PENSE MAGRO E AMAGREÇA

Autor: Antoni BigCuore*

Data: 05/011/2013, às 19,01 hrs.

--------------------------------------------------------------------

Muitas pessoas pelo mundo afora, que se encontram acima do peso ideal, fazem dietas e mais dietas e não conseguem sucesso. Por quê? Porque elas, antes de mais nada, se alimentam de “pensamentos obesos”. Esquecem-se de que, antes de mais nada, é imperativo fazer uma espécie de “faxina” na mente.

O fator emocional, sabemos, desempenha o principal fator seja numa batalha para emagrecimento, seja na execução de metas nas organizações. O fator emocional é o mais difícil de controlar.

O ser humano, antes de quaisquer coisas, é um SER INTEGRAL: espírito, mente e corpo. Para se conseguir o EQUILÍBRIO dos fatores, espiritual, físico e emocional, é imperativo ter essa consciência. A pessoa precisa se recondicionar mentalmente para emagrecer. Pensar positivamente no sentido de que o que ela vai fazer vai surtir os efeitos desejados. Para tal, ela irá se munir de instrumentos indispensáveis (espécie de ferramentas) para se atingir o alvo.

Deve “convencer” o seu subconsciente da necessidade de emagrecer e atingir o peso compatível com sua massa muscular. Para isto, uma forma interessante é fazer o relaxamento neuromuscular e mentalizar-se caminhando todos os dias, ou ainda, fazendo ginástica numa academia, sentir que a cada dia vai perdendo mais peso. (é super importante pensar assim, pois, segundo os neurocientistas, as células tem memória!!!).

Sobretudo, em se tratando de conseguir emagrecer. Para atingir esse objetivo, antes de mais nada, é preciso fazer uma radiografia de sua vida pessoal. Questione: como está a minha alimentação? Ela é balanceada? Ou rica em açúcar, doces, gorduras saturadas etc.?.

A dieta ideal é a balanceada. Ela é composta de um terço(1/3) de carboidratos; um terço(1/3) de minerais e um terço(1/3) de proteína animal. Na vida moderna, nem sempre é possível aquilatar isso.

O ideal, para quem puder (aposentado, por exemplo, fica mais fácil) é comer de 3 em 3 horas, para acelerar o metabolismo e não chegar à mesa das refeições morrendo de fome. Tomar um bom café da manha: 1 copo de suco de laranja(200 ml); 2 fatias de pão integral com uma fatia de queijo branco; 2 castanhas do Pará; 1 banana.(quem puder é melhor substituir o copo de laranja por COMER A FRUTA com bagaço, pois este é rico em fibras.)

Fazer uma refeição mais reforçada pela manhã. Ante do almoço quando sentir alguma fome, dê sempre preferência a uma fruta. Uma maça pequena, por exemplo ou comer uma laranja etc. Enfim, dê prioridade para a fruta. Não coma “salgadinhos” que são ricos em sódio e gordura saturada.

Comer carne vermelha moderadamente de acordo com a idade. Se for um jovem por exemplo, certamente deverá comer um pouco mais do que um adulto ou idoso. Eu, particularmente, tenho 66 anos, e como duas vezes por semana, no máximo, carne vermelha e magra. Ela é importante porque contem Vitamina B-12, ferro e triptofano (aminoácido antidepressivo).

Comer cereais INTEGRAIS, é fundamental para perder peso, pois eles são ricos em fibras e estas ajudam a acelerar o metabolismo, limpando o organismo do mau colesterol, inclusive.

Comer pouco no jantar e, de preferência, comida leve. Um iogurte desnatado, por exemplo, antes de dormir faz bem à saúde e ajuda no sono, pois os derivados do leite são ricos em cálcio que é um mineral relaxante e contém o aminoácido triptofano que ajuda a elevar o nível da serotonina no cérebro.

O principal fator, no meu ponto de vista, é o espiritual. Leitura orante da palavra de Deus, faz muito bem ao espírito e ajuda em nosso equilíbrio emocional.(ler e meditar sobretudo os Salmos de David).

A oração aciona a glândula pineal e esta libera os hormônios positivos aumentando em nosso organismo, a sensação de bem estar.

PENSAR LEVE AJUDA A EMAGRECER E VIVER MELHOR! O que significa pensar leve? Pensar leve é sempre ver o lado bom das pessoas e dos acontecimentos. O leitor atento poderia questionar, mas num mundo tão convulsionado como o nosso, como podemos pensar melhor?

Se cada pessoa fizer a sua parte, ou seja, procurar SER MELHOR A CADA DIA, o mundo como um todo vai melhorar. A qualidade de vida vai ser melhor. Compartilhe. A pessoa egoísta JAMAIS atingirá a verdadeira felicidade, pois esta vem de Deus, é um dom e como tal, deve ser partilhado.

Por exemplo, gentileza gera gentileza. As pessoas tendem a imitar os gestos, sobretudo de seus “ídolos” do esporte e da música ou mesmo alguma personalidade política. Se as lideranças derem o exemplo, a sociedade como um todo tende a imitá-las. Existem as negativas também, infelizmente, estas predominam no mundo atual.

YES, I CAN! Eu digo parafraseando, o Senhor OBAMA, YES, WE CAN! Sim, nós podemos mudar o mundo para melhor!. Basta haver vontade política!!!

--------------------------------------------------------------------

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.reantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

--------------------------------------------------------------------