Pesquisa III

Os cientistas descobriram que o transplante de medula óssea após a quimioterapia poderia ser mais bem-sucedido com a utilização de agentes protetores dos nervos.

A quimioterapia pode causar injúrias à medula óssea, reduzindo o suprimento de células vermelhas sanguíneas e causando anemia, explica o Dr. Paul Frenette e seus colegas, do Albert Einstein College of Medicine da Yeshiva University, New York, EUA.

Para pacientes com câncer, a anemia pode significar um risco de 65% de morte. No entanto, ainda não está exatamente claro como a quimioterapia prejudica a medula óssea. Estudos anteriores descobriram que determinados nervos, na medula óssea, controlam o movimento das células-tronco hematopoiéticas. Assim, a equipe investigou se estas drogas quimioterápicas, que poderiam ser neurotóxicas, também poderiam danificar os nervos da própria medula óssea.

Eles submeteram camundongos a sete ciclos comuns de quimioterapia com cisplatina, a qual tem conhecidos efeitos neurotóxicos. Isto resultou em danos semelhantes aos nervos periféricos, o que é também observado em pacientes com câncer. Quando os animais foram submetidos a transplantes de medula óssea, eles mostraram uma recuperação tardia dos hemogramas, comparado aos camundongos que não receberam cisplatina.

Isto sugere que a cisplatina havia afetado a medula óssea e impedido a regeneração das células tronco do sangue, disse a equipe Por outro lado, os camundongos que receberam a quimioterapia com a droga carboplatina, não neurotóxica, mostraram uma recuperação mais rápida na sua capacidade de produzir sangue após transplante de medula óssea.

Em testes adicionais, a lesão do nervo foi melhorada administrando, aos camundongos, agentes protetores do nervo, ao mesmo tempo que a quimioterapia. Quando os camundongos foram tratados com 4-metilcatecol (uma droga que acredita-se proteger os nervos simpáticos) e com cisplatina, eles mostraram uma melhor resposta ao transplante de medula óssea.

Os resultados foram publicados na revista Nature Medicine, em 5 de maio.

Lucas, D. et al. Chemotherapy-induced bone marrow nerve injury impairs hematopoietic regeneration. Nature Medicine 5 May 2013 doi:10.1038/nm.3155

Valdinei Marinho Sousa e Valdinei Marinho de Sousa
Enviado por Valdinei Marinho Sousa em 13/05/2013
Código do texto: T4288471
Classificação de conteúdo: seguro