AS SEIS SAÚDES DO HOMEM

Adoro documentários e curto principalmente os que falam da saúde humana. Parece tão fácil fazermos saúde preventiva quando reiteradamente os médicos e nutricionistas nos dizem: Comam bem e façam exercícios físicos. Por quê a regra é tão simples e nossa cultura doce e gordurosa dificulta tanto as coisas? Na China a turma tá bem consciente. Lá, pessoas de todas as idades vão para as praças nos finais de tarde para praticarem algum tipo de atividade física. Finalizando esta parte, um consolo para os mais fofinhos: "É melhor um fofo que faz exercícos físicos regularmente do que um magro sedentário" diz um certo sábio de quem não me lembro o nome.

No campo da saúde intelectual, já dizem os neurologistas: Quem usa a mente constantemente a conserva jovem e forte. Vamos ler pessoal! Vamos fazer cursos, cursões e cursinhos de qualquer coisa. A parte da programação da TV que o povo mais gosta "embesta" o homem. E como dizia Francis Bacon: "Conhecimento é poder". Saúde e poder, não é legal?

Segundo os psicanalistas, de um modo geral saúde emocional é a capacidade de amar e de trabalhar. Quem não tem saúde emocional não rende no trabalho nem no amor. Aqui, muitas vezes precisamos mesmo da ajuda de um psicólogo ou psicanalista para tirar nossos grilos perturbadores. Quer uma dica: Perdoe, seja o que for, perdoe.

Quanto à saúde social, vai um ditado: "Quem tem muitos amigos não morre louco". Faça muitas amizades, mesmo que tenha dificuldade emocionais e de temperamento que dificulte. Nós temos a capacidade de aprender por associação. Aprendemos e nos tornamos pessoas melhores quando comparamos nossas dificuldades e defeitos com os de outras pessoas. Boas companhias nos trarão naturalmente mais benefícios para saúde social e emocional. Família, turma da escola, turma da igreja, turma da rua, turma do serviço, turma da viagem. Não se isole, meu querido, minha querida.

A saúde vocacional consiste em que passemos a maior parte do nosso tempo fazendo aquilo que gostamos. É triste constatar que a maioria das pessoas trabalham com coisas que não curtem. Se falta especialização, faça-a. Se é preciso afastar-se um pouco da família para adquir experiência em outra cidade, estado ou país, tenha coragem, vai valer a pena. Uma pessoas rende até 1000% mais quando faz ou aprende o que gosta.

Finalmente, a saúde espiritual. Esta é um privilégio daquele que crê. O homem é um ser escasso, insuficiente e contingente e, por isso, todas as culturas da terra, com raríssimas exceções, crêem num ser superior ao próprio homem. A saúde espiritual consiste em amar e adorar ao Deus em que se crê e trazer todo o equilíbrio e paz decorrente para as demais relações e venturas humanas. O ícone cristão já disse uma certa vez: "Eu vos dou a minha paz, a minha paz eu vos deixo".