HIPÓCRATES, PAI DA MEDICINA: MEU ALIMENTO É MEU REMÉDIO!

Antoni BigCuore*

(sp.sp. 16.07.2012, 2ª feira, às 15,00 hrs.)

Há mais ou menos 500 anos Antes de Cristo (A.C.), Hipócrates, o grego considerado o pai da medicina, disse uma frase célebre que fez história: “Que o alimento seja teu medicamento e que o medicamento seja teu alimento”. ( 1 )

Com a evolução da medicina, a alimentação, cada vez mais, está ganhando espaço no quadro geral da vida saudável.

Alimentos considerados funcionais,(alimentos que nutrem e curam) tipo: alho, cebola, maçã, soja e derivados, cereais integrais, frutas cítricas, mirtilo ( blue berry), (laranja, mexirica, limão, etc), castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, gergilim, quinoa, grão de bico, lentilha, soja em grão, etc. são alimentos que devido à alta concentração de VITAMINAS DO COMPLEXO B, minerais e aminoácidos essenciais, melhoram o humor, pois aumentam o nível da serotonina (principal neurotransmissor de nosso cérebro), ajudando a manter o bom humor e ser feliz.

Há uma grande relação entre esses alimentos e as boas emoções, as chamadas emoções positivas.

Diz o Dr.Sidney Federmann, oncologista infantil da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e comunicador(tem participação ativa no programa da Radio 9 de Julho de São Paulo, Comece bem o seu dia, as 2as e 4as feiras, 5,45 hrs. e na Rádio Mundial, às 3as terças feiras, às 20,00 horas.), que até os anos de 1950, não havia tanta incidência de câncer de colon, de mama e outros tipos de cânceres, uma vez que a sociedade,de então, comia somente cereais integrais: arroz integral, pão integral (pois só existia a farinha integral). ( eu me lembro bem do tempo de garoto que minha avó socava no pilão o arroz, mantendo integralmente seus nutrientes).

O arroz atual branco, só contém amido. Foram-lhe retirados todos os nutrientes protetores do câncer de colon. O arroz integral é rico em FIBRAS, ÁCIDO FOLICO(vitamina B), CÁLCIO ETC.

Convém ressaltar que as fibras são essenciais pois elas funcionam como uma verdadeira esponja em nossos intestinos, levando consigo pelas fezes, todas as gorduras. Estas grudam nas fibras e são eliminadas pelo sistema linfático.

Dou aqui o meu testemunho. Eu uso a minha alimentação como se fosse meu remédio e, desde que optei por esse caminho, estou me dando muito bem. Minha saúde física, mental e espiritual, melhorou e muito. (aumentei um pouco meus gastos em alimentos, mas, por outro lado, a conta da farmácia caiu vertiginosamente!!!)

Só como cereais integrais e alimentos funcionais. O bom humor voltou a reinar em minha mente e coração. A gente passa a ver as pessoas e a realidade de outra forma. Muito mais saudável para o físico, mente e espírito.

As pesquisas de alimentos têm feito muito progressos nos últimos anos, contribuindo, sobremaneira, para aumentar a expectativa de vida dos seres humanos.

E você como tem tratado a sua saúde? Você faz exercícios físicos regulares? Tem alimentação considerada saudável?

Repense a sua vida, os seus valores, e tome uma decisão se estiver na contramão da vida saudável.

Comece por pequenas decisões e vá aumentando aos poucos. No final colherá os frutos saborosos que estas lhe proporcionam. (jogue na lata do lixo: refrigerantes de um modo geral, fast-food, gordura saturada das frituras etc.). Troque por suco a base de soja e mesmo os naturais, que são muito saudáveis!).

DICAS: coma todos os dias arroz integral; lentilha, grão de bico, feijão, quinoa, e como sobremesa evite açúcar ou doces; coma 2 castanhas do Pará por dia; 2 damascos; 1 tâmara, um tablete pequeno 8 gramas de cocholate 60% de cacau.

Eles são ricos no aminoácido chamado triptofano que, pelo metabolismo, se transforma em serotonina no cérebro aumentando o prazer, o bem estar, o bom humor e a alegria de viver. Faça o teste por 6 meses e sentirá as mudanças maravilhosas acontecerem em seu organismo. Ele vai lhe agradecer lhe devolvendo saúde, muita saúde.

DICA DE BOM SENSO: a regra básica é sempre o EQUILÍBRIO!.

Fazer tudo moderadamente, portanto, com muita sabedoria! Saúde!!!

Ah...ia me esquecendo da espiritualidade. Esta é fundamental no equilíbrio homeostático da personalidade!. Viva! Seja feliz!!!

*****

Fonte: (1) revista mente e cérebro, n.32, pg.15. Ediouro Duetto Editorial.

*****************************************************

(*)autor é escritor, pesquisador de alimentos, em São Paulo,sp. Conheças mais seus textos, acessando: BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

*****************************************************