DROGA UM PREOCUPAÇÃO ANTIGA

DROGA UM PREOCUPAÇÃO ANTIGA

"Se o problema é o mal-estar que restou por ter agido como não queria ou que provocou o pior efeito, lembre-se de que a esperança, o tempo e a busca da solução a tudo resolvem." (Lourival Lopes).

Droga é uma palavra de origem francesa "drogue, porém um pouco controversa. Qualquer substância ou ingrediente que se usa em farmácia, em tinturaria, em manipulação recebem o nome de droga. Na medicina refere-se a qualquer substância que possa ser empregada, no homem ou em animais, com fim de diagnóstico, de tratamento ou de profilaxia de doença. Pode ser de origem animal ou vegetal, no estado em que se encontra no comércio. Substância entorpecente, alucinógena, excitante. Podemos citar como exemplo a maconha, a cocaína, o haxixe, que são ministradas por via oral, ou outras usadas em caráter transitório, a um estado psíquico que lhe pareça agradável. Esse estado agradável que certas drogas provocam é rápido e depois vem à depressão que é o primeiro passo para a prática do suicídio. As Drogas do sertão. Designação genérica de certos produtos vegetais, entre os quais o urucu, a canela e o cravo indígena, o cacau, a cochonilha, a castanha, a pimenta, que eram objeto de atividade extrativa na região amazônica no Brasil colonial, nos fins do século XVII e na primeira metade do seguinte.

Na realidade muitas drogas foram estudadas para serem usadas como solução medicamentosa, mas a "esperteza" do homem fez das drogas um uso indevido, que através, da mistura com outras substâncias tóxicas se tornaram perigosas para quem está no estado de viciado. O homem é um ser complexo, mas ainda em processo de vir- a - ser. Pensadores de diversas áreas tais como antropólogos, sociólogos, psicólogos e, sobretudo, filósofos estudam este multifacetado e diferenciado animal político, em constante processo de evolução. Estranhamos essa afirmação de que o homem está em constante estado de evolução, se ele prefere se imantar no mal desprezando o bem. Nós estamos certos de que o homem estagnou no tempo e no espaço, por isso, ele ainda é um ser imperfeito e além do mais, criado simples e "ignorante". Sua evolução depende muito do meio em que vive, pois não tendo script e vivendo num mundo aberto Está sujeito a situações que podem atrasar a sua evolução.

O sonho, aquele doce sonho dos anos sessenta, acabou. John Lennon, os Beatles, o pé na estrada, a flor, a liberação sexual, o amor livre, os cabelos soltos aos ventos da rebelião jovem, a minissaia, a vida aberta. Tudo isso ficou apenas na memória e guardado no coração de quase todas as cidades do Ocidente. Grandes filósofos, sociólogos, psicólogos já falavam no terror das drogas. Edgar Allan Poe, escritor norte-americano do século XIX, criou histórias de terror que se tornaram famosas na literatura mundial. Allan Poe, como outros antes dele, descreveu episódios de alucinações por drogas. A palavra alucinação deriva do latim alucinatione, ato ou efeito de alucinar-se. Ilusão, fantasia, arrebatamento, desvairamento e desvario. Na psiquiatria é a percepção do ausente, ou do inexistente, ou ainda, percepção alterada do objeto presente que é percebido pela alucinação.

Existe também a alucinação hipnagógica que é semelhante a um sonho, e que se manifesta no começo do sono ou ao despertar. Ressalte-se que a alucinação como aparece em narrativas fantásticas, uma sombra se desgarrou do cenário de ilusões, rompeu o mundo do sonho, transpôs a barreira da realidade. E se alastra. E contamina. E se multiplica. E adquire formas variadas, surpreendentes e assustadoras. Esta sombra chama-se droga. Nas pinturas do grande artista surrealista Salvador Dali representa paisagens alucinantes, nas quais imagens desarticuladas se combinam para evocar um mundo de beleza, de sonho ou de pesadelo atroz. (Fonte Nova Cultural). De onde vieram essas drogas, como evoluíram que efeitos podem causar. Assim, os que consomem ou podem vir a consumir determinada droga terão meios para uma decisão consciente. Conhecendo a droga, decidirão melhor se a adotam, se continuam com ela, ou se, pelo contrário, desistem dela de uma vez por todos.

O que acontece com os ex-fumantes é exemplar. Alguns depois de largar o cigarro recuperam o paladar. As grandes do rock costumam ser associadas ao abuso de drogas, mas músicos de sucesso, como Tina Turner e Mick Jagger, afirmam que a eletricidade da performance é melhor que qualquer droga. A tradição persa conta que a Cannabis, ou maconha, foi descoberta no ano de 1155 por um líder religioso que, em sua caminhada costumeira, viu-a "dançando" sob a luz quente do sol. O uso da maconha tem origem no mundo antigo, por volta de 1.500 a.C., grupos arianos invadiram a Índia, levando consigo sua literatura sacra, uma coleção de livros conhecidos como os "Vedas". Entre suas histórias constava a lenda do deus Siva, que teria trazido a planta da maconha do Himalaia para prazer dos arianos.

