Depressão, porque?

A depressão é um mal que tem trazido aflição e angústia a muitas pessoas. Para muitos estudiosos, é o mal do século. E por causa deste mal, muitas pessoas são impedidas de exercerem suas atividades normais, como trabalhar, participar de um esporte, de um lazer, ter convívio alegre com as pessoas que as cercam.

Pesquisas mostram que há pessoas que têm depressão porque herdaram esse mal de seus antepassados. Descobriram que na sua linha de família, do lado do pai ou da mãe, alguém era portador da depressão. Podem ser os bisavós, os avós, os tios-avós, ou outras pessoas da família.

Outras pessoas têm depressão por causa de suas más escolhas durante sua existência, como o envolvimento com esoterismo, ocultismo, magia, bruxaria. E quando se voltam para DEUS, quando deixam essas práticas, podem apresentar um quadro de depressão. Essas pessoas precisam de tratamento médico e orações.

Há pessoas muito sensíveis, que quando são vitimas de injustiças, calunias, traição, rejeição, ficam muito abatidas e têm dificuldade para vencer esta situação. Então caem em depressão. A perda de um ente querido também pode trazer um estado de depressão para algumas pessoas, pois é um fato que traz dor, tristeza, angustia pela ausência daquele ente querido. Quando alguém que amamos é recolhido por DEUS, nós temos dificuldade em aceitar este fato e, por isso, ficamos muito abatidos.

Um fato curioso, comum e preocupante é que geralmente, os familiares da pessoa que sofre de depressão acham que a pessoa não reage, que ela se entrega à doença, e querem a todo o custo, que a pessoa saia para passear, para distrair-se. Querem que ela trabalhe, estude. Enfim, que faça alguma coisa, que leve uma vida normal. Os familiares da pessoa que sofre de depressão ficam zangados porque o doente só quer ficar deitado, não quer conversar, quer ficar sozinho, chora a toa. Enfim, não quer fazer absolutamente nada. Na verdade, não é porque a pessoa não quer reagir. É porque no estado em que a pessoa se encontra, ela não consegue reagir e ter uma vida normal. Precisa de tratamento médico, de uma terapia de apoio, precisa também de orações para que possa voltar a sua vida normal e ter alegria de viver. Ela não precisa que alguém passe a mão em sua cabeça, pelo contrário, necessita de incentivo, de alguém que diga e mostre que está ao seu lado, com a palma da mão virada pra cima.

Muitas vezes é difícil sair de um buraco sozinho... e saber que você está lá, dando suporte, que vai saber ouvir e aconselhar, é tudo o que essa pessoa precisa.