O HOMEM DEPRIMIDO
Os homens em geral não admitem ou não percebem que caíram em estado depressivo. Os sintomas clássicos da depressão masculina é viver constantemente triste, irritado, melancólico, pessimista e sem ânimo, sem interesse por sexo, comendo muito ou sem apetite. Muitos homens que estão depressivos se refugiam no trabalho ou aumentam a dose de café, de bebidas alcoólicas, de fumo, drogas e remédios. A predisposição genética, as influências ambientais e as características culturais e psicológicas são as causas para se instalar um quadro depressivo. As mulheres são as mais atingidas, são o dobro dos homens. Mas para o homem é pior porque reluta em recorrer à ajuda médica. Os especialistas afirmam que quanto mais tempo o paciente ficar deprimido, mais difícil e prolongado será o tratamento. Eles recomendam que procure orientação médica se os sintomas clássicos da depressão durarem em torno de duas semanas. Algumas dicas para evitar ou sair desse estado:
1 – Interrompa os pensamentos negativos e volte a fazer aquele esporte que você gosta;
2 – Malhar diminui a ansiedade. Pratique exercícios até aumentar a temperatura corporal (os glóbulos brancos do sangue liberam pirógenos) para sentir um bem-estar. O organismo produzirá serotonina, dopamina e norepinefrina, substâncias estas que melhorarão o astral;
3 – Não atribua à causas externas o seu sofrimento e assuma o controle da sua vida;
4 – Não tenha o comportamento de ser perfeito. Acreditar que os outros só vão lhe dar valor se você for perfeito gera estresse e corrói a autoestima.
Um abraço, seu amigo imaginário.