A VÁLVULA PROPULSORA

A VÁLVULA PROPULSORA

“Continue no positivo. Para fazer uma boa construção, você precisa ajuntar os materiais a areia, o tijolo, o cimento, até o final. Também a construção dos seus dias e da sua vida por inteiro merece continuidade e persistência no pensar positivo, para chegar à felicidade. Toda vez que usa de um bom pensamento ou de um desejo de ser bem sucedido, você se reforça interiormente, dá importante passo à importante passo à frente e supera sentimentos de incômodo, de infelicidade”. (Lourival Lopes).

Anatômicamente o coração é um órgão oco e musculoso, centro motor da circulação do sangue. O peito, objeto em forma de coração. Sede suposta da sensibilidade moral, das paixões e sentimentos, amor, afeto, caráter e índole. Pessoa ou objeto amado, coragem, ânimo, centro e âmago. Espontaneidade do sentimento nos nossos atos, nas ideias e em sua expressão. Nosso coração é um templo que o Senhor edificou, a fim de habitar conosco para sempre. O coração, por exemplo, é o recanto por onde flui o calor suave e generoso das boas impressões que ele guarda acerca da vida e das esperanças por tempos melhores.

É o espaço inferior propício a que se realiza sua capacidade de acolher em plenitude a lei do Amor e suas manifestações. O coração também é o terreno que mais deveremos cultivar, pois é dele que nascem as forças de nossa vida. O coração materno é uma taça de amor em que a vida se manifesta no mundo. No coração está presente o amor paciente, aquele que não faz exigências, não é possessivo, não perdoa porque jamais se ofende, não oprime a ser amado, sabe compreender, tem o dom das transformações é Deus em nós.

O coração paterno é um órgão orientador, solícito, e está ligado diretamente ao amor dos pais para com seus filhos. É impossível afirmar com certeza o que se passa no coração dos humanos. Devemos ser obedientes, e não submissos, ser de fácil condução em direção ao bem, devemos nos guiar na solidariedade e de uma educação refinado e comportamento docilíssimo ou docílimo. Na medicina e na vida humana o coração é de muita importância para a vida. Inúmeros cuidados nós devemos ter para mantê-lo saudável e funcionando, e em bom compasso. Para os humanos o coração deve ser um elo entre medicina e bem-estar. Cientistas israelenses criam partes de músculo cardíaco feitas com partículas do metal.

Ele melhorou o envio de sinais elétricos entre as células, fazendo com que o novo tecido funcionasse como o de um coração de verdade. A geração de pedaços de músculos cardíaco em laboratório tem sido uma busca de pesquisadores do mundo todo. Segundo nos informa Cilene Perene à escolha pelo metal se deve a sua capacidade de ser um bom condutor dos sinais elétricos enviados de uma célula a outra. “Os modelos da maioria dos biomateriais usados para construir tecidos do corpo humano não apresentam essa condutividade”. Basicamente, eles bloqueiam os sinais elétricos de uma célula para suas vizinhas, tornando extremamente difícil a tarefa de fazer com que todas as células de forma indicada.

Se nós tivéssemos um coração de ouro seria uma maravilha. Músculo refeito – os cientistas criaram os tecidos cardíacos. O problema – O infarto de miocárdio é causado pela obstrução de u ou mais vasos de coração. A interrupção do fluxo sanguíneo pode levar à morte células do músculo cardíaco. Como resultado, surgem cicatrizes fibrosas no local atingido pela falta de irrigação. A formação de um tecido não contrátil reduz a capacidade de bombeamento de sangue do coração. Os cientistas, os médicos de um modo geral se preocupam com a saúde e a boa performance do ser humano.

Eles sempre estão em busca de uma solução para os problemas sérios do ser humano. Cientistas do mundo todo buscam criar pedaços de tecidos cardíacos que possam ser colocados no lugar do original, danificado. Células – tronco têm sido usadas com essa finalidade. Elas são induzidas a se especializar em células cardíacas. Um dos obstáculos é fazer com que a transmissão dos sinais elétricos entre as novas células ocorra sem problemas. Os pesquisadores criaram uma estrutura de tecido cardíaco composta também por nanopartículas de ouro um bom condutor. O novo tecido mostrou-se funcional, capaz de se contrair com força, frequência e uniformidade adequadas ao bom funcionamento cardíaco.

No homem, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração é um órgão musculoso oco, o miocárdio, com fibras estriadas revestidas externamente pelo pericárdio (serosa). O coração é do tamanho aproximado de um punho fechado e com peso em média de 400 g, tem cerca - de 12 cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura. O coração quase sempre continua a crescer em massa e tamanho até um período avançado da vida; este aumento pode ser patológico. Devemos nos manter em vigilância para que a nossa saúde seja mais ou menos perfeita para nossa felicidade. Aqui para ilustrarmos nossa simples matéria vamos adicionar um pensamento do nosso irmão Celso Martins.

“Sejamos pacientes também para com nós próprios. Não nos cobremos um comportamento para o qual ainda não estamos capacitados. Se o fizermos, instalar-se-à em nossos corações um sentimento de apreensão inútil e improdutivo”. O ano constitui-se da sucessão tranquilo dos dias e dos meses. Tanto quanto a hora resulta do somatório dos minutos e dos segundos. É assim que se formam os séculos e os milênios. Aquilo que hoje não temos ou não sabemos ou mesmo não podemos, amanhã disto e de mais ainda disporemos em fartura se nos esforçamos neste sentido com firmeza e fé. Você só não será aquilo que não quiser ser. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DE ACI-DA ACE-DA UBT- DA AVSPE-DO PORTAL CEN-DA AOUVIRCE-DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 22/08/2013
Código do texto: T4447172
Classificação de conteúdo: seguro