CAMINHOS PARA A SAÚDE INTEGRAL



ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*



Desde os tempos mais remotos o ser humano busca incessantemente a felicidade. Uns por caminhos mais difíceis (valores materiais), outros mais sabiamente a buscam por caminhos espirituais. (relacionamento com Deus e seu Reino).

De tantos tropeços, a vida nos ensinou que devemos, para sermos felizes, colocar Deus e seus valores em primeiro lugar. Em assim sendo, desenvolvemos a teoria da saúde integral, qual seja, a harmonização de três fatores: espiritual, físico (alimentação, exercícios físicos etc) e o emocional, redundará no “equilíbrio homeostático” da personalidade.

Que significa este palavrão “equilíbrio homeostático da personalidade?” É a resultante do equilíbrio de todas as funções metabólicas, fisiológicas, mentais, emocionais e espirituais da pessoa humana em consonância com o meio ambiente, tendo como resultante a obtenção de uma personalidade feliz, vencedora e conseqüentemente realizadora.

Fator Espiritual - Desde quando nascemos trazemos em nossa alma o senso da eternidade. Aspiramos a coisas mais altas, as coisas transcendentais. Só que geralmente as procuramos por nossos próprios caminhos, deixando-se Deus de lado. Com o passar do tempo, a idade vai chegando e passamos a questionar tudo o que nos cerca. Será que tudo valeu a pena? Trabalhamos bastante, quase uma vida inteira, para isto?

Então se chega à conclusão de que somente o aprofundamento espiritual, poderá nos preencher o vazio interior, satisfazer as nossas angústias, nossas necessidades mais profundas. Em conseqüência disto, entendemos (tivemos o “insight”) de que era urgente aprofundar nas coisas de Deus.

Onde encontrar o caminho? Após refletirmos muito chegamos à conclusão de que era imperativo o aprofundamento do estudo da Bíblia Sagrada, onde contém toda a revelação do plano de Deus para os homens.
Fizemos um curso bíblico em nossa paróquia (Santuário Nossa Senhora da Salette), ao ensejo em que fomos sendo tocados pela palavra de Deus. Deixamo-nos seduzir por ela! Ela foi operando o milagre de nossa grande transformação espiritual!

Foi então que o nosso verdadeiro batismo (o batismo no Espírito Santo) aconteceu em nossa vida. A partir daquele curso dado pelo Dr.Munhoz, Desembargador de Justiça em São Paulo, que nossa vida foi sendo radicalmente transformada.
 
A partir deste fato, então, passamos a estudar diariamente a Sagrada Escritura, com ênfase no Evangelho do dia e as leituras do Antigo Testamento. Pegamos um gosto inefável pelas coisas do Reino de Deus.

O Espírito Santo e, mormente o Sagrado Coração de Jesus, ao qual temos uma devoção profunda, foram operando a sua parte.
E o Espírito Santo continua a operar sua obra em nosso interior. Nossa vida sendo transformada radicalmente para melhor. A alegria hoje é uma constante em nossa família. Adeus depressão, adeus medo, adeus sentimentos e pensamentos negativos. O sorriso nos aflora à boca com muito mais freqüência e facilidade do que em tempos de antanho.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus e de Maria, sendo cada vez mais profunda e consistente. Deus então, em sua infinita misericórdia, passou a derramar de baciadas suas graças sobre nossa família. Até nossa voz melhorou e muito (cantamos na igreja, na missa, às 3as., e 6as. feiras). Quem canta reza duas vezes, disse Santo Agostinho. E assim foi nascendo, em nosso interior, a teoria dos três fatores, do “equilíbrio homeostático” da personalidade, assim “batizado” por nós.

Fator Físico – (Alimentação e Exercícios Físicos). Pesquisando e vivenciando muito, foi que o Espírito Santo de Deus nos inspirou a buscar uma fórmula ideal de cultuar o físico como complemento do espiritual. Concluímos que era necessário começar a fazer uma reformulação nos hábitos alimentares.

Como já havíamos lido bastante sobre a dieta vegetariana e ouvindo opiniões de vários médicos cardiologistas, chegamos à conclusão de que a dieta de vida saudável, sem dúvida alguma, é basicamente vegetariana.

