EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE



ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*


A palavra homeostático vem de homeostase, termo da biologia que significa equilíbrio de todo e quaisquer seres vivos. Eu escrevia meu livro A Saúde da Alma e do Corpo, quando falava do estresse, que me veio esta inspiração da minha tese do EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE. Que significa este “palavrão”?

O estresse, por exemplo, é a quebra da homeóstase do organismo humano. Ele se desequilibra quando isto ocorre.
Daí, resolvi aprofundar o tema. Na minha modesta concepção o equilíbrio homeostático da personalidade, significa a HARMONIZAÇÃO DOS FATORES ESPIRITUAL, FÍSICO E EMOCIONAL, redundando no equilíbrio da personalidade, na felicidade, enfim.

Entendo que o ser humano deve ser visto e analisado de maneira global. Não se pode dissociar um fator do outro. Todos devem agir sinergicamente para poder atingir-se o equilíbrio.

Todo ser humano, consciente ou inconscientemente busca este equilíbrio, pois ele representa, no meu ponto de vista, a felicidade humana, o supremo bem estar!

Dos três fatores, o mais importante, reputo, é o espiritual-religioso. Os demais vêm num segundo plano. A relação homem e Deus, esta relação vertical, é muito importante para dar equilíbrio às ações humanas.

O ser humano nasceu para ser feliz, para amar verdadeiramente tudo o que Deus criou. Mas o orgulho atrapalha tudo. O “lado maligno” do ser humano, é que sempre joga “farofa no ventilador” da existência humana.

A soberba, a cobiça, a luxúria, a inveja, eis os grandes vilões da felicidade humana. O coração quando não é convertido para Deus, ele se ilude com uma “fantasia” criada, sobretudo pela mídia, que para ele “vende”, a idéia de felicidade plena, visando a consumir coisas, bens materiais e toda parafernália eletrônica, como sendo meios de usufruir do elixir da longa vida e da auto estima.

O FATOR FÍSICO. Engloba tanto a parte de exercícios físicos como, principalmente, a alimentação como um grande fator de prevenção e cura de doenças. E o lado emocional é o grande problema do ser humano.

Como gerenciar as emoções e sentimentos, sobretudo, os negativos, tais como, raiva, ódio, ciúme excessivo, inveja, tristeza, angústia, depressão etc., para que elas (emoções ) não influenciem negativamente a nossa saúde.

Em síntese, para se chegar ao topo do equilíbrio homeostático, existe um longo caminho a ser percorrido. Mas não é impossível, jamais!. É uma questão de educar a vontade de exercitar diariamente este equilíbrio.
 
Requer principalmente uma coisa: DETERMINAÇÃO! Sem ela não se chega a nenhum porto seguro!.
==========================================
Amigos e amigas, eu sugiro que vocês leiam as minhas crônicas que estão no saite:(http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
), cujos títulos são: PERSONALIDADE HOMEOSTÁTICA e CAMINHOS PARA A SAÚDE INTEGRAL. Nelas vocês encontrarão esta tese do equilíbrio homeostático da personalidade, em detalhes. Obrigado pelo carinho de sua visita! Deus o(a)abençoe sempre!!!
----------------------------------------------------------------

(*)Antoni BigCuore. Autor é Escritor, nutrólogo e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o Planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER - http://antonibigcuore.blogspot.com (vida saudável integral: espírito, mente, corpo e equilíbrio homeostático).               (sp.sp. 27.02.2007,domingo, às 10:07 hrs.)