TERAPÊUTICA ORTOMOLECULAR E O MAL DE ALZHEIMER

Autor: Antoni BigCluore*

Data: 10/05/2013

Horas: 16,21 hrs.

Nutrição – Medicina e Saúde

---------------------------------------------------------------------------------

O Jornal Folha de São Paulo, do dessa quinta feira, dia 09 de maio de 2.,013, às folhas C11, no caderno saúde, trouxe uma interessante matéria sobre um mix alimentício pesquisado pela francesa Danone, cujo nome é “Souvenaid”, que abre alguma esperança para quem sofre de Mal de Alzheimer, sobretudo daqueles que estão num estádio mais ou menos inicial da doença.

Na verdade, segundo os especialistas da área, ele funciona como um suplemento alimentar (mix),composto dos seguintes elementos: Óleo de peixe, ômega 3, fosfolipídeos, colina, urdina, monofosfato, selênio, além das vitaminas C, E, B-6 e B-12, não dispensando, pelo menos por hora, o uso de medicamentos, mesmo porque seu preço ainda é caro.

Como se sabe, tanto a depressão, síndrome de pânico e Alzheimer, são doenças que estão relacionadas com problemas de química cerebral, isto é, os neurotransmissores fazem, através da sinapse, a comunicação entre as células nervosas e quando não funcional direito, as mensagens cerebrais não chegam a seu destino corretamente.

A principal delas é a SEROTONINA que é considerado o hormônio do bem estar, que regula o apetite e o sono. (e previne a depressão. Quando cai o nível da seretonina no cérebro, a pessoa entra em depressão). Existem vários.

Segundo o estudo esse mix, inibiria a ação da PROTEÍNA BETA-AMILOIDE, responsável pela doença de Alzheimer. Não obstante, o estudo fala em casos “leves” da doença, mas de certa forma abre uma luz no fim do túnel para a cura definitiva da terrível doença.

---------------------------------------------------------------------------------

OPINIÃO DE A. BIGCUORE: Eu desde há muito tempo venho defendendo nos meus Blogs Recanto das Letras e Blog Bem Viver ( WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e http://antonibigcuore.blogspot.com), a tese do que chamo de EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE. Qual seja, o ser humano deve ser visto, analisado e tratado como um SER INTEGRAL, ou seja, composto de Espírito, Mente e Corpo. Nenhuma parte pode ser dissociada da outra, sob pena de se ter uma visão errada e não se conseguir o tal falado equilíbrio tridimensional, da personalidade humana.

Por essa razão que sempre escrevo artigos sobre ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, composto de anti-oxidantes (frutas, verduras, legumes e cereais integrais). As principais vitaminas antioxidantes, são a C e a E. A C está presente, sobretudo, nas frutas cítricas (laranja, limão, mixirica, kiwi, goiaba, caju, acerola etc). A E, nas amêndoas, castanhas e nozes, germe de trigo, trigo integral, etc.

---------------------------------------------------------------------------------

MINHA RECEITA: A minha dica é: COMA DIARIAMENTE, 1 maçã com casca, 1 laranja, 2 bananas, 1 pote de iogurte desnatado adicionado com: 1 colher sopa de aveia, uma de germe de trigo, meia nozes picadas, 1 colher pequena de farinha de quinoa, 1 pequena de linhaça dourada moída, 5 unidades de uva passa escura, tudo isso, adicionado a 1 copo de leite de soja (o pura soja vendido no mercado) ou você compre a soja em pó que é mais saudável.

Prezado leitor, esse é o meu testemunho pessoal sobre essa receita. Eu a faço diariamente há vários meses e funciona mesmo! Minha saúde melhorou 300%, inclusive, diminui a metade do remédio da minha pressão. (para quem não sabe sou hipertenso).

Meus índices de colesterol caíram vertiginosamente após começar com esta dieta. Claro, tudo isto, aliado a um estilo de vida saudável que é o meu caso. Não fumo e não bebo.(graças a Deus). Aliás, bebo sim, 2 cálices de SUCO DE UVA INTEGRAL, que é riquíssimo em flavonóides (ou seja, excelente para o coração!) e não tem álcool, pois eu não posso tomar nada com álcool.

MENTE ATIVA – Outra coisa super importante, dizem os neurologistas, é manter a mente ativa. Eu leio e escrevo todos os dias. Sempre mantenho o meu cérebro ativo para irrigar os neurônios.

Podem reparar que, geralmente pessoas de vida sedentária, têm tendência ao Mal de Alzheimer.

Os Radicais Livres, são verdadeiros lixo alimentares que envelhecem as células precocemente. Por isso, a importância da alimentação à base de antioxidantes. O fumo, o álcool, poluição de toda espécie, alimentação à base de gorduras saturadas, são verdadeiros VENENOS que fazem aumentar os radicais livres, que os chamo de “entulhos alimentares”!.

De toda a reportagem, acho que existe um pouco de marketing na parada. Eu, pessoalmente, prefiro fazer o meu próprio MIX, acima mencionado, combinado com exercícios físicos diários, que produzem resultados maravilhosos e custam mais baratos.

Leitor, faça a experiência por uma ano, depois você me diz o resultado!

PARA SE ATINGIR A VERDADEIRA HOMEOSTASE DO ORGANISMO, É IMPERATIVO, AGIR nas três dimensões a que me referi acima: ESPIRITO, MENTE E CORPO!

Deus o abençoe e muita vida saudável também!

---------------------------------------------------------------------------------

(*)Autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo e vida saudável, para todo o planeta. Acesse e divulgue: http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

---------------------------------------------------------------------------------