CONHECI ALBERT SABIN:CIDADÃO DO MUNDO.
 
Só mesmo no jornalismo que se tem tamanho privilégio...conhecer aquele que na década de 60 passou por São Paulo e visitou,no bairro do Ibirapuera,onde até hoje existe a Associação de Amparo a Criança Defeituosa,(AACD),numa manhã,  o descobridor da vacina que aniquilou a poliomielite de quase todo mundo, visitava nosso País...Albert Sabin.
Estava lá, como repórter,aguardando a sua chegada. Não havia quase ninguém da imprensa,naquele dia histórico para todos nós.
Albert Sabin chegou e logo cumprimentou todo mundo indistintamente. Era igual aos iguais,embora fosse um gênio consagrado mundialmente.
Logo quis ver o pátio onde se encontravam as crianças acometidas pelo mal da pólio e não fez um sequer um gesto de indignação, mas em voz baixa comentou que se tivesse descoberto a vacina em tempo mais rápido não estaria vendo aquelas crianças no estado que estavam. Eram dezenas,sob os cuidados de enfermeiras e diretoras da AACD que se desdobravam,para dar o máximo aquelas crianças desvalidas... Lembro até, estava  distraído e ao olhar num dos cantos da associação havia uma criança com a cabeça do tamanho de uma abóbora...Coisa do outro mundo.Nunca tinha vista coisa igual.Fiquei constrangido,mas me contive,diante de tanta patologia.
A sociedade e o homem são saudáveis e patológicos,de corpo e alma!
Aceitei o fato consumado e fui informado que era “hidrocefalia”...A criança desafiava a lei da gravidade,com o tamanho da cabeça!
Albert Sabin jamais conformou-se com isso e com voz embargada, em inglês,disse, que deveria ter descoberto há mais tempo a vacina da gotinha e que a humanidade não iria ver o que estava vendo.
Fiquei só ouvindo...Não há palavras para comentar o que fala um gênio. Assim foi.Silêncio total. Albert Sabin já tinha os cabelos grisalhos que brilhavam na manhã, onde estava,junto com pessoas de bem,no Ibirapuera. A coisa era séria!
Procurei saber alguma coisa sobre ele e aí fui informado que- na minha santa e piedosa ignorância – era o gênio nascido em Bialyatok.Era judeu, de Bialyatok  um lugarejo da Polônia,ocupado mais tarde pelos soviéticos,tendo nascido em 26 de agosto de 1906. Imigrou aos EUA em 1921, com a família e estudou na Universidade de Nova Iorque.Pesquisou doenças infecciosas,e, em 1931 fez doutorado em Medicina. Foi em 1934,para Londres,como representante do Conselho Americano de Pesquisa. Voltou para os EUA, onde  pesquisou no Instituto Rockefeller de Pesquisas Médicas.Foi aí que desenvolveu os estudos sobre o vírus da poliomielite em tecidos humanos.
Em 1967 esteve no Brasil,onde recebeu a “Cruz do Mérito Nacional”,pelas autoridades da época.
Merecida homenagem a um homem "cidadão do mundo".
Em 1972, casou-se com a brasileira Heloisa Sabin.Acabou falando alguma palavra em português,certamente.
Sua carreira foi sempre de pesquisador universitário,dentro de sua área, a Medicina. Lider na Pesquisa Pediátrica na Universidade de Cincinnati.
Publicou cerca de 350 estudos sobre encefalite,pneumonia, e inclusive a dengue, que hoje assola o País- de norte ao sul!! Dengue do tipo I, na área do Mediterrâneo e a II na região do Pacífico. A Ásia e África ficaram de fora de suas pesquisas. Ninguém resolve o problema de saúde mundial...ninguém é de ferro e aço.
Era magnânime,pois,jamais quis patentear sua descoberta. A sua vacina, salvadora da humanidade. Dizia que era para o mundo...
O grande cientista morreu em Washington,em 1993,de ataque cardíaco,aos 83 anos.
Por ter vivido o maior tempo de sua existência nos EUA-,obviamente era norte-americano.
O “Zé gotinha” de hoje – não sabe desse fato.
Nem precisa saber!!!
O que precisam saber são os que governam o País é que sem escolas  superiores honestas,sem pesquisas e pesquisadores,competentes, sem homens de alto nível seremos sempre a rabeira do mundo...do fim do mundo,aliás.Até a dengue não resolvemos –imaginem o resto!!! ALBERT SABIN não sabe disso.Morreu antes da epidemia.
Vivam as crianças que nascem sem ideologias e Partidos!!!
Espertos são os norte-americanos que aceitaram e receberam ALBERT SABIN e lhe deram condições para estudar e desenvolver pesquisas!!!
Lá –não há “bolsas famílias” e outras que tais...Assistencialismo periférico e eleitoreiro.Lá não há 30 Partidos Políticos(um pior que outro)...39 Ministérios(para o compadrio)...
Sai de baixo...meoirmão!!! Chega.Páro aqui!