Começamos a consumir aveia, cereais integrais, arroz, trigo,soja, etc.numa combinação racional com frutas e legumes.
Como sofríamos de pressão alta, passamos a consumir diariamente três dentes de alho ( allium sativum) moídos no espremedor ou ainda melhor, sob a fórmula de cápsulas; quatro diárias. O alho para quem não sabe, contem vitamina B-1, B-2, B-5, C, calorias, glicídeos, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio. E sua principal função é depurativa do sangue, (depura o sangue do excesso de glicose) isto é, funciona como um verdadeiro detergente no organismo. É conhecido internacionalmente como “penicilina russa”. Note-se que o excesso de glicose no sangue pode provocar tanto arteriosclerose como ataque cardíaco.

Outra função importante do alho é o de combater o colesterol ruim o L.D.L. Ele ajuda o surgimento do bom colesterol o HDL., o que nos dias de hoje é uma boa notícia em função da vida moderna que nos leva a ingerir tantas guloseimas deletérias ao organismo humano.

Em estudo feito pela Nutrição, Guilherme Franco. Livraria Ateneu, Rio de Janeiro, 1982, na composição de cada 100 gramas de alho cru, resultou nos seguintes dados: vitamina b-1, 224 mcg; vitamina b2, 74 mcg; vitamina b5, 0,29 mg; vitamina C, 14 mg; calorias 134; glicídeos 29,3 g; proteínas 5,3 g; lipídeos 0,2 g; cálcio 38 mg; fósforo 134 mg; ferro l,04 mg; sódio 62,9 mg; potássio 607,6 mg. ( fonte: revista Saúde, Editora Azul, ano 5, numero 9, 1988).

As Vitaminas e Sais Minerais Afetam o Estado de Espírito?

O Dr. Earl Mindell, em seu famoso livro chamado “Earl Mindell´s Vitamin Bible”, ( a Bíblia das vitaminas) comenta pesquisa do Dr. Shilman, em trabalho publicado no British Journal of Psychiatry, que “ em 59 pacientes com problemas psiquiátricos, encontrou 48 com deficiência de ácido fólico.

Outra pesquisa demonstra que a maioria das pessoas que sofrem de doenças mentais ou emocionais tem deficiência de uma ou mais vitaminas do complexo B, ou de vitamina C. Verificou-se que até mesmo pessoas normais e felizes ficam deprimidas e exibem outros sintomas de distúrbios emocionais, quando se provoca nelas a deficiência de niacina ou ácido fólico.”(grifo meu)

“Na Universidade Stanford, da Califórnia, o dr. Linus Pauling conduziu uma série de testes para determinar as necessidades individuais e vitaminas. Parte desses testes consistiu em ministrar doses maciças de vitamina C (chegando a 40 g) a pacientes esquizofrênicos, e descobriu-se que nada, ou quase nada, era eliminado pela urina. Como o organismo expele as vitaminas solúveis em água de que não necessita,o teste revela claramente que os doentes mentais necessitam de mais vitamina C – cerca de mais de mil vezes a média diária recomendada – do que as outras pessoas.” (pgs. 220/221)

Ainda segundo o Dr. Mindel, “a primeira descoberta cientificamente documentada que relacionou uma doença mental com o regime alimentar ocorreu quando se verificou que a pelagra (com sintomas de depressão, diarréia e demência) podia ser curada com niacina. Depois descobriu-se que a suplementação com complexo B é mais eficaz do que com a niacina sozinha.”
“Continuam surgindo novas provas de causas bioquímicas para distúrbios mentais. Experiência demonstra que sintomas de doenças mentais podem ser induzidos ou eliminados alterando-se os níveis de vitaminas no organismo.”

As principais vitaminas e sais minerais, para voce leitor que deseja combater a depressão e ansiedade, são as Vitaminas B-1 (tiamina), B-6 (pirodixina), Ácido Pantotenico, Vitamina C (contidas em todas frutas cítricas), Vitamina E (alfa-tocoferol), Zinco, Magnésio e Cálcio.

Evidentemente, voce deverá ter uma orientação médica ou mesmo de uma nutricionista. O problema reside na dosagem pois, cada pessoa, tem um organismo específico sujeito às oscilações do dia a dia.


Radicais Livres – Os radicais livres são os agentes negativos (moléculas) que destroem as células. Eles são os responsáveis pelo envelhecimento humano. Cigarro, bebida, poluição, colesterol alto, etc. tão presentes na vida do homem moderno, constituem em fatores que favorecem o surgimento dos radicais livres.
O leitor atento poderia questionar: como fazer para combatê-los?
As principais armas são as relacionadas á alimentação. Devemos ter uma alimentação racional, adequada à vida moderna. As vitaminas C e E, as chamadas antioxidantes, ou sejam, as que não deixam formar placas nas artérias, conseqüentemente, evitando-se problemas com o coração. (ataque cardíaco o principal).

