FEBRE MACULOSA

DOENÇA TRANSMITIDA AO HOMEM PELA PICADA DO CARRAPATO-ESTRELA INFECTADO.

O carrapato se alimentado sangue de animais com cavalos, cães bois capivaras entre outros. A doença se manifesta de repente acompanhada de vários sintomas:

* febre alta;

* dor de cabeça;

* Dores no corpo,principalmente na perna;

* Mal estar

* Náuseas e vômitos;

* em alguns casos podem surgir manchas avermelhadas na pele, principalmente na palma das mãos e planta dos pés

FIQUE ATENTO; Os sintomas iniciais da febre maculosa ocorre entre o 2º e 14º dia após o contato com o carrapato e são semelhantes aos de outras doenças como dengue ou uma gripe forte:

CASO VOCÊ APRESENTE ALGUM DESSES SINTOMAS COM OU SEM MANCHAS NA PELE PROCURE O ATENDIMENTO MÉDICO IMEDIATAMENTE

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

A febre maculosa tem cura, mas é fundamental que o tratamento seja iniciado logo após os surgimento dos primeiros sintomas.

CUIDADO; Se não for tratada a tempo , a febre maculosa pode matar.

ONDE OCORRE? Normalmente em áreas rurais mas recentemente os casos da doença tem sido registrados nas áreas urbanas de várias cidades do Brasil, relacionados a atividades de lazer e trabalho.

COMO PREVENIR-SE?

Ambientes com vegetação e presença de animais como cavalos, capivaras e cães tais como beira de orla de lagoas, parques ou reservas ecológicas e áreas de gramados, são favoráveis à infestação de carrapatos. Portanto nesses locais previna-se

* Use roupas de cor clara e calçados fechados, preferencialmente com meias brancas e cano longo, para facilitar a visualização do carrapato;

* Evite sentar-se e deitar em gramados nas atividades de lazer, como caminhadas, piqueniques, pescarias e pratica de skline.

* Use equipamentos de proteção individual nas atividade ocupacionais, capina e limpeza;

* Mantenha os terrenos e gramados capinados rente ao solo, facilitando a penetração dos raios solares;

* Aplique carrapaticidas em cães, cavalos e outros animais segundo a recomendação do médico veterinário.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

*Evite frequentar áreas infestadas por carrapatos;

* Examine seu corpo a cada duas horas pelo menos porque o carrapato necessita de algum tempo aderido à pele para transmitir a bactéria;

* Verifique atentamente o corpo das crianças;

* Atividades que envolvam o contato direto com o cavalo, sejam de lazer, equitação, cavalgada e equoterapia ( método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.) ou trabalho, requerem especial atenção.

* Tenha cuidado ao retirar carrapatos que estiverem grudados em sua pele. se possível, utilize luvas ou pinças. evite esmagar os carrapatos para não se contaminar.

* Caso tenha sido picado por carrapatos e apresente sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, dor no corpo) procure imediatamente o serviço de saúde e relate este contato ao médico, para que ele possa avaliar a possibilidade de ser um caso de FEBRE MACULOSA.

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
Enviado por Pacomolina em 13/07/2014
Reeditado em 13/07/2014
Código do texto: T4880380
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.