SACARIANA E CICLAMATO DE SÓDIO CAUSAM CÃNCER

SACARINA E CICLAMATO DE SÓDIO CAUSAM CÂNCER

Antoni BigCuore*

Fui há pouco até à minha médica para pegar duas receitas de meus remédios contínuos. Na volta passo numa lanchonete para tomar um suco de laranja.

Vejo em cima do balcão um frasco de adoçante (aquele que o artista da televisão diz que deixa “magrinho”). Daí eu pergunto ao atendente, você sabia que este adoçante causa câncer e que está proibido nos Estados Unidos, Japão e França?

Ao que ele pronto me respondeu: ____sabia! Inclusive, conheço uma senhora, cujo médico a mandou tomar a própria urina para ver o efeito do ciclamato (ela tomava rotineiramente). A urina, aduziu ele, era super doce!

Mas, semanas atrás, o Jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, trouxe no caderno de saúde, “Viva Dez”, de 01 de Abril de 2.012, domingo, a notícia sobre os adoçantes artificiais. Todos eles, sem EXCEÇÃO, são cancerígenos!!!

Cito a notícia por inteiro, abrindo aspas: “Ciclamato de sódio – Provém do ácido ciclo hexano sulfânico, derivado do petróleo. Assim a sacarina, não tem calorias e pode ser usado em casos de restrição de açúcares, mas também não é recomendado para hipertensos. Encontrando em REFRIGERANTES ZERO e adoçantes. Pesquisas científicas apontam que o consumo de ciclamato pode causar câncer e tumores e, por conta disso, foi PROIBIDO em países como Estados Unidos, Japão e França”. (grifos meus)

“Sacarina – Criada em 1879, é sintetizada a partir do ácido toluenossulfônico, derivado do petróleo. Está presente em REFRIGERANTES ZERO e produtos adoçantes. Deixa um sabor residual amargoso e metálico, mas não contém calorias. Por conter sódio, não é indicada para hipertensos. Pesquisas associavam o uso de sacarina ao surgimento de câncer, mas sem evidências conclusivas.” (grifos meus).

Eu já sabia, pois tenho um livro de um médio americano, ortomolecular, Dr. Earl Mindell, dos anos 80, do século passado, onde ele afirma ser a sacarina e ciclamato de sódio, cancerígenos!.

Como eu já sabia, AGORA, mais do que nunca, aboli os adoçantes artificiais de minha dieta. Voltei com o açúcar mascavo ou demerara( escuros), tomo pouco e NÃO ENGORDA!

Faço exercícios físicos regulares,(como também muitas fibras) portanto, neutralizo tranquilamente a ação de açúcares no sangue. E outra, dica boa, eu tomo chá de CARQUEJA todos os dias pós almoço. É ótimo e EMAGRECE!!!

Outra coisa que aboli de minha dieta: os refrigerantes!!!. Só tomo suco natural e priorizo comer as frutas, digo, COMER, pois são ricas em fibras e elas representam um grande papel no metabolismo, pois as gorduras grudam nelas e, depois, são eliminadas pelas fezes.

Portanto, o bom senso nos recomenda usar somente ADOÇANTES NATURAIS, tipo estévia, frutose e sorbitol.

A escolha é só sua, minha querida leitora ou leitor! Escolha o melhor, pois com saúde não se brinca!!! E o peixe morre pela boca!!!

****************************************************

À guisa e ilustração, cito aqui uma opinião do leitor Alex, no portal Yahoo Respostas, em 11 de abril de 2.012.

“Ciclamato de sódio ou 'N-ciclo-hexil-sulfamato de sódio é um composto químico com fórmula Na (C6H11NHSO2O). É inodoro, solúvel em água, álcool e propilenoglicol. É numerado como aditivo alimentar com o Número E "E952".

É mais estável que o aspartame e a sacarina. Esta substância era usada no Japão como um adoçante artificial ("chikuro") até ser banida em 1969, graças ao trabalho de Kojima e Ichibagase, na década de 60, apresentaram publicações em que confirmavam ciclamato de sódio não era eliminado plenamente, mas é metabolizado como ciclohexilamina, uma substância carcinogênica.”

