No piloto automático (Ou a psoríase como adereço...)

No piloto automático (ou a psoríase como adereço)

Esta, (a fala acima fora dos parêntesis) é uma expressão que costumamos ouvir, geralmente de alguém que não está a olhar para si mesmo, que não se concede momentos preciosos para que possa refletir sobre a vida e perceber a qualidade de suas relações sociais e afetivas: enfim, não se permite fazer um balanço de como tem vivido e se está valendo a pena a maneira como escolheu para que a sua vida transcorra.

Quando falamos de medicina tradicional chinesa, dizemos que alguém que está desenvolvendo gripes, resfriados, ou alergias como a psoríase, está com o Elemento Metal (IG e P) em desarmonia, já que esse Elemento é diretamente responsável pela maneira como lidamos no mundo, como reagimos em nossas relações sociais (principalmente), já que as relações afetivas (cônjuge, namorados e etc...) são regidas pelo Elemento Fogo (C, ID, CS e TA). É mais do que comum vermos pessoas que, quando ficam com o sistema nervoso abalado, começa a aparecer em determinadas regiões do corpo (cabeça, braços, mãos ou mesmo nas pernas...) variadas alergias. Quando me deparo com alguém portando esses sintomas de stress, pergunto de onde estaria vindo a sua disfunção... Pronto: é a deixa para que ele ou ela comece a falar: aí vem um companheiro (a) doente, (diabetes) já querendo desistir da vida (diabetes, majoritariamente, perda do prazer de viver (doce...) e, complementam com esse tipo de frase padrão... “Eu procuro trabalhar sem parar para que não tenha de enfrentar os problemas domésticos; fico o tempo todo no piloto automático.”

Com poucas variações de roteiro esse é o clima dominante em nossa sociedade e, mesmo sabedores das ferramentas que temos de buscar para corrigir esses (e outros) desequilíbrios energéticos, preferimos esperar que Chronos, esse deus fantástico, resolva tudo por nós.

Para encerrar, percebo que uma pessoa assim se contenta bem mais com o lado material de sua vida, (Elemento Terra (E e BP)) (carro, casa, profissão e etc...) com a prole, (Elemento Água (R e B)) do que propriamente com o seu próprio bem estar, usando inadequadamente a sua inteligência, e tornando-se, previsivelmente, exigente, amarga e crítica - consigo e com os demais, passando a se enclausurar num mundo desprovido de sonhos (Madeira (F e VB).

Resumo da ópera: aproveitei esse passeio pelos Cinco Elemento para dizer que parece ser bem mais cômodo nos dizermos doentes e estressados, do que botarmos uma boa dose de fogo curativa em nossas feridas emocionais e cauteriza-las.

Terras de são Paulo, manhã de Sexta-Feira, já caminhando para o final de Agosto de 2012

João Bosco

Aprendiz de Poeta
Enviado por Aprendiz de Poeta em 24/08/2012
Reeditado em 01/01/2020
Código do texto: T3846624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.