Frutas Cítricas - As principais são laranja, limão, mexerica, tangerina etc. Elas contém grande quantidade de vitamina C. (ácido ascórbico) (sua principal função, combater o esgotamento). Goiaba, kiui, acerola. Diz-se que a acerola possui grande quantidade de vitamina C, senão a maior. Sugerimos toma-la batida no liquidificador com laranja. Tem pessoas que a tomam juntamente com leite, também é saborosa.

A vitamina E, ( alfa-tocoferol)( ajudam as células do cérebro a obterem o oxigênio necessário), suas principais fontes naturais são encontradas no amendoim, castanhas de um modo geral, óleo de soja, germe de trigo, brócolis, verduras(alface), espinafre, trigo integral, cereais integrais, ovo.

Seus efeitos benéficos: retarda o envelhecimento celular suscitado pela oxidação; oxigena melhor o organismo, fazendo com que a pessoa se sinta mais forte, mais resistente; fortalece os pulmões dos efeitos deletérios da poluição atmosférica, em associação com á vitamina A; tem poder preventivo e dissolve coágulos sanguíneos; neutraliza bem os efeitos da fatiga; as queimaduras são curadas mais facilmente; contribui para aliviar as câimbras e distensão muscular nas pernas; pode baixar a pressão sanguínea, pois funciona como diurético.

Exercícios Físicos - O equilíbrio está no movimento. Quando voce anda de bicicleta, observa-se que para se manter em equilíbrio, mister se faz estar sempre pedalando. Dentro de minha teoria dos três fatores, o exercício físico desempenha papel importantíssimo. É imperativo que voce faça exercícios físicos regularmente, seja em academias ou mesmo particularmente. O importante é acostumar o organismo com exercícios físicos.

A caminhada meio acelerada é nosso exercício preferido. É importante começar andando a um ritmo moderado depois com o passar do tempo vai-se acelerando. A pratica de esportes também é muito saudável. A natação principalmente é um bom exercício para o cérebro. Dizem os especialistas da área, que é o esporte mais completo que existe.

Andar de bicicleta também é muito saudável já que movimenta praticamente todo o corpo. Jogar futebol, voleil, apesar destes esportes movimentar partes do corpo, mas também é saudável. O importante é que a pessoa escolha um esporte de seu agrado e o desenvolva de maneira regular.

Por que isto é importante para a saúde integral?
Porque quando fazemos exercícios físicos nosso cérebro libera uma gama de neurotrasmissores: noradrenalina ( que aumenta a glicose no sangue); serotonina ( produz a sensação de bem estar), endorfina (diminui a dor). A chamada “endorfina” age como verdadeiro anti-depressivo natural. Aquela sensação gostosa de bem estar que se sente quando se faz exercícios físicos. Corpo relaxado, aquele “cansaço gostoso” após os exercícios. Este é o melhor remédio que seu organismo lhe receita!

Fator Emocional. – O mais difícil de se controlar é efetivamente o aspecto emocional. A vida moderna nos impõe uma gama de compromissos que levam o organismo humano a se desgastar com mais facilidade. Nosso organismo é bombardeado com inúmeros estímulos (mormente nas grandes metrópoles), fazendo com que o sistema nervoso se descontrole.

O dilema existencial também tem causado grandes transtornos à mente humana, materializado na perguntas: Quem sou? De onde vim? Para onde vou?

Nestas três frases, resume-se um grande dilema existencial.
A perda de um ente querido, perda de emprego, perda de um privilégio etc.,são fatores que mexem com o sistema emocional do ser humano. Muitos se desequilibram, pois não sabem como gerenciar estas contrariedades em suas vidas. Então, o “fator emocional” toma conta das decisões da pessoa.

Quando na realidade, a razão deveria ser o grande condutor das decisões.
Voce já reparou quantas besteiras cometemos na vida em função de decisões tomadas sob impulso emocional?
Aquele sapato, aquele tênis, aquela bolsa, aquele vestido, aquela peruca, aquele carro, que você comprou por impulso e, depois com mais calma, você ponderou que não havia necessidade de os ter comprado?

Aquele “sim” que você disse para uma determinada pessoa, pensando “não” quantos transtornos aquilo lhe causou? Aquele sim ao namorado ou ao noivo, cedendo às tentações da carne e que tenha culminado com uma gravidez indesejada?
Aquele Pai que você perdeu e que ele custeava todas as suas despesas e psicologicamente também lhe dava a maior força, melhorando em muito a sua auto.estima?

