O PODER DO SORRISO - 3

________________________________________________________

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 27.04.2004, alt. 20.08.2012

Local: SP.sp.Brasil

________________________________________________________

Você já se deu conta do poder do sorriso? Já teve a oportunidade de refletir sobre o poder do sorriso? Não? Então vem comigo nesta caminhada vamos refletir juntos.

Sorrir é um ato fácil e sem complicações. Está provado cientificamente em várias pesquisas, que o sorriso melhora nosso sistema imunológico, enfim ele traz uma gama de benefícios à nossa saúde.

Quanto tempo faz que você não dá “aquela gargalhada” de encher os olhos e de molhar o lenço? Que tal fazer isto uma vez por semana?, mesmo que tiver que se olhar no espelho e rir da própria cara? Sabe por que? Porque o sorriso traz os seguintes benefícios a seu corpo: melhora a circulação do sangue, melhora a respiração, libera uma gama de hormônios, melhora a pressão arterial (p.quem tem pressão alta é ótimo) e, até mesmo, a produção de enzimas digestivas. Ele tonifica a musculatura reto-abdominal.

Durante o riso, os músculos do corpo ficam tensos e depois relaxam, agindo como uma verdadeira massagem capaz de neutralizar e mandar pra longe o estresse da vida moderna.

O mais importante de tudo isto, o sorriso provoca a segregação, por parte do cérebro, do hormônio chamado “endorfina”, que funciona como um verdadeiro analgésico para o nosso organismo. Dando-nos aquela sensação gostosa de relaxamento. Veja quando você faz natação, por exemplo, ou mesmo uma simples corrida. No final você sente aquela sensação salutar de um corpo saudável, relaxado. Pois bem, quem lhe dá esta sensação é a endorfina que seu cérebro liberou.

Outra coisa muito boa que, a neurociência também já descobriu é que boas amizades também ajudar muito a relaxar e estabilizar o sistema imunológico. Um simples abraço, um beijo, faz o nosso cérebro liberar a ocitocina, um hormônio que traz bem estar, com bem preconizou a neurocientista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), Sra. Suzana Herculano Houzel. ( 1 )

Diz ela no artigo, “Além de ter efeito tranqüilizante sobre o cérebro, reduzindo o nível de alerta e ansiedade, a ocitocina reduz medos e fobias, nos torna mais confiantes, e ainda oferece uma sensação de bem estar ao estimular o sistema de recompensa”. ( 2 )

E não é só isto, o cérebro libera também o neurotransmissor mais importante que se chama, “serotonina”, responsável também pela sensação de bem estar e equilíbrio. Quando baixa seu nível no cérebro (isto acontece mormente quando a pessoa está estressada), ela entra em depressão. A depressão é essencialmente um problema de química cerebral. É considerada pela O.M.S.,Organização Mundial de Saúde como doença que afeta 16% da população mundial.(leia no meu link Recanto das Letras, meu texto, “A depressão, o lado negro do cérebro).

O RISO E O BOM HUMOR SÃO FATORES DE LONGEVIDADE e geram resultados fantásticos no tratamento da depressão e ansiedade, em vista de que é capaz de equilibrar a produção de neurotransmissores, destacando-se as endorfinas e a serotonina. Melhora, inclusive, para quem tem dores reumáticas, a liberação das endorfinas.

A Bíblia, sabiamente, já nos diz no Livro do Eclesiástico, capítulo 30, versículos de 21 a 25, verbis: “Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida.” (cf.Bíblia Pastoral – Edições Paulinas – página n. 926).

Prezados leitores, face ao exposto, o que vocês acham? Vale a pena criar o hábito de sorrir?

É apenas uma questão de mudança de hábito, de atitude mental e determinação.

Fonte) 1 ) – Revista Mente e Cérebro, n. 32, pgs.54/55. Ediouro Duetto Editorial Ltda. ( 2 ) idem.

_______________________________________________________

Antoni BigCuore Casagrande* – O autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus. Seu livro mais recente, A Saúde da Alma e do Corpo. Acesse seu Blog BEM VIVER BRAZIL - http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

_______________________________________________________