*****************************************************

(sp.sp.09.04.2012, 2ª feira, às 12,29 hrs.). (*)autor é Escritor em São Paulo e fez cursos livres de nutrição para desenvolver a sua tese do EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE. Ver artigo com o titulo neste Recanto: Equilíbrio Homeostático da Personalidade e Personalidade Homeostática. Gerente do BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) – Seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

****************************************************

NOTA DO AUTOR:

Segue abaixo a minha resposta à leitora Sra.MÁRCIA R.CHAVES:

Resposta de A.BigCuore: Com a devida vênia, permita-me fazer alguns REPAROS em suas alegações.

01- Mantenho a minha coluna no Recanto das Letras, onde a Senhora leu a minha matéria inspirada num texto do Diário de São Paulo, que pertence ao Grupo O Globo.

02- Meu objetivo, JAMAIS, é criar “pânico” em ninguém, pelo contrário, a minha consciência me leva a divulgar somente coisas úteis para meus leitores e leitoras. A minha proposta no Blog RECANTO DAS LETRAS, bem como no meu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com, é o “autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável), portanto, justamente o contrário do que a Senhora pensa a meu respeito. A Sra. fez um PREJULGAMENTO de minha pessoa! E todo prejulgamento é muito perigoso!;

03- No Recanto das Letras, escrevo há mais de 6 anos, desde julho de 2.006, estando com quase 2.000 textos publicados e com mais de 500.000, acessos na minha página; no meu BLOG BEM VIVER – com 1 ano de existência, estou com quase 9.000 acessos, estando presente em mais de 20 países estrangeiros: EUA, Europa, Ásia, America Latina etc.

Sendo publicado os textos em português, inglês e italiano.

Eu sugiro que a Sra.leia, COM CALMA, o meu texto. Nele sugiro o uso da STEVIA, adoçante NATURAL que adoça mais de 300 x em relação ao açúcar; ou mesmo hoje existem adoçantes mais saudáveis: um dos mais usados é SUCRALOSE, derivado da cana de açúcar, portanto, bem mais “saudável” do que a sacarina e ciclamato; a sacarina e o ciclamato Sra. provém do PETROLEO, óleo negro, grande poluidor do Universo!

04 – EU TENHO PESSOAS DIABÉTICAS NA MINHA FAMÍLIA! As quais usam a “Stevia” e Sucralose, como adoçantes de maneira moderada, conforme orientação médica ortomolecular; tenho o maior CARINHO pelas pessoas que sofrem alguma deficiência; eu mesmo, sou HIPERTENSO e controlo tranquilamente a minha pressão, com pequena quantidade de hipertensivos, com alimentaçao balanceada (sou basicamente naturalista), exercícios físicos regulares (faço caminha diária de uns 4 kilometros).

A minha geriatra, quando da primeira consulta, me sugeriu o uso de adoçantes( eu inclusive usava no inicio o ciclamato), mas depois de pesquisar e ouvir opiniões sensatas, passei a usar a Stevia, as vezes Sucralose e açúcar MASCAVO. Uso açúcar moderadamente já que não sou diabético.

Sintetizando: respeito o seu modo de pensar, MAS, eu continuo com o meu, pois é baseado nas pesquisas feitas por dois Doutores Japoneses, e neles, eu confio. Os Estados Unidos, me perdoem; os americanos, NÃO SABEM COMER. Só tomam refrigerantes e muitas frituras, por isto, é um dos países que contém mais pessoas obesas!.

-------------------------------------------------------------------

Quanto à ANVISA, também me desculpem, NÃO confio em tudo o que regulamentam. Vejam os remédios de TARJA VERMELHA. Os mesmos só podem ser vendidos com RECEITA MÉDICA. E o que aconte na prática? Qualquer farmácia os vendem tranquilamente e na cara de pau!!!. Isto é o "famoso" "jeitinho" brasileiro que tem levados muitas pessoas até a morte, infelizmente!(plus, 14.04.2013, domingo, às 10,54 hrs.)

att

Antoni BigCuore*

--------------------------------------------------------------------