EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE - 2
Autor: Antoni BigCuore*
Data: 25/02/2007 (alt. 11/06/13)
Hora: 10,07 hrs.,domingo
A palavra homeostático vem de homeóstase, palavra grega significando, “homeo” similar, igual e “stasis”, estático). Esse estudo foi feito pelo cientista, Dr. Walter Bradford Cannon, baseado em idéias prévias de Claude Bernard (1.872). Termo da biologia que significa o equilíbrio orgânico de todo e quaisquer seres vivos.
Eu escrevia meu livro A Saúde da Alma e do Corpo, e quando pesquisava sobre estresse, assomou-me à mente essa inspiração da minha tese que chamo de EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE e nem sabia que já existia estudo da homeostase na área da biologia. Diz Claude Bernard que:
“A independência do organismo com relação ao seu ambiente externo deriva do fato de que, nos seres vivos, os tecidos são, de fato, removidos das influências externas diretas, e são protegidos por um verdadeiro ambiente interno, que é constituído, particularmente, pelos fluídos que circulam no corpo.” ( 1 )
Dr.Walter B.Cannon propôs o termo homeostase “como sendo um processo através do qual um organismo mantém as condições internas constantes necessárias para a vida. Tanto em Bernard como para Cannon a estabilidade é a chave”. ( 2 )
-------------------------------------------------------------------
Em um artigo assinado por Mariana Martinez, do Portal InfoEscola(www.infoescola.com), temos o conceito sob o ponto de vista da "biofisiologismo".
“No corpo humano existem várias células que constituem sistemas e órgãos. As células em maiores quantidades no organismo correspondem às hemácias ou glóbulos vermelhos que estão localizadas no sangue, tendo como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões aos tecidos. Todas as células presentes em um indivíduo precisam de condições estáveis para manter suas atividades normais e contribuir para a saúde do corpo.”
”Denomina-se homeostase o controle das condições estáveis no meio interno. Através dela fatores como a manutenção das concentrações normais dos elementos sanguíneos, temperatura, pH, balanço hídrico, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo.”
-------------------------------------------------------------------
A minha tese parte desses princípios da biologia, porém, os adapta à personalidade humana vista como um TODO. E o componente principal é a ESPIRITUALIDADE, tendo em vista que o ser humano vive dentro de uma visão tridimensional chamada: ESPÍRITO, MENTE E CORPO.
O estresse, por exemplo, é a quebra da homeostase do organismo humano. Ele se desequilibra quando isto ocorre, pois altera todo o equilíbrio na química cerebral humana, quais sejam, a dos hormônios neurotransmissores que afetam o equilíbrio físico, emocional e até espiritual.
Daí, resolvi aprofundar o tema. Na minha modesta concepção o equilíbrio homeostático da personalidade, significa a HARMONIZAÇÃO DOS FATORES ESPIRITUAL, FÍSICO E EMOCIONAL, redundando no equilíbrio da personalidade, na felicidade, enfim.
Entendo que o ser humano deve ser visto e analisado de maneira global. Não se pode dissociar um fator do outro. Todos devem agir sinergicamente para pode se atingir o equilíbrio.
Todo ser humano, consciente ou inconscientemente busca este equilíbrio, pois ele representa, no meu ponto de vista, a felicidade humana, o supremo bem estar!
Dos três fatores, o mais importante, reputo, é o espiritual-religioso. Os demais vêm num segundo plano. A relação homem e Deus, esta relação vertical, é muito importante para dar equilíbrio às ações humanas.
O ser humano nasceu para ser feliz, para amar verdadeiramente tudo o que Deus criou. Mas o orgulho atrapalha tudo. O “lado maligno” do ser humano, é que sempre joga “farofa no ventilador” de sua existência.
A soberba, a cobiça, a luxúria, a inveja, eis os grandes vilões da felicidade humana. O coração quando não é convertido para Deus, ele se ilude com uma “fantasia” criada, sobretudo pela mídia, que para ele “vende”, a idéia de felicidade plena, visando a consumir coisas, bens materiais e toda parafernália eletrônica, como sendo meios de usufruir do elixir da longa vida e da auto estima. Não sou contra os bens materiais. Entendo, apenas, que não nascemos para ser escravos deles!.
O fator físico engloba tanto a parte de exercícios físicos como, principalmente, a alimentação ( ingerir os chamados alimentos funcionais, ricos em aminoácidos essenciais, cereais integrais, derivados do leite, frutas verduras, legumes etc.) como um grande fator de prevenção, cura de doenças e, principalmente, na formação de bons pensamentos e boas emoções. Pois está provado, que os pensamentos geram emoções e sentimentos.
O fator emocional é o grande problema do ser humano. É o mais difícil de ser controlado. Como gerenciar as emoções e sentimentos, sobretudo, os negativos, tais como, raiva, ódio, ciúme excessivo, inveja, tristeza, angústia, depressão, falta de perdão etc., para que elas (emoções ) não influenciem negativamente a nossa saúde?. A minha sugestão está sugerida acima.
Em síntese, para se chegar ao topo do equilíbrio homeostático da personalidade, existe um longo caminho a ser percorrido. Mas não é impossível, jamais!. É uma questão de educar a vontade de exercitar diariamente este equilíbrio. Requer principalmente uma coisa: DETERMINAÇÃO! Sem ela não se chega a nenhum porto seguro.
Amigos e amigas, eu sugiro que vocês leiam a minha crônica que está no saite (http://recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore), cujo título é: CAMINHOS PARA A SAÚDE INTEGRAL. Nela vocês encontrarão mais subsídios ao entendimento da tese do equilíbrio homeostático da personalidade.
-------------------------------------------------------------------
(*) Antoni BigCuore Casagrande. É Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o Planeta. Conheça seu livro, A Saúde da Alma e do Corpo. Conheça seus textos acessando seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
---------------------------------------------------------------------------------
(1)–Fonte Blog marcovalerio.blogspot.com, 2) idem, - 3) História de Psiquiatria, Franz G. Alexander e Sheldon T. Selesnick – Editora IBRASA, edição de 1.980, pgs. 351 a 355, e Portal Infoescola.com – Mariana Martinez.
-------------------------------------------------------------------