EXERCÍCIOS PARA O CORAÇÃO
Numa pessoa sedentária o batimento cardíaco em repouso é de oitenta vezes por minuto. Em alguém treinado, com bom condicionamento físico e com a prática rotineira de exercícios, o coração se acostuma com o esforço maior e são desenvolvidas pequenas artérias colaterais na região do coração. O resultado é que o batimento cardíaco pode ser reduzido para um patamar de sessenta vezes por minuto, em repouso. São vinte batidas por minuto a menos. Isto dá em torno de 30.000 batidas do coração a menos por dia.
Os melhores exercícios para o coração são os aeróbicos, pois utilizam grandes grupos musculares de modo contínuo e rítmico. O coração acelera para bombear mais sangue, os pulmões aceleram para filtrar mais sangue, e a consequência é que a pressão torna-se estável, a circulação e a oxigenação dos tecidos melhoram.
Se você estiver no seu peso ideal, fazer uma hora de ginástica três vezes por semana é o suficiente. Pratique a caminhada, corrida, natação ou bicicleta e consulte um profissional da área.
Para o cálculo da sua frequência cardíaca máxima diminua sua idade de 220. Ex. Se você têm 40 anos seria 220 – 40 = 180, que será o número máximo de batidas por minuto durante o exercício. Na prática dos exercícios o ideal será manter a frequência cardíaca entre 60% a 70% da carga máxima, onde vai maximizar bom desempenho com queima de calorias (gordura). No exemplo acima citado o ideal seria de 108 a 126 batimentos cardíacos por minuto durante o exercício.
Um abraço seu amigo imaginário.