MEDICINA ORTOMOLECULAR E O TRANSTORNO BIPOLAR

Autor: Antoni BigCuore*

Data: 11/06/2013

Hora: 11,03 hrs., Sp,SP.

--------------------------------------------------------------------

Para entendermos o transtorno bipolar, mister se faz primeiramente darmos uma introdução de como funciona a nossa máquina orgânica, chamado corpo.

Nosso corpo está continuamente se produzindo e para isso nescessita de matérias primas, tais como vitaminas e minerais, as proteínas que formam todos os nossos músculos, pele, etc. E as engrenagens desse sistema, se chamam: sistema NEUROENDÓCRINO, PSÍQUICO E IMINULÓGICO.

Pois bem, para que uma pessoa tenha saúde, portanto, tendo a predominância da HOMEOSTASE, mister se faz que esses três sistemas estejam em harmonia e sinergia constantes.( leia meu artigo no Portal Recanto das Letras, com o título de Equilíbrio Homeostático da Personalidade).

Uma pessoa deprimida, por exemplo, e mesmo a bipolar, se encontra em desequilíbrio no sistema psíquico, neuroendócrino e imunológico.

A pessoa bipolar, é quase certo, que ela tem “falhas” na sinapse que é a comunicação entre os neurônios, movidos pelos neurotransmissores, sobretudo, a seretonina, dopamina e acetilcolina etc. Essas falhas colocam o organismo da pessoa em desequilíbrio.

E em função disso, é imperativo retomar o equilíbrio entre os 3 fatores acima expostos.

---------------------------------------------------------------------------------

A Revista “VivaSaúde” da Editora Scala, numero 122, página 62, traz umas dicas interessantes sobre o transtorno bipolar, que transcrevo abaixo:

0.1. “É um distúrbio psiquiátrico que provoca alternância de humor: ora o indivíduo está tomado de excitabilidade e sentimentos de grandeza (os chamados episódios de mania), ora está em profunda tristeza.

0.2. Outros sinais que caracterizam os períodos de mania são: irritação, fala rápida, pouca necessidade de sono e comportamentos impulsivos, como apostar insistentemente em jogos de azar ou fazer sexo sem proteção.

0.3. O índice de tentativa de suicídio em portadores da doença é de aproximadamente 25%. No entanto, esse número diminui para 10% entre os pacientes que estão recebendo tratamento adequado.

0.4. O problema pode se manifestar emf qualquer idade, mas na maioria das vezes – 60% dos casos – surge entre os 15 e 19 anos de idade.

0.5. Trata-se de uma doença crônica. Mas, assim como diabetes e a hipertensão, pode ser controlada por meio de fármacos e terapias.”

---------------------------------------------------------------------------------

Sintetizando: é super importante a pessoa que sofre desse mal e também da depressão, além de acompanhamento médico, ter hábitos saudáveis:

Não fumar, não beber,(tome no lugar suco de uva integral que é ótimo para o coração e é antioxidante, prevenindo a morte precoce das células), alimentação balanceada (cereais integrais, carnes de peru, vermelha e peixes), banana, aveia, soja, grão de bico, amendoim, derivados de leite (iogurte desnatado principalmente), que são ricos no AMINOÁCIDO CHAMADO TRIPTOFANO, que é considerado a matéria prima da seretonina, o principal neurotransmissor que previne o mal do século 20 e 21, chamada depressão.

Sugiro que consulte um médico Ortomolecular que, na minha opinião, é um médico integral, ou seja, ele faz o diagnóstico levando em consideração os fatores: espírito, mente e corpo. Nós somos criaturas integrais. Qualquer desequilíbrio num dos fatores, é quebrada a homeostase do organismo humano.Consequência: surge as doenças! Pense nisso e tome uma decisão! Mude seus hábitos! Nutra bons pensamentos, pois eles geram as nossas emoções e sentimentos.

Saúde integral para você!

--------------------------------------------------------------------

(*)Antoni BigCuore é Escritor, nutrólogo e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável)( presente em mais de 30 países. Confira! (port/inglês). Seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

--------------------------------------------------------------------