Minha Experiência Equoterapêutica
Neste artigo resolvi compartilhar, a minha experiência e o que eu aprendi durante um ano, que vivenciei essa experiência.
A equoterapia é um método terapêutico, que usa o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Esse tratamento busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.
Neste caso, o cavalo atua como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos, já que a atividade exige a participação do corpo inteiro. O andar a cavalo transmite aos praticantes movimentos seqüenciados e simultâneos semelhantes ao do ser humano.
O profissional acrescenta que esses movimentos realizados pelo animal ajudam no desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. O trote do cavalo realiza um movimento tridimensional favorecendo o acionamento do sistema nervoso, alcançando os objetivos neuromotores, como equilíbrio, consciência corporal, coordenação motora e força muscular.
Cada praticante tem um perfil, o que exige uma programação individualizada, que leve em consideração as demandas de cada pessoa, como hipoterapia, educação/reeducação, pré-esportiva e prática esportiva paraequestre.
Outra diferença dentro da equoterapia é o termo usado para designar a pessoa com deficiência ou com necessidades especiais quando em atividade equoterapêutica. Nesta situação, o equitador explica que o indivíduo em processo de reabilitação, na medida que interage com o cavalo, é chamado praticante.
A cada passo do cavalo, a esperança se renova ao melhorar a coordenação motora. A melhora na condição física ajudam a desenvolver o equilíbrio. Muitas mães afirmam que as dificuldades diminuem demais neste período. Este método ajuda a desenvolver a autoconfiança, equilíbrio e concentração. Modalidade também estimula a coordenação motora.
O tratamento dura em torno de meia hora, as mães acompanham os filhos nos atendimentos de equoterapia.
Os atendimentos renovam a esperança de aumentar a qualidade de vida de vida no futuro.
BENEFÍCIOS
A equoterapia é indicada para problemas ortopédicos, neuromusculares, cardiovasculares, respiratórios e educacionais. A terapia é indicada para autistas e pessoas com estresse, depressão, tímidas, dificuldades em aprender e hiperativas. A equoterapia proporciona paz e tranqüilidade.
No início do tratamento o cavalo passa a ser um obstáculo para o praticante. Com o passar do tempo, ele começa a aprender a maneira correta de montar e descobre meios de comandar o animal, desenvolvendo a auto-confiança, a afetividade e a trabalhar os seus próprios limites. O praticante deve estar concentrado durante o tempo da terapia, fazendo assim que melhore o desempenho na escola ou em outras atividades.
No caso do cadeirante o praticante tem uma sensação de liberdade ao andar a cavalo e a prática também estimula a autoconfiança.