PROBLEMAS NA ALFABETIZAÇÃO ,NO APRENDIZADO ????? FIQUE ATENTO!!!
Se ao chegar a época da alfabetização xeu filho ainda falar elado, não axe englaxado!!!
Procure imediatamente um Odontopediatra e/ou um Fonoaudiólogo!
Problemas na fala levam a dificuldades de aprendizado.
As disfunções mais comuns na fala são:
*A língua presa
Quando a criança nasce com o freio lingual muito curto e não consegue desenvolver os movimentos da língua para mamar, engolir, pronunciar e articular todos os sons.
Nestes casos há dificuldade da elevação da língua, o que pode causar engasgos ao mamar e mais tarde problemas na fala, fica muito nítido ao pronunciar as letras L ou R, vibrante (como na palavra arara).adv
Esta patologia, após ser identificada, precisa de intervenção cirúrgica (frenectomia lingual), feita por cirurgião odontopediátrico ou otorrinilaringologista.
Caso diagnosticada precocemente (o bebê até 5 meses), basta anestesia tópica local para a intervenção, que é um "pique no freio".
*Ceceio
É a interposição da língua entre os dentes ao falar alguns sons.
Os mais comuns são o ch, j, s, x, z.
Para curar são necessários exercícios, hoje chamados fisioterapia oral, sob a orientação de um fonoaudiólogo.
*Respiração Bucal
A criança que respira pela boca (respirador bucal) também pode falar errado, pois a língua normalmente fica solta dificultando os sons das palavras.
Enviar
Hábitos Orais que prejudicam a fala:
* Usar chupeta e mamadeira por longo período (mais de 3 anos).
* Chupar dedo
* Falta de incentivo a mastigação (alimentos líquidos e pastosos). Não desenvolvem a musculatura oral da fala.
Como ajudar
*Procurar tirar os hábitos deletérios o mais rápido possível
*Incluir na dieta alimentos duros, obrigando-os a mastigar
Ex: cenoura crua,pipoca salgada, maçã (para descascar com os dentes),carne cortada com 2cm, coco verde (duro),coxinha de frango para puxar com os dentes,cana-de-açucar.
*Procurar sempre os especialistas para uma avaliação geral e diagnóstico, pois há questões individuais e as alterações podem ocorrer também por razões anatômicas (má-oclusões, obstruções nasais e hábitos orais)
E Atenção: Até os 6 anos as crianças devem adquirir todos os sons da fala, mas se vc perceber algo diferente antes, procure o especialista! Aos 6 anos poderá ser tarde para resolver o problema e a criança terá dificuldades para identificar, pronunciar e reproduzir na escrita os sons durante a alfabetização.
--