Aquele namorado que você perdeu para “outra” pessoa que você amava tanto, inclusive acalentava o sonho de um dia levá-lo ao altar?
Aquela chance que você perdeu de conseguir aquele tremendo de um emprego numa multinacional que lhe proporcionaria a oportunidade de um dia conhecer outros países, onde a mesma possui filiais? . Só porque você não falava inglês fluente.

Aquele sonho que você acalentava de ser atriz e que, cada vez mais, você o vê fugindo por falta de oportunidades?
Todas estas “perdas” afetam o estado emocional das pessoas. Umas mais outras menos, mas sem dúvida afetam a todos. É que uns reagem de uma maneira que “queimam” mais os chamados hormônios negativos ( tipo adrenalina e nora-adrenalina), que outras. Mas todos são afetados indubitavelmente.

Freud e a Personalidade – Sigmund Freud, o médico psiquiatra austríaco, deixou a sua marca na história com sua teoria da personalidade. Segundo ele, a personalidade é um conjunto de forças básicas compostos pelo Ego, Superego e Id.
“Freud concebia o homem como um sistema dinâmico de energias. A personalidade é construída por três sistemas principais – o id, o ego e o superego. Esses três sistemas de forças psicológicas, interagindo dinamicamente, provocam o comportamento do indivíduo.

“O id é o sistema original, do qual, gradualmente, se desenvolvem os outros dois. O id é a unia fone de toda energia psíquica (libido). A energia apresenta a forma de instintos inconscientes que impulsionam o organismo. Os instintos decorrem da natureza biológica e herdada do organismo. Os dois grupos principais de instintos, são os ligados à sobrevivência (os instintos da vida), tais como a fome, a sede e,sobretudo, o sexo; e os ligados aos impulsos de destruição ( os instintos de morte), que apresentam a forma de agressão. Os impulsos do id são exigências “primitivas, cegas, irracionais, brutais”, de satisfação imediata ( o “principio do prazer” ). (grifo meu).

“Ao procurar satisfazer os impulsos do id, o organismo deve enfrentar as realidades do mundo externo. Como resultado disso, surge o ego, um sistema de forças que tem a função de controle consciente, e de redirigir os impulsos do id, de tal forma que as satisfações possam ser obtidas no ambiente específico do organismo ( “o principio da realidade” ). Assim, o ego é o sistema dos processos cognitivos – perceber, pensar, planejar, decidir.”

“Ao exprimir impulsos básicos, o indivíduo pode colidir com as normas e os valores de sua sociedade. Essas normas e esses valores se tornam claros para a criança, através de recompensas e punições, dadas pelos seus pais, diante de sua conduta. Como resultado disso, desenvolve-se, gradualmente, na criança, o superego, sistema de forças restritivas e inibidoras desses impulsos básicos – especialmente sexo e agressividade – que são vistos, pela sociedade, como perigosos ou prejudiciais. Com o tempo, o superego se torna o substituto interno das forças externas de controle dos pais e da sociedade.

Torna-se, em resumo, a consciência moral e o senso de moralidade da criança. Um superego bem desenvolvido tende a se tornar um controle automático e inconsciente dos impulsos do id.

“As energias da libido, quando impedidas de expressões imediatas e diretas, se deslocam em outras direções, em busca de meios e objetos substitutivos de satisfação. A flexibilidade de direções de tais deslocamentos, e a de ligações de energias a diferentes objetos e meios substitutivos, explica a grande diversidade dos padrões de interesses específicos, motivos, atitudes e hábitos das pessoas. Entretanto, o aspecto decisivo a ser observado é que tais deslocamentos não significam mudança nas energias motivacionais. As energias básicas de toda ação, do nascimento até a morte, são os instintos do id.

“As forças do id, do ego e do superego estão freqüentemente em conflito, e isto provoca o aparecimento da angústia. A pessoa desenvolve maneiras características de reduzir a angústia (esses mecanismos de defesa serão discutidos no próximo capitulo)e essas formas características constituem um aspecto marcante da estrutura da personalidade do indivíduo.” (cf. Elementos de Psicologia. Kreech, David e Crutchfield, Richard. Livraria ioneira Editora Ltda., São Paulo, ano 1980).

====================================================
(*)Antoni BigCuore Casagrande. Autor é Escritor em SP.SP. Seu livro se chama, A Saúde da Alma e do Corpo. Acesse sua página na net pelo link –
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore.(texto inspirado em sp.sp., 13.01.2003, 2a.feira) 
====================================================