Os Himalaias formam um grande sistema montanhoso, que incluem o Himalaia propriamente dito, o Caracórum, o Hindu Krush e o Pamir. Este sistema estende-se por cinco diferentes nações: Paquistão, Índia, Nepal, Butão, república Popular da China. Juntas essas cordilheiras, o sistema montanhoso do Himalaia é o teto do mundo, e lar dos picos mais altos do planeta, o Monte Everest com 8.848 m e o K2 com 8.611 m. O pico mais alto fora dos Himalaias é o Aconcágua, nos Andes, com 6.962m, e somente no Himalaia há mais de cem picos excedendo 7.200 m. A Cordilheira Himalaia consiste de três cadeias paralelas, que do sul para o norte, são o sub-Himalaia, os Pequenos Himalaias e os Grandes Himalaias. As montanhas começaram a se formar por dobras há 40 milhões de anos, quando o subcontinente indiano se projetou em direção ao norte contra a principal massa terrestre asiática. Homero, o grande poeta da Grécia antiga, que viveu provavelmente no século IX a.C., parece ter conhecido os efeitos calmantes de alguma droga misteriosa.

Em sua obra épica, a Odisséia, ele conta que Helena de tróia e seu marido Menelau se encontraram no Egito com um traficante de drogas, Polydamna, que lhes vendeu uma substância chamada "nephente", isto é, contra as aflições. Ela teria o poder de espantar a tristeza mesmo no momento de maior desespero. Durante décadas, Hollywood foi o grande centro de indústria do cinema, trazendo fama a muitos artistas. Mas as pressões e exigências desumanas desse meio levaram muito deles à ruína pelo abuso de drogas. O consumo de drogas não é hábito novo é mais antigo do que se parece, pois vem desde 1.500 a.C. Vejam uma relação de drogas e algumas delas são muito conhecidas: Birita, mé, pinga, loirinha, goró, cana são derivadas do álcool.

Calmantes: Bolinha, bola, diazepan, valium, somalium, lorax, Ansiolíticos, indutor do sono, relaxante, Psíquica e física; Barbitúricos: Bolinha, bola, gardenal, tonopan, optalion são anestésicos e anticonvulsante. Opiácios (Codeína) - boi, panpenyl, eritós, tussilex (xaropes), as inalantes: loló, cheirinho, lança perfume, carpex, cola de sapateiro, as bebidas alcoólicas. Cocaína também conhecida como: Pó, pico, brisola, branquinha, carreirinha, bright, papel pode ser aspirada e endovenosa. Anfetaminas: bolinha, bola, rebite, as anorexígena (inibidora do apetite), cafeína, nicotina, Crack - Uma nova forma de uso da cocaína tem sido denominada, na gíria, de Crack. Tem muitos adeptos, principalmente nos Estados Unidos, mas também na Bolívia e em regiões fronteiriças do Brasil. A cocaína comumente encontrada para consumo é apresentada na forma de sal: que tem o aspecto de pó branco cristalino é o cloridrato de cocaína.

No crack a substância usada não é o sal, mas sim a pasta básica de coca (frecbasing, em inglês). A transformação química do sal em pasta de cocaína não é complicada, apesar de envolver procedimentos perigosos. A apresentação da cocaína como sal a torna mais lucrativa para os traficantes. O sal é facilmente adulterável, quando misturado a outras substâncias de aspecto semelhante (talco, açucares, lidocaína, xilocaína, anfetamina entre outros. O tráfico de drogas no Brasil cresceu assustadoramente e o crack se expandiu pelo Brasil inteiro e já existem as preocupantes cracolândias. A fumaça do crack, como de outras substâncias fumadas, passa pela corrente sanguínea, torna a droga mais perigosa, causando danos pulmonares graves.

O crack provoca em frequência parada Cardiorrespiratória e morte por overdose, razão pela qual deve ser considerado como uma das drogas mais perigosas e mortais do "mercado". As anfetaminas, nicotina, alucinógenos, LSD ( ácido Lisérgico), maconha, chá de cogumelo, Ayuasca. A dependência faz parte da natureza do homem. Uma criança quando nasce, precisa de cuidados e proteção. Ao contrário, não sobrevive. Toda a evolução do ser humano parte desse estado de desamparo original, porém as drogas ilícita só prejuízo causa a saúde humana. São dois caminhos a percorrer a prisão ou a morte. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE-JORNALISTA PROFISSIONAL

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 09/06/2014
Código do texto: T4838860
Classificação de conteúdo: seguro