O BIPOLAR UMA MENTE QUE RI E CHORA

O bipolar pode chegar ao extremo da depressão seguida de suicidio, no outro extremo, na euforia pode escrever um livro num mês, por exemplo. O bipolar quase nunca percebe quando esta hiperagitado, não aceita que esta doente, gosta de estar euforico, não aceita medicamento mas abusa de drogas e alcool, fica estravagante gastando dinheiro, torna impulsivo, promiscuo, inconsequente, passa a dar trabalho. Não tem senso critico. após o diagnostico positivo THB que esta realmente doente. è uma preocupação constante.

Nem sempre os sintomas maniacos ou depressivos são bem claros. Até quem lida com o bipolar, sente dificuldades em distinguir uma aflição comum da depressão , uo uma alegria da euforia patologica. A doença é de dificil diagnostico, mesmo para um profissional da saúde, que já conheça o paciente. O individuo se sente abatido, quieto e triste, dorme muito, como fuga. Reclama de cansaço nã consegue nem escovar os dentes tem baixa estima, demonstra pouco interece pelos acontecimentos pode se isolar de amigos e familia. Pode se sentir culpado por erras do pssado e fracasso em sua vida, pode haver irritabilidade e autorreclimação. Pode comer muito ou pouco. Em algum caso a depressão pode se manifestar de forma psicossomatica, logo pode apresentar doenças de causa psicologica, que normalmente se caracterisa por dores no corpo.

Há perda da libido e o individuo se afasta o companheiro, é comum neta fase pensamentos suicidas, uma vez que a vida perdeu o sentido, logo a consequencia mais grave desta fase é a concretisação do suicidio.

MANIA

Mania ou euforica, o individuio apresenta sentimento de grandiosidade, poderes alem do que passui, tem grande entusiasmo se acha o bom, passa a dormir pouco, fala muito, tem ideias grandiosas, dorme muito pouco, há uma alteração na libido, tem um aumento de desejo sexual, é o contrario da depressão, passei por tudo isso, eu sou bipolar, tudo que estou narrando é porque vivenciei..

Eu ia para o sitio a noite, escrever o livro, entrava dentro do rancho com a camionete, lá tinha uma grande mesa, acendia uma vela e escrevia a noite toda, não sentia sono, era como estivesse drogado

tinha pensamentos maravilhosos escrevia frases sem fazer força para pensar, tudo fluia em minha mente.

TRANSTORNO BIPOLAR

É uma patologia que acontece em 1,6% da população. Hoje é tratavel Hoje tem medicamentos eu só não suicidei graças a este antideprssivos, não vou falar os nomes destes medicamentos, mas qualquer psiquiatra sabe procure um psiquiatra. Quantas pessoas suicidaram no passado, eu tive sorte.

É errado pensar que ser bipolar é estar contente pela manhã e triste à tarde

O tratamento exige acompanhamento profissional, e medicamentos bem monitorado dos medicamentos.

É possivel reconhecer se algum esta em mania ou hipomania´se ela se mostrar extremamente "feliz", uma felicidade dp tipo que se torna até chata ou irritante, parece que esta bebada ou usou alguma droga, tem muita energia, quer fazer sexo o tempo todo com a companheira, não tem sono, tem planos para negocios que diz que vai ganhar muito dinheiro isso pode durar meses, por isso não confunda com pessoas que tem alegrias pela manhã e tristeza à tarde, as fases dura meses. No outro lado na depressão que tem tristeza fica deprimida não tem animo para nada, se sente culpada e pode levar ao suicidio, vou explicar mais uma vez: "Estar feliz pela manhã e triste à tarde não é doença bipolar" "Estar meses triste abatidido (depressão), e depois ficar feliz como ganhou na loteria durante meses, isso é estar bipolar(eu passei por tudo isso). O bipolar nasce feito, é uma doença hereditaria estou com 61 anos nasci bipolar, minha mâe era bipolar, e minha avó tambem.

O tratamento indicado para o Transtorno Bipolar é prioritariamente farmacológico e feito por um "psiquiatra",mas a associação da farmacoterapia com psicoterapia é a forma mais eficaz de controlar os sintomas e previnir recaidas (psiquiatra é quem esta melhor preparado)

Eu estou muito bem de saúde atè me sinto um ex-bipolar, mas não existe ex-bipolar, porque ainda não existe cura definitiva para esta doença, faz quatro anos que passei a tomar este antidepressivo que me permitiu viver naturalmente, se ele não existisse eu já teria suicidado como a maioria dos bipolar do passado, não vou falar o nome do remédio porque não posso só o psiquiatra pode, ele é de alto custo um remédio muito caro, mas o psiquiatra lhe dara um formulario e você retira de graça em algum estabelecimento credenciado.

