatia de pão integral com um pedaço de queijo branco.

Eu garanto: você ficará com o maior pique para trabalhar. Se sentir fome antes do almoço, dê preferência sempre por uma fruta: a maçã é uma ótima companheira do coração! Saúde e seja feliz, afinal, você merece o melhor!!!