O que podemos fazer para melhorar nosso sono? (EC)

Diz a crença popular que enquanto o sono não vem, os pensamentos vagueiam tentando, aqui e ali, descobrir os pontos falhos ocorridos no dia que se está indo, nos percalços enfrentados durante a vida, nas desavenças ocorridas, nas contas à pagar...

E, por vezes, meditar nos leva a chegar a soluções brilhantes que nos permite resolver aparentes problemas que nos pareciam ‘insolúveis’...rs

Devido a grandeza do tema proposto, eu que após certa idade ‘parece’ que diminui meu tempo de sono, havendo ocasiões em que parece ‘não ter dormido’, resolvi pesquisar (parabéns a esta ampla possibilidade que o avanço da tecnologia nos possibilita hoje em dia...) e consegui via GOOGLE, mais especificamente na Wikipédia, um meio razoavelmente confiável no que nos ‘ensina’, a definição que abaixo reproduzo:

Sono NREM

O sono NREM (ou não-REM) ocupa cerca de 75% do tempo do sono e divide-se em quatro períodos distintos conhecidos como estágios 1, 2, 3 e 4.

• Estágio 1:

Começa com uma sonolência. Dura aproximadamente cinco minutos. A pessoa adormece. É caracterizado por um EEG

(eletrencefalograma) semelhante ao do estado de vigília. Esse estágio tem uma duração de um a dois minutos, estando o indivíduo facilmente despertável. Predominam sensações de vagueio, pensamentos incertos, mioclonias das mãos e dos pés, lenta contração e dilatação pupilar. Nessa fase, a atividade onírica está sempre relacionada com acontecimentos vividos recentemente.

• Estágio 2:

Caracteriza-se por a pessoa já dormir, porém não profundamente. Dura cerca de cinco a quinze minutos. O eletroencefalograma mostra frequências de ondas mais lentas, aparecendo o complexo K. Nessa fase, os despertares por estimulação táctil, fala ou movimentos corporais são mais difíceis do que no anterior estágio. Aqui a atividade onírica já pode surgir sob a forma de sonho com uma história integrada.

• Estágio 3:

Tem muitas semelhanças com o estágio 4, daí serem quase sempre associados em termos bibliográficos quando são caracterizados. Nessas fases, os estímulos necessários para acordar são maiores. Do estágio 3 para o estágio 4, há uma progressão da dificuldade de despertar. Esse estágio tem a duração de cerca de quinze a vinte minutos.

• Estágio 4:

São quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao terceiro estágio (por cinco minutos) e ao segundo estágio (por mais quinze minutos). Entra, então, no sono REM.

Este estágio NREM do sono caracteriza-se pela secreção do hormônio do crescimento em grandes quantidades, promovendo a síntese proteica, o crescimento e reparação tecidular, inibindo, assim, o catabolismo. O sono NREM tem, pois, um papel anabólico, sendo essencialmente um período de conservação e recuperação de energia física.

Apesar da velha história, contar ovelhas não é uma boa forma de conciliar o sono, tal e qual sugeriu um estudo de 2002 realizado pelo Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, quando reuniram 50 pessoas com insônia e mostraram diferentes formas para tentar dormir; quem empregou o método de contar ovelhas demorou um pouco mais que a média em cair no sono.

Qual foi a melhor forma? Ao que parece, imaginar uma cena tranqüila e relaxante, como uma praia ou uma cachoeira.

O mesmo estudo concluiu que a supressão do pensamento, ou tentar bloquear os pensamentos ansiogênicos assim que aparecem, era igualmente ineficiente. Deve-se ao fato que os psicólogos chamam "o efeito elefante rosa". Assim que alguém nos diz para que não pensemos em elefantes rosas, resulta impossível pensar em outra coisa.

Inclusive o método "O" no qual apostam muitos insones, que consiste em repetir uma palavra singela como "O" uma e outra vez, só funciona se as repetições seguem intervalos irregulares, para obrigar o cérebro a se concentrar. Assim que se perde a concentração, a ansiedade reaparece.

Os ensinamentos contidos nos últimos quatro parágrafos em diante foram por mim ‘captados’ do site: http://www.ndig.com.br/item/2012/09/a-forma-mais-efetiva-de-conciliar-o-sono#ixzz2I9IJD8Nt

Tenham um bom sono durante todo o ano de 2013 e subsequentes...

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Enquanto o Sono Não Vem

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/enquantoosono.htm