Não tenha medo de ir ao psiquiatra, antigamente era muito comum as pessoas terem medo do psiquiatra, porque não existia remedios eficientes, mas hoje esta tudo mudado. A depressão é a pior dor do mundo, porque muitas vezes se usa a morte como remédio.

É comum confundir a bipolaridade com esquizofrenia

MANIA OU HIPOMANIA

# Aumento de energia, excesso de atvidades, compras, fala muito ao telefone, faz muito sexo, uma felicidade muito grande.

# Humor irritavel, euforico.

# Aumento de agressividade, impaciencia.

# Aumento de pensamentos, muitas ideias.

# Aumenta as atividades mentais, muitas (Eu escrevia dia e noite)

# Pensamentos com cnteudo exageradamente positivo, otimismo, sentimento de superioridade, arrogância, coragem, perda da timidez (era muito bom, era com ter tomado LSD.)

# Neste momento tudo é ampliado: Você passa a ser o bom em tudo ou faz extravagancia em tudo, como eu era erudito verei escritor.

# Abusos com alcool, ou drogas.

# Diminuição de sono.

Leia a lista dos Bipolares Famosos (que esta neste livro) como você conhece muito deles, vai ver porque faziam tantas loucuras.

DEPRESSÂO É o contrario

# Diminuição da energia.

# Humor depressivo (tristeza profunda)

# Sem motivação

# Perda dos prezeres

# Raciocinio lento

# Baixo QI

# Indecisão, apatia

# Pensamentos com conteúdo negativo, pesssimismo exagerado, insegurança, baixa autoestima, culpa em relação a tudo.

# Insonia ou excesso de sono

# Dores pelo corpo

# Perda da líbido (mas depois volta)

Duração: um estado simples de humor, normalmente termina em poucos dias, mas a mania ou depressão pode durar semanas ou meses. quabdo a pessoa sofre de ciclagem rapida, euforia depressão pode ir e vir rapidamente, mas a pessoa habitualmente a um humor estavel por um longo periodo.

O início desse desse tratamento geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O inicio pode ser tanto pela fase depressiva ou como pela fase maníaca

, inician no gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptalmente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que mais vezes confulde com síndrome psicóticas, Alem dos quadros depressivos e maniaco , há também os quadros mistos depressivo e maniacos juntos, o que muitas vezes confundem os medicos retardando o diagnostico da fase em atividade.

TIPOS

O transtorno bipolar é dividido em Tipo I e Tipo II, o tipo I é a forma classica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maniacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maniacas. Na pratica observa-se mais uma tendencia dos pacientes a fazerem varias crises de um tipo e pouco de outro, há pacientes que nunca tiveram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram fases depressivas, e há depressivo que só tiveram fases maniacos enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódio de mania , mas de hipomania com depressão.

O QUE CAUSA A DOENÇA BIPOLAR

A base da causa para doença bipolar do humor é interamente conhecida, assim como não é para os demais disturbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos , relativos a neurtransmissores cerebais, genéticos sociais e psicologico soma-se no desencadeamentoda doenças.Em geral, os fatores genéticos e biológico podem determinar como o indviduo reage aos estressores psicológico e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno Bipolar do Humor tem uma importante caracteristica genética, de modo a tendencia familiar à doenças pode ser observada.

Mas há fatores que influenciam ou precipitam seu surgimento, como parentes que apresentam esse problema, traumas, incidentes ou acontecimentos fortes como mudanças, troca de emprego, fim de casamento, morte de pessoas queridas.

Em aproximadamente 80 a 90% dos casos os pacientes apresentam algum parente na família com transtorno bipolar

A origem do meu gene bipolar deve ter vido da Italia com a minha avó, que teve 12 filhos três suicidou, as mulheres são sempre mais forte mas estavam o tempo do depressiva, tiveram filhos bipolares que estavam sempre internados nos hospicios, minha avó era miuto estranha, fazia milagres, eu era criança mas me lembro de tudo hoje sei que ela estava maniaca, minha mãe era analfabeta, chorava muito, mas tinha uma inteligencia anormal, o meu gene bipolar era dela, eu sempre fui superdotado, sempre fui o melhor aluno, no ginasio, na faculdade eu era o melhor aluno da faculdade, mas muito timido, fiz muito sucesso com minha loja. A minha familia pareci ser formada por loucos, depois casei com a Rosimeire que era bipolar bebeu dia e noite até suicidar, meu nome é Celso Alberto Pirani, mas era conhecido por Sercel que era o